Google+ Badge

domingo, 7 de maio de 2017

Plano profissões

                                   PLANEJAMENTO SEMANAL                              

Agrupamento: Jardim II            
Tema Gerador: Respeito

Tema da Semana: Profissões

Objetivos
·         Conhecer e valorizar as diversas profissões;
·         Lembrar das profissões dos pais;
·         Valorizar o trabalho em equipe;
·     Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·         Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
·         Identificar as letras do alfabeto;
·         Apreciar músicas e poemas;
·         Realizar contagens em diferentes situações;
·         Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·         Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
·      Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos (Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos).

Conteúdos
Profissões, trabalho em equipe, música, poemas, filme, texto reflexivo, teatro e desfile das profissões, leitura, alfabeto, palavras, letras, adivinhas, contagem, números, calendário, painel, dias das mães, projeto levando alegria com balde de alegria, reconto, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, atividades de rotina.

Recursos
Ficha nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho, lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto e números móvel, colchonetes, baú, pote, chocolate, garfo, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.

Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída


SEGUNDA-FEIRA 08/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A cigarra e a formiga”, Eliane, que estará em cartaz.


A formiguinha
Carrega uma folhinha
A formiguinha
Trabalha sem parar
Ela corre, corre
Carrega o formigueiro
Para no inverno
A formiguinha descansar

Mas a cigarra
Descansa o dia inteiro
Pois é preguiçosa e não pensa em trabalhar
Ela canta, canta
E toca o dia inteiro
Ela passa o dia todo de papo pro ar

A formiguinha
Trabalha sem parar
E a cigarra
Só pensando em cantar




Atividade de rotina
§       Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§       Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da máquina de calcular.
§       Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§       Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§       Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§       Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§       Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.


Roda de conversa
Iremos iniciar nossa roda de conversa lendo o livro “O que Maria vai ser quando crescer?” de Thays Ladosky da Editora Construir, que conta a história de Maria, uma criança diferente das outras, pois conversava com todos, refletia sobre seus erros, ajudava as pessoas e, que crescia sendo uma pessoa boa e feliz. No final se torna professora.

Atividade dirigida
Em “rodinha” apresentar o painel com a música “A cigarra e a formiga” e fazer a leitura coletiva dele, ficando atento às palavras e seu som. Contar quantas palavras e quantas letras tem a música.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Atividade de psicomotricidade - Cantinho dos brinquedos – distribuir os brinquedos pelo chão e deixar que brinquem de faz de conta, criando as profissões.

Jogos de mesa – Massinha de modelar.

TERÇA-FEIRA 09/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A cigarra e a formiga”

Atividade de rotina

Devocional no pátio: Plantando Valores – história a cigarra e a formiga

Roda de conversa
Retornando a sala e em roda de conversa deixarei que as crianças se expressem sobre a história, fazendo o seu reconto e intervindo quando solicitado ou necessário. Depois irei questionar as crianças: Como era o comportamento da cigarra? Como a formiga passava seus dias? O comportamento da cigarra de cantar o tempo todo foi bom? Por quê?

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer –


Cantinho da psicomotricidade – montar circuito com materiais da caixa de psicomotricidade
Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.

QUARTA-FEIRA 10/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A cigarra e a formiga”
 
Atividade de rotina

Roda de conversa e atividade dirigida
Faremos a brincadeira de trabalho em equipe de encher o pote do tesouro (será chocolate). Entregarei uma colher transparente de plástico para cada criança, depois de sentarmos em círculo passarei um chocolate por vez, onde as crianças deverão passar de colher em colher até colocar no baú (pedir o baú da Val) depois que colocarmos os chocolates iremos contá-los e dividir entre as crianças. Após a brincadeira faremos uma roda e conversaremos sobre a importância do trabalho em equipe, dando exemplo da cigarra que não ajudava ninguém.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – cantinho da leitura                                                

Atividade psicomotora:
Brincadeira do “Mestre mandou”, para imitarmos as profissões.

Jogos de mesa – pecinhas de montar.

QUINTA-FEIRA 11/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A cigarra e a formiga”
 
Atividade de rotina

Cineminha: assistir os vídeos sobre profissões:

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o filme que assistimos, deixando-as falar o que entenderam.

Atividade dirigida
Desenho e escrita espontânea sobre o vídeo no caderno de desenho.
Depois iniciarmos o cartaz para o dia das mães, fazendo as flores do cartaz.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – texto reflexivo

Cantinho da fantasia

Atividade psicomotora:
Faremos no pátio a brincadeira de cambalhotas com colchonetes, onde trabalharemos domínio de movimento, força e equilíbrio do corpo da criança, assim como os profissionais que trabalham no circo.

Jogos de mesa –
Distribuir o alfabeto móvel para escreverem o nome.
Obs: Enviar a sacola literária.

SEXTA-FEIRA 12/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A cigarra e a formiga”.

Atividade de rotina

Roda de conversa
Em rodinha faremos o fechamento da semana e do tema explorado, lembrando do dia das mães no próximo domingo. Para que todos nós possamos aproveitar esse momento para agradecer tudo o que nossa mãe faz por nós. Dar oportunidade para que falem das características de cada mãe.

Atividade dirigida
atividades com adivinhas
  
Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)

Cantinho musical

Leitura por prazer –


Brincadeira dirigida de psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Faremos o desfile das profissões e depois teremos uma animada aula de zumba onde trabalharemos a consciência corporal, noção espacial e variados movimentos (Aquecimento do Léo Mega, Boneca de lata, Duelo de mágicos, ... por fim Eu vou andar de trem).

Jogos de mesa - Brinquedos de casa.


Levar para casa o balde de brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário