sexta-feira, 28 de abril de 2017

Plano Alimentação Saudável

                                   PLANEJAMENTO SEMANAL                         
                          
Tema Gerador: Respeito

Tema da Semana: Alimentação saudável

Objetivos
·          Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis;
·         Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
·         Perceber a diferença de peso entre os alimentos;
·         Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·         Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
·         Identificar o próprio nome em meio aos outros pela ficha nominal;
·         Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·         Participar de momentos de brincadeiras em grupo;
·         Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos;

Conteúdos
Alimentos saudáveis e não saudáveis, alfabeto, antecipação de letras para formar palavras, número e quantidade, medidas de peso, recortes e colagem, texto informativo, paródia, música, história lida e contada, parlenda, comparação de histórias, painel, faz de conta, vídeo, cantinhos, atividades psicomotoras, projeto levando alegria.

 Recursos
Ficha nominal, cartolina, cola, tesoura, pen drive, caixa de som, vídeo, folhas de papel, lápis de cor, cartolina, quebra-cabeça, fantoches, alimentos, quadro negro, alfabeto e números móvel, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, sacola literária, balde de brinquedos.

Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas e alongamentos.
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída

SEGUNDA-FEIRA 24/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Batidão da Alimentação”.
https://www.youtube.com/watch?v=twmMTkxcYkw
1.      
Atividade de rotina
§      Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e marcar quantos meninos e meninas e quantos são ao todo.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§      Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§      Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§      Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.

Devocional no pátio: Contar a História: A cesta de D. Maricota. “Tatiana Belinky”

Roda de conversa
Ao terminar a história conversar com as crianças sobre a importância da boa alimentação, lembrando que como na história temos que ter sempre em nossas refeições uma grande quantidade de alimentos para nosso corpo ficar nutrido por diversas vitaminas, proteínas, fibras, gorduras...

Atividade dirigida
Em “rodinha” apresentar um painel com uma cesta e pedir que as crianças recortem de livros alimentos saudáveis para colarmos na cesta.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Atividade de psicomotricidade - Cantinho dos brinquedos – distribuir os brinquedos pelo chão e deixar que brinquem de faz de conta, incentivando para brincarem de fazer alimentos saudáveis.

Jogos de mesa – Massinha para fazerem alimentos.

TERÇA-FEIRA 25/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Batidão da alimentação”

Atividade de rotina

Leitura por prazer –
Contar a história com fantoches e usar a capa da Chapeuzinho:
CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM

Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Todos a chamavam por esse apelido porque usava uma bonita capinha vermelha com capuz feita por sua avó.
Chapeuzinho era uma menina muito feliz.
Vivia conversando com os passarinhos e cuidava da natureza com muito carinho.
Todos a amavam por sua alegria e generosidade.
Um dia, sua mãe a chamou e disse a mesma coisa que você escuta cada vez que esta história é contada:
_ Filhinha, preparei uma cestinha com doces deliciosos e você deve levá-los para sua avózinha que está muito doente.

A mamãe recomendou à menina que não parasse no caminho nem conversasse com estranhos, mas que fosse direto para casa da vovó.
Lá se foi a Chapeuzinho Vermelho cantando a mesma canção de sempre:
_ Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para vovozinha. Ela mora longe e o caminho é deserto e o Lobo Mau passeia aqui por perto..
O Lobo ouvindo essas últimas palavras, ficou muito triste e assim falou:
_ Olá boa criança! Aonde vai debaixo desse sol tão quente?
Chapeuzinho, muito espantada respondeu
:
_ Que susto o senhor me deu! Minha mãe recomendou para que eu não conversasse com estranhos, pois é muito perigoso, e o Lobo Mau continua por aí.
O lobo respondeu:
_ Sua mãe tem toda razão, mas hoje eu sou um velho e sábio lobo. Quando eu era jovem, um caçador me ensinou que quem faz maldades acaba se dando mal. Desse dia em diante, eu aprendi a lição e ensino aos meus netinhos. Mas pra onde você está indo, Chapeuzinho?
_ Eu vou levar esses doces para minha avó que está doente.
_ É por iso que sua vovó não sara. Os doces devem ficar para sobremesa. As pessoas doentes devem comer alimentos saudáveis para terem boa saúde, e as pessoas que não estão doentes, também, para não adoecerem. Comendo apenas doces a vovó não vai sarar nunca. Você sabe quais são os alimentos saudáveis? As crianças que estão ouvindo essa história podem ajudá-la a lembrar (Nesse momento, faça que as crianças interajam com a história, mencionando os alimentos importantes para a saúde).
Os dois continuaram conversando e asim o lobo falou:
_ Volte para casa e peça pra mamãe colocar na cestinha alimentos pra uma refeição saudável e, depois disso, sua avózinha vai sarar.
Chapeuzinho Vermelho seguiu os conselhos do velho e sábio lobo e seguiu para casa da vovó cantando essa nova canção, que era assim:
_ Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar bons alimentos para a vovozinha, Ela mora longe e o caminho é deserto e o Lobo Bom passeia aqui por perto.
O lobo ouvindo essa música diferente, também cantou feliz:
_ Eu sou um lobo sábio, com educação, ensino a fazer boa alimentação.
Chegando à casa da vovó, a netinha a encontrou muito fraquinha. Também pudera! Tantos anos só comendo doces!
Além de fraquinha os dentinhos estavam todos cheios de cáries. Então a netinha explicou direitinho para sua avó como as pessoas devem se alimentar. Explicou-lhe, também, que é importante fazer suas refeições nas horas certas e não desperdiçar comida. Deve deixar os deliciosos doces para a sobremesa e que não pode esquecer de escovar os dentes após cada refeição.
No final da história, a vovó sarou, foi ao dentista e tratou os dentinhos cariados e ficou com um sorriso encantador.
Todos da familia foram à floresta agradecer ao velho e sábio lobo pelos bons conselhos.
fonte: http://lili-domdeeducar.blogspot.com.br/2009/10/chapeuzinho-vermelho-e-o-lobo-bom.html

Roda de conversa
Em roda vamos pensar nos alimentos que poderiam estar dentro da cesta da Chapeuzinho Vermelho.

Atividade dirigida
Após conversarmos iremos brincar de forca com nome de frutas, legumes, cereais entre outros.
Serei escriba deles anotando as letras no quadro.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Cantinho da psicomotricidade – pular com um pé só.
Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária e ensaio para o dia das mães.

QUARTA-FEIRA 26/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Batidão da alimentação”.
 
Atividade de rotina

Roda de conversa
Vamos formar uma roda para apresentar a parlenda “1, 2 feijão com arroz”. Após falar sobre os alimentos que podem prejudicar nossa saúde, inclusive o pastel da parlenda, pois é um alimento frito, deixando que as crianças montem uma lista desses alimentos. Neste momento serei escriba deles. Após explicarei porque certos alimentos fazem mal, lendo o seguinte texto:

Alimentação

 Para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem. 
Vale lembrar que comer muito somente uma coisa não significa que se está comendo de forma correta. Uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco.
Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa e, assim, é necessário variar os alimentos que comemos. 
Devemos acrescentar na nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz soja e lentilha), leite e carne. Além disso, é bom sempre bebermos líquidos, como água, sucos e chás. 
Os alimentos podem ser:
- De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.
- De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).
- De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.
É importante que a carne, o ovo e o leite sejam fervidos antes de serem consumidos, assim como os cereais. Já as frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Além disso, a água de beber deve ser tratada.  
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1492738526869Alguns alimentos passam por processo industrial, e muitos têm em sua composição substâncias que, em grandes quantidades, não fazem bem à nossa saúde. Assim, é importante evitar ou comer somente de vez em quando alimentos como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e balinhas. Frituras e alimentos com muito sal, farinha branca e açúcar também devem ser evitados, já que, em excesso, podem fazer mal à saúde.

Atividade dirigida
Vendar os olhos das crianças e deixarem que percebam o que estou colocando em suas mãos. Vamos sentir diversos tipos de alimentos. Após iremos pesar esses alimentos para diferenciar seu peso.
Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – cantinho da leitura                                                 

Atividade psicomotora: percorrer labirinto com os olhos vendados, sendo comandados com a direção frente/atrás, direita/esquerda. Antes de iniciarem serão rodados para se perderem no espaço.

Jogos de mesa – montar quebra cabeça das frutas de palitos de picolé.

QUINTA-FEIRA 27/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Batidão da alimentação”
 
Atividade de rotina

Cineminha: ir para o laboratório de informática e assistir o vídeo que fala sobre alimentos:
Cid o cientista – alimentação saudável

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o filme que assistimos, deixando-as falar o que entenderam.

Atividade dirigida
Manusear as frutas que trouxeram e depois saborear uma nutritiva salada de frutas no pátio com todas as turmas de jardim.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – cantar a paródia da música Samba Le Le, sobre alimentação e perguntar que ritmo tem. Esperar que lembrem da música original.

Fonte:http://misturadealegria.blogspot.com.br/2012/03/parodia-semana-da-alimentacao.html

Cantinho da fantasia
Atividade psicomotora: ginástica e diversas músicas.

Jogos de mesa –

Alfabeto móvel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário