Google+ Badge

terça-feira, 13 de junho de 2017

Meio Ambiente e Festa Junina

EDUCAÇÃO INFANTIL
Jardim II
Tema da Semana: Meio Ambiente e Festa Junina

Objetivos
  • Compreender o que é meio ambiente e a importância de preservá-lo;
  • Refletir a respeito de atitudes de preservação do meio ambiente;
  • Conhecer a história da festa junina;
  • Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
  • Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Apreciar músicas e poemas;
  • Realizar contagens em diferentes situações;
  • Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
  • Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
  • Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos; Interessar-se por pesquisas de diferentes assuntos.

Conteúdos
Meio ambiente, festa junina, reciclagem, coletores seletivos, dança e ritmo, recorte e colagem, música, poema, filme, leitura, história teatral, texto informativo, fábula, curiosidades, escrita e desenho, alfabeto, contagem, números, calendário, cores, cantigas de roda, painel, reconto, pesquisas, arte a partir de diferentes materiais, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, alongamento, atividades de rotina.

Projetos
·         Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·         Educação começa com respeito
·         Momento cívico – Eu Amo meu Brasil
·         Psicomotricidade coletiva
·         Plantando valores
·         Sacola literária
·         Ler por prazer
·         Projeto futuros pesquisadores

Recursos
Ficha nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho, lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, cola, tesoura, corda, balão, sementes, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.

Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída

Atividade de rotina para todos os dias
§       Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§       Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da máquina de calcular.
§       Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§       Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§       Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§       Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§       Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.

Ensaio – quadrilha todos os dias
SEGUNDA-FEIRA 05/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:         


Jogue o lixo no lixo
Sai Preguiça




PROJETO FUTUROS PESQUISADORES
Após a acolhida iremos dar oportunidade para que as crianças, que ficaram encarregadas da pesquisa sobre RECICLAGEM, possam explicar o que descobriram.

Atividade de rotina

Devocional no pátio: Plantando Valores – O Pescador – Bia Bedran

Roda de conversa
Crianças, vocês gostaram do teatro: O Pescador, o Anel e o Rei? O que vocês entenderam dessa história? Crianças o rei mandou jogar o anel no mar e o que aconteceu? Isso mesmo o peixe engoliu, isso acontece sempre os animais marinhos infelizmente confundem lixo com alimentos e muitos acabam morrendo.                              
       
Atividade dirigida
Escrita e desenho espontâneo sobre a história do Pescador no caderno de desenho

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Atividade psicomotora
Cantigas de roda diversas

Jogos de mesa – Massinha de modelar.

TERÇA-FEIRA 06/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue o lixo no lixo
Sai Preguiça

Atividade de rotina

Roda de conversa
Dia do Meio Ambiente

Vamos salvar o planeta!

Assim como outras importantes datas, o meio ambiente também tem seu dia especial, que é comemorado no dia 5 de junho. Esta data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 15 de dezembro de 1972, devido à Conferência de Estocolmo, na Suécia, marcando assim um encontro importante entre vários países na busca da defesa do meio ambiente.
Todos devem unir-se pela preservação do meio ambiente
No Brasil, a partir de 1974, foi iniciado um trabalho específico de preservação do meio ambiente, através da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza. Porém, não é o que temos visto hoje em dia. Em razão da modernidade, da praticidade da vida, o lixo tem aumentado e levado a natureza ao caos da poluição e da destruição.
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1496060740782O uso de materiais plásticos, vidros, latas, papéis e papelões, têm poluído mares, rios, florestas, causando a morte de várias espécies animais, pois estes os confundem com alimentos e morrem sufocados.
O grande número de veículos circulando pelas cidades, as indústrias e as queimadas causam o aumento da poluição da atmosfera, do ar que respiramos, destruindo a camada protetora da Terra, a camada de ozônio. Os sprays e os produtos de limpeza também destroem essa camada, pois contém substâncias químicas, como clorofluorcarbono (CFC), que fazem mal à natureza, pois se decompõem somente nas camadas mais elevadas, perfuram a camada de ozônio e causam a elevação da temperatura da Terra.
A poluição gera inúmeras consequências ambientais
É importante que as pessoas tenham consciência dos males da destruição da natureza e criem hábitos que ajudem na preservação do meio ambiente, pois com pequenas atitudes teremos grandes conquistas.Dentre essas atitudes estão as de não jogar lixos pelas ruas, como papéis de balas e chicletes, latas e garrafas; evitar o uso dos descartáveis, como plásticos, latas e vidros, já que não temos quantidades necessárias de indústrias que fazem a reciclagem dos mesmos; evitar o uso das sacolas plásticas em lojas e supermercados, pois esses têm contribuído muito com a poluição do nosso planeta.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Atividade dirigida
Montar um cartaz com seletores de lixo nas cores corretas e depois colar em cima delas figuras correspondentes.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – livro escolhido pelas crianças no varal de leitura

Atividade psicomotora
Pular corda

Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.

QUARTA-FEIRA 07/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
  Jogue o lixo no lixo
Sai Preguiça

Atividade de rotina

Roda de conversa
CURIOSIDADES
VOCÊ SABIA QUE •••
1- Se o mundo reciclasse metade do papel que consome 40 mil quilômetros quadrados de terreno seriam desocupados e liberados para agricultura?
2- O Brasil só recicla um terço do papel que consome?
 3- Uma tonelada de papel reciclado economiza dois metros cúbicos de madeira? 
.4- No mundo todo são produzidos mais de 100 milhões por mês de embalagens do tipo “longa vida”?
5- A reciclagem do papel consome menos energia e água do que usa para fazer papel a partir da madeira?
6- O Brasil já produz mais de 700 milhões de latas de alumínio por ano?      –
7 – Ao jogar fora uma lata de alumínio, você desperdiça a mesma energia que existe em um litro de gasolina?
8- Reciclando uma lata de alumínio, você economiza energia para ligar um televisor durante três horas?
9- Reciclar uma tonelada de cacos de vidro economiza 80 quilogramas de 
petróleo?
10- O vidro é um material que pode ser reciclado muitas e muitas vezes sem limite?
11- Um litro de óleo lubrificante polui cerca de 1 milhão de litros de água?
12 – O óleo lubrificante usado pode ser novamente refinado? 
13- O Brasil consome mais de 400 milhões por mês de copinhos plásticos para café.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.

Jogos de mesa – alinhavo

QUINTA-FEIRA 08/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue o lixo no lixo
Sai Preguiça

 Atividade de rotina

Cineminha
Sitio do Pica Pau Amarelo – festa junina

Roda de conversa
Iniciaremos nossa roda quando voltarmos para sala, retomando o assunto do filme sobre festa junina, falaremos também sobre o lixo produzido nos dias de festa. Faremos então um combinado para não jogarmos lixo no chão no dia da nossa festa junina.

Atividade dirigida
Atividade em folha


Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer –


Atividade psicomotora:
Ao som da música Cai, cai balão, iremos encher balões e depois jogar e não deixá-los cair


 Música: Cai Cai Balão

 Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !

Jogos de mesa –
Cai não cai
Obs: Enviar a sacola literária.

SEXTA-FEIRA 09/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue o lixo no lixo
Sai Preguiça

Atividade de rotina

Roda de conversa


Faremos nossa conversa após ler o seguinte texto
Festa Junina
Você sabe a origem da festa junina?
Atividade dirigida
Dia de arte com diferentes materiais que as crianças irão trazer de casa. Vamos dar preferência ao uso de material reciclado para compor nossa arte. As crianças usaram sua criatividade não sendo estimuladas a seguir nenhum modelo.



Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)

Leitura por prazer

A Fábula do Beija-Flor (Explicar o conceito de fábula (é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.)

Fábula do Beija-Flor

Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo. A águia, intrigada, perguntou:
 – “Ô bichinho, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?”
– “Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor, “mas estou a fazer a minha parte”.
Envergonhada, a águia chamou os outros pássaros e, juntos, todos entraram na luta contra o incêndio.
Vendo isto, os elefantes venceram seu medo e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram cascas de nozes para carregar água. No fim, todos os animais, cada um de seu jeito, acharam maneiras de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a se debilitar quando, de repente, Deus, admirando a bravura destes bichinhos e comovido, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já tão cansados, mas felizes…
Que possamos todos nós ter a coragem de fazer a nossa parte e a solidariedade de trabalhar juntos – na fé de estarmos abertos para as bençãos do Sagrado…
Wangari Maathai (Prêmio Nobel da Paz de 2004!)

Brincadeira dirigida de psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Jogo Pés, Mãos e Dedos e Passar pelo túnel (no ambiente 2: frente da cozinha) Coreografia das Músicas: Duelo de Mágicos, Som da Liberdade, Pequenas Alegrias, entre outras à escolha das crianças (no ambiente 1: pátio)

Jogos de mesa - Brinquedos de casa.

Levar para casa o balde de brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário