Google+ Badge

terça-feira, 13 de junho de 2017

Meio Ambiente e Fauna

EDUCAÇÃO INFANTIL
JARDIM II

Tema da Semana: Meio Ambiente e Fauna

Objetivos
  • Refletir a respeito de atitudes de preservação do meio ambiente;
  • Conhecer diferentes animais e seus hábitos;
  • Entender o que são animais em extinção e como isso acontece;
  • ·         Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
  • ·         Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
  • ·         Identificar as letras do alfabeto;
  • ·         Apreciar músicas e poemas;
  • ·         Realizar contagens em diferentes situações;
  • ·         Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
  • ·         Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
  • ·         Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos; Interessar-se por pesquisas de diferentes assuntos.

Conteúdos
Meio ambiente, fauna, animais em extinção, som dos animais, órgãos dos sentidos (tato, visão, audição) deslocamentos, dança e ritmo, convite, música, filme, leitura, história teatral com fantoches, adivinhas, fábula, escrita e desenho, alfabeto, ordem alfabética, escrita coletiva, bingo, contagem, números, quantidades, calendário, cores, formas, pequeno/grande, longo/curto, painel, reconto, pesquisas, arte a partir de tinta, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, alongamento, atividades de rotina.

Projetos
·         Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·         Educação começa com respeito
·         Momento cívico – Eu Amo meu Brasil
·         Psicomotricidade coletiva
·         Plantando valores
·         Sacola literária
·         Ler por prazer
·         Projeto futuros pesquisadores

Recursos
Ficha nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho, lápis de cor, giz de cera, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, materiais para circuito, tinta guache, animais de brinquedo, caixa surpresa, fantoches, palha, ovos, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.

 Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída

Atividade de rotina para todos os dias
§       Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§       Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da máquina de calcular.
§       Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§       Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§       Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§       Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§       Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.

Ensaio – quadrilha todos os dias
SEGUNDA-FEIRA 19/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:
·         Canção dos animais - https://www.youtube.com/watch?v=D7pkcS7HT2w  (através desta canção é possível trabalhar as diferenças, pequeno/grande, formas, cores, longo/curto)
·         Minhoca me dá uma beijoca.
·         Cinco patinhos                




PROJETO FUTUROS PESQUISADORES
Após a acolhida iremos dar oportunidade para que as crianças, que ficaram encarregadas da pesquisa sobre ANIMAIS, possam explicar o que descobriram.

Atividade de rotina

Devocional no pátio: Plantando Valores – A Confusão na Floresta – utilização de fantoches.
http://www.mineiapacheco.com.br/2010/06/confusao-na-floresta.html

Roda de conversa
Sentar em roda no chão e conversar sobre a história apresentada no devocional, percebendo que como na história o meio ambiente precisa estar em harmonia e falando a mesma coisa para não ter confusão. Se tem muito lixo ou pouco espaço morrem plantas e animais. Assim, foi na história cada um passava o convite de forma errada e poderiam ter ficado sem a festa. Precisamos então cuidar bem do meio ambiente para que conserve os animais e plantas, pois podem entrar em extinção.
O que é extinção?
Conhecem animais que já foram extintos? (citar alguns e lembrar dos dinossauros)  

Atividade dirigida
Vamos montar no quadro de giz um convite para a festa junina sem esquecer de nada importante: local, data...
Depois de pronto iremos brincar de telefone sem fio passando o convite no ouvido do colega do lado. Daí perceber a importância do convite escrito.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Atividade psicomotora
Musica quintal da cultura – sacudir o esqueleto - animais
Música 1
Pula, pula como um sapo
Agora igual a um canguru
Dê um passo bem cumprido como faz um tuiuiú
Como é que a galinha cisca
E o galo quando canta
Como é que o peru dá voltas
De que jeito anda a anta
Como é que o gato faz
Quando a cobra ele se espanta

Agora para terminar
Cada um imita um bicho
Pode ser gato ou cachorro
Papagaio ou periquito
Música 2
Meche o corpo sem pensar
Ande pra lá e pra cá
Esse é só o aquecimento
Pra você de esquentar
Dê três pulos e rebole
Abre os braços para voar, para voar, para voar.

Bate as asas como um galo
Faz cabeça de avestruz
Faz pescoço de girafa
Roda que nem dois perus
Anda como se fosse um tigre
Pule igual aos cangurus, aos cangurus, aos cangurus.

Jogos de mesa – Massinha de modelar

TERÇA-FEIRA 20/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
·         Canção dos animais - https://www.youtube.com/watch?v=D7pkcS7HT2w  (através desta canção é possível trabalhar as diferenças, pequeno/grande, formas, cores, longo/curto)
·         Minhoca me dá uma beijoca.
·         Cinco patinhos.  
             
Atividade de rotina

Roda de conversa
Iniciar nossa roda com as seguintes perguntas:
Que animais conhecemos?
Como podemos cuidar deles?
Deixar que todos falem e ser escriba deles anotando no quadro o nome dos animais citados. Depois vamos organizar nossa lista por ordem alfabética.

Atividade dirigida
Vamos cantar a música A Galinha do Vizinho, utilizando uma galinha e ovos de brinquedos para acompanhar a música. Cada criança colocará um ovo no ninho.
Depois montaremos um cartaz com a música, sendo que as crianças desenharão os ovos conforme a quantidade indicada.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – Procura-se ladrão de ovos. Dóris Lecher – Ciranda Cultural

Atividade psicomotora
Mestre mandou - Imitando o som dos animais

Jogos de mesa – Jogos de engenheiros

QUARTA-FEIRA 21/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
·         Canção dos animais - https://www.youtube.com/watch?v=D7pkcS7HT2w  (através desta canção é possível trabalhar as diferenças, pequeno/grande, formas, cores, longo/curto)
·         Minhoca me dá uma beijoca.
·         Cinco patinhos.  

Atividade de rotina

Roda de conversa/Atividade dirigida
Em roda cada criança falará o nome de um animal sendo que ninguém pode repetir o do colega. Vou escrevê-los em fichas, sem que vejam e, depois mostrarei uma a uma para identificarem o animal. Depois entregarei as fichas e faremos um bingo das letras. Quem terminar de riscar as letras primeiro vence.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.

Jogos de mesa – alinhavo

Obs.: pedir para que as crianças tragam de casa animais de brinquedo para realizarmos uma atividade no dia seguinte.

QUINTA-FEIRA 22/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
·         Canção dos animais - https://www.youtube.com/watch?v=D7pkcS7HT2w  (através desta canção é possível trabalhar as diferenças, pequeno/grande, formas, cores, longo/curto)
·         Minhoca me dá uma beijoca.
·         Cinco patinhos.  

 Atividade de rotina

Cineminha
Animais – músicas - Se você está feliz rima | compilação de canções infantis | coleta de rimas https://www.youtube.com/watch?v=NS2GJeDnf6Y

Roda de conversa
Iniciaremos nossa roda quando voltarmos para sala, retomando o assunto do filme sobre animais. Quais são as músicas que aparecem no vídeo? São todas são sobre animais? Relembrar os animais que aparecem.

Atividade dirigida
Caixa surpresa com os animais que as crianças trouxeram. Pelo tato vamos adivinhar qual é. Falar o nome dos animais, classificar os animais com patas, asas, penas, pele, pelo.
Depois cada um escolherá um animal e irá desenhá-lo e fazer a escrita espontânea do seu nome.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer – As incríveis fábulas de Esopo – A RAPOSA E O CORVO – Adaptação: Nandika Chand - Edic

Atividade psicomotora:
Musica quintal da cultura – sacudir o esqueleto - animais
Música 1
Pula, pula como um sapo
Agora igual a um canguru
Dê um passo bem cumprido como faz um tuiuiú
Como é que a galinha cisca
E o galo quando canta
Como é que o peru dá voltas
De que jeito anda a anta
Como é que o gato faz
Quando a cobra ele se espanta

Agora para terminar
Cada um imita um bicho
Pode ser gato ou cachorro
Papagaio ou periquito
Música 2
Meche o corpo sem pensar
Ande pra lá e pra cá
Esse é só o aquecimento
Pra você de esquentar
Dê três pulos e rebole
Abre os braços para voar, para voar, para voar.

Bate as asas como um galo
Faz cabeça de avestruz
Faz pescoço de girafa
Roda que nem dois perus
Anda como se fosse um tigre
Pule igual aos cangurus, aos cangurus, aos cangurus.

Jogos de mesa –
Cai não cai

SEXTA-FEIRA 23/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
·         Canção dos animais - https://www.youtube.com/watch?v=D7pkcS7HT2w  (através desta canção é possível trabalhar as diferenças, pequeno/grande, formas, cores, longo/curto)
·         Minhoca me dá uma beijoca.
·         Cinco patinhos.  

Atividade de rotina

Roda de conversa


Em rodinha vamos adivinhar o que é?


Atrás de mim deixo uma trilha,
Sou lento de movimentos,
E não gosto do jardineiro.
Resposta: o Caracol
-----------------------------------------
Se você mudar uma letra em meu nome, irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo. Quem sou?
Resposta: o Rato
-----------------------------------------
Qual é o animal que anda com as patas?
Resposta: o Pato
-----------------------------------------
Qual o animal que inventou a fila?
Resposta: a Formiga
-----------------------------------------
Qual é o cavalo que mais gosta de tomar banho?
Resposta: O cavalo-marinho
-----------------------------------------
O que é o que é:
É verde e não é planta,
Fala e não é gente?
Resposta: Papagaio
-----------------------------------------
Por que a vaca baba?
Resposta: Porque não consegue cuspir!
-----------------------------------------
Com 10 patas vai de lado,
Constelação tem seu nome,
Não tem pescoço e é caçado
Porque é gostoso e se come.
O que é?
Resposta: O Caranguejo
-----------------------------------------
O que disse a zebra a uma mosca?
Resposta: Você está na minha lista negra.
-----------------------------------------
Tem olhos de gato e nao é gato.
O que é?
Resposta: a Gata.
-----------------------------------------
Tenho orelhas compridas,
Rabo curto,
Corro e ando saltando.
Quem sou?
Resposta: um Coelho
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogosadivinhas-de-animais-para-as-criancas-adivinhacoes-infantis/

Atividade dirigida
Dia de arte com tinta para desenharmos e pintar animais.



Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)

Leitura por prazer – As incríveis fábulas de Esopo – OS TRÊS SAPOS – Adaptação: Nandika Chand - Edic


Brincadeira dirigida de psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Deslocamentos pela Floresta Encantada. Atividade retirada do livro Corpo e Movimento na Educação Infantil. Nista-Piccolo e Vilma Lení. São Paulo, Cortez, 2012. P. 131.

Jogos de mesa - Brinquedos de casa.

Levar para casa o balde de brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário