domingo, 7 de maio de 2017

Plano Família

                                   PLANEJAMENTO SEMANAL                                

Agrupamento: Jardim II        
                  
Tema Gerador: Respeito

Tema da Semana: Família

Objetivos
·         Reconhecer-se como participante de uma família;
·         Identificar as diferenças e semelhanças dos diversos grupos familiares;
·         Adquirir conhecimentos em relação à noção de tempo e espaço;
·         Conhecer o Sistema Solar;
·     Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·         Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
·         Identificar as letras do alfabeto;
·         Apreciar músicas e poemas;
·         Realizar contagens em diferentes situações;
·         Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·         Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
·      Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos (Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos).

Conteúdos
Família, árvore genealógica, sistema solar, caça ao tesouro, mapa, orientação espacial e temporal, música, poemas, filme, leitura, alfabeto, contagem, números, calendário, painel, projeto levando alegria com balde de brinquedos, reconto, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, atividades de rotina.

Recursos
Ficha nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho, lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, lençol, bola, baú, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.

Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída


SEGUNDA-FEIRA 15/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap da família”, Diante do trono, que estará em cartaz.


Tóin, tóin,chiq chiq tóin, tóin...
(papai nós te amamos!
Mamãe nós te amamos!
Irmão nós te amamos!
Família nós te amamos!)

Queremos falar sobre uma coisa legal
Foi deus quem inventou e é muito especial
Então preste atenção para entender
Nosso recado é importante e é pra você

Que bom ter uma família
Família é abençoada por Deus
Papai, mamãe e filhos
Todos sempre unidos buscando a Deus

A coisa mais preciosa que alguém pode ter
Não são carros nem mansões, dinheiro para dar ou vender
O mais importante, e que mais tem valor
É viver com a família nos caminhos do Senhor

Papai e mamãe, pensem sempre em mim
Vocês são o modelo que eu vou seguir
Olhando suas vidas quero aprender
A orar, ler a bíblia e o Senhor conhecer

Minha casa é o melhor lugar
Onde eu posso aprender a amar
Vou orar por minha família
E sei que Deus vai abençoar

Tóin, tóin, tóin, tóin...

Eu sou um filho muito inteligente
Em todas as coisas sou obediente
Meu pai e minha mãe quero sempre alegrar
Ajudando em casa e gostando de estudar

E aí, "vamo brincá"?
E aí, meu brother, você quer brincar?
Os meus brinquedos quero compartilhar
Não falo mentira e não bato em meus irmãos
Porque tenho Jesus dentro do meu coração

Falando de família, vale a pena dizer
Que o importante é respeitar quem cuida de você
Seja o papai, mamãe, titia, vovó ou vovô
Essa pessoa merece o seu amor

Minha casa é o melhor lugar
Onde eu posso aprender a amar
Vou orar por minha família
E sei que Deus vai abençoar

Eu amo minha família
Tóin, tóin,chiq chiq tóin, tóin...


Atividade de rotina
§       Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§       Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da máquina de calcular.
§       Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§       Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§       Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§       Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§       Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.

Devocional no pátio: Plantando Valores – livro “A melhor família do mundo”, de Susana López, que conta a história de Carlota, uma menina órfã, que recebe a notícia de que havia sido adotada. Seu primeiro pensamento: “Espero que seja a melhor família do mundo”. Ansiosa com a novidade, começou a imaginar como seria essa família. No final sua família era totalmente diferente do que imaginava, mas que passou a amar e Carlota tinha conseguido a melhor do mundo.

Roda de conversa
Iremos iniciar nossa roda de conversa pensando nas diversas famílias que podem existir. Ouvir o relato de cada criança, dizendo como é sua família.
Mandar para casa uma atividade para montarem a árvore genealógica da família.

Atividade dirigida e cantinho dos brinquedos
Brincar de faz de conta de papai, mamãe e filhinho com a caixa de brinquedos.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Jogos de mesa – Massinha de modelar.

TERÇA-FEIRA 16/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap da família”

Atividade de rotina

Roda de conversa
Observar as atividades levadas para casa com a árvore genealógica da família. Vou ler cada uma para conhecer o nome de cada membro da família. Voltar ao livro “A melhor família do mundo”, para trabalhar com noção de tempo (os meses do ano/manhã/tarde/noite/hoje/ontem/amanhã)
Trecho do livro:
Numa linda manhã de maio,
Carlota estava brincando
No jardim do orfanato
Quando a diretora
A chamou na sua sala.

Atividade dirigida
Montar um painel do tempo descrevendo a rotina da sala para entenderem melhor a noção de tempo.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer –
Livro “Lar, doce lar” de Joias dos contos de fadas

Cantinho da psicomotricidade – montar circuito com materiais da caixa de psicomotricidade
Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.

QUARTA-FEIRA 17/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap da família”
 
Atividade de rotina

Roda de conversa
Buscando novamente o livro “A melhor família do mundo”, vamos para a parte em que Carlota imaginava uma família de astronauta, onde poderiam visitar os planetas e contar as estrelas. Falar com as crianças que os planetas giram em torno do Sol, e eles giram numa órbita, onde percorrem sobre uma linha imaginária.
Mostrar um vídeo sobre o sistema solar. Para visualizarem melhor.
Os planetas do sistema solar  - https://www.youtube.com/watch?v=pBOo8IcYLKY

Atividade dirigida
Colorir planetas e estrelas para fazermos o espaço (Sistema Solar) no teto da sala de aula, depois dar nome aos astros.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – cantinho da leitura                                                

Atividade psicomotora:
Brincar de astronauta, como se estivesse andando na Lua e seu corpo bem leve flutuando sobre ela.

Jogos de mesa – pecinhas de montar.

QUINTA-FEIRA 18/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap da família”
 
Atividade de rotina

Cineminha: assistir o vídeo sobre família:
Família amigos – uma história de ninar - https://www.youtube.com/watch?v=rQx7645I2xU

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o filme que assistimos, deixando-as falar o que entenderam.

Atividade dirigida
Desenho e escrita espontânea no caderno de desenho sobre nossa família, quem vive em nossa casa.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer –
Livro “A pescaria dos sapos” de Simone Athayde

Cantinho da fantasia

Atividade psicomotora:
Vamos brincar de piratas? O que sabem sobre eles? E os tesouros ondem ficam?
Caça ao tesouro: montar um mapa da sala e entregar cópias para os grupos de quatro crianças. Nos mapas estarão a localização correta do tesouro, que será um coração, representando o amor de uma família. O grupo que encontrar primeiro, ganha o coração.

Jogos de mesa –
Distribuir o alfabeto móvel para escreverem o nome.
Obs: Enviar a sacola literária.

SEXTA-FEIRA 19/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap da família”.

Atividade de rotina

Roda de conversa
Fazer uma roda e conversar sobre a família de Carlota, que apesar de não ser como nos sonhos era a melhor família do mundo pois sua mãe sempre lhe trazia doces, como a família de doceiros, sua avó lembrava a  família de domadores de tigres, seu irmão gostava de planetas como um astronauta e seu pai brincava de procurar tesouros como os piratas. Após perguntar às crianças o que sua família faz que lhes agrada muito.

Atividade dirigida
Colorir diferentes imagens de diversas famílias e apontar com qual se identifica mais.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)

Cantinho musical

Leitura por prazer –

.
Brincadeira dirigida de psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Brincando com órbita dos planetas
Amarrar uma corda em um objeto macio e as crianças terão que passar pela órbita e pegar peças que estarão perto do centro (professora), ganha a criança que não for atingida.

Jogos de mesa - Brinquedos de casa.

Levar para casa o balde de brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário