Google+ Badge

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Plano de aula - Natal


07 a 11 de dezembro de 2015.
 
Planejamento Semanal
 
Tema: Natal
 
1. Objetivos
 
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·         Reconhecer o próprio nome e o dos colegas;
·         Identificar e reconhecer as letras do seu nome no alfabeto;
·         Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades, envolvendo a temática do Natal;
·         Manusear diferentes tipos de livros;
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático, por meio de atividades com noções de quantidade;
·         Trabalhar com quantidades, tirando e acrescentando objetos;
·         Desafiar os seus próprios limites e desenvolver equilíbrio, concentração, imaginação, criatividade, interação social e agilidade psicomotora nas brincadeiras dirigidas e livres;
·         Exercitar a criatividade e ampliar o repertório musical das crianças;
·         Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas;
·         Conhecer a história do natal;
·         Saber quem é Jesus;
·         Participar da elaboração de cartazes com desenhos e pinturas, delimitando espaços para que todos possam desenhar no cartaz;
·         Fabricar árvore de natal a partir da dobradura.
 
2. Conteúdos
v  Linguagem Oral e Escrita
·         O nome próprio;
·         Oralidade;
·         Escrita espontânea;
 
v  Matemática
·         Noções de quantidade;
·         Calendário;
·         Maior ou menor
 
v  Movimento
·                    Mímica;
·                    Dinâmica do urso;
·                    Jogo sequência natalina.
 
v  Música
·         Canções de brincar.
·         Músicas natalinas.
 
v  Natureza e Sociedade
·         Natal.
 
v  Artes Visuais
·         Desenhos;
·         Pinturas;
·         Dobradura.
 
3. Recursos Didáticos
·         Folhas de papel;
·         Fichas dos nomes;
·         Lápis de cor;
·         Giz de cera;
·         Cola colorida;
·         Xerox;
·         Pendrive e Data Show;
·         Jogos pedagógicos;
·         Livro literário infantil;
·         Massinha de modelar;
·         Tinta guache.


4. Atividades diárias
Segunda-feira, 07/12/15
 
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de seis e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, apresentar o tema da semana “Natal” e ler a história do natal. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão enfeitar uma árvore de natal. Após o lanche e o recreio realizar a leitura do texto “O desastre do Pai Natal”, brincar de jogo da sequência natalina e encerrarmos com massinha de modelar.
 
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em grupos de seis e cantar músicas infantis. Ensaio da apresentação de natal.
 
Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o Natal, contando a história do Natal.
 
Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 
Atividade dirigida
Atividade em folha.
Enfeitar uma árvore de natal.
 
Lanche/recreio
Leitura por prazer – O Desastre do Pai Natal
Era véspera de Natal.
O Pai Natal estava a preparar-se para começar a viagem...
O trenó estava cheio de presentes, as renas estavam a acabar de comer.
Estavam todos ansiosos!
Depois começou a sua longa viagem pelo céu.
A certa altura atravessaram uma nuvem quase gelada.
As renas arrepiaram-se e despistaram-se...
Perderam-se...
Eles andavam perdidos pelo céu, as renas andavam de um lado para o outro e como o trenó estava
muito cheio, começaram a cair presentes. O trenó ia indo cada vez mais para baixo e foram bater numa
árvore.
As renas ainda estavam arrepiadas e o Pai Natal já pensava:
- Se eu não deixo os presentes nos sapatinhos, as crianças vão pensar que eu não existo.
- Vamos renas, temos de voltar para o céu para finalmente distribuirmos os presentes.- Disse o Pai Natal.
- Mas, quando o Pai Natal reparou, o trenó estava partido. Eles tinham que refazê-lo. Então, repararam
 que alguém ainda tinha a luz acesa. O Pai Natal foi lá e perguntou:
- Pode emprestar-me um martelo e parafusos?
- Sim, eu empresto-lhe.- disse o sapateiro que ainda trabalhava.
- Obrigado. - disse o Pai Natal.
Depois de o trenó estar pronto, foram começar a distribuir os presentes.
Quando acabaram de distribuir os presentes, para casa felizes por terem resolvido tudo.
 
Atividades de psicomotricidade
Jogo sequência natalina
Consiste em que as crianças digam nomes de brinquedos que o Papai Noel entrega no Natal.
A primeira criança deve falar o nome de um brinquedo
A segunda criança repete o nome do brinquedo e adiciona o seu.
A criança que errar a sequência sai do círculo e espera nova rodada.
 
Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e deixar que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade refinada.
 
Terça-feira, 08/12/15
 
Metodologia:   Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de quatro. Ao terminar, trabalhar com músicas infantis. Na roda de conversa, falar o Menino Jesus. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão colorir o papai Noel maior da atividade. Após o lanche e o recreio ir à biblioteca para manusear e ler figuras encontradas nos livros literários e ler o texto “uma história de Natal”, depois brincar com a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” e distribuir pecinhas de montar.
 
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula organizar os alunos em grupos de quatro, depois cantar músicas infantis. Ensaio da apresentação de natal.
 
Roda de conversa
Iniciar falando sobre o Menino Jesus, perguntando para todos o que sabem sobre isso.
 
Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 
Atividade dirigida
Atividade em folha
Propor uma atividade em que as crianças irão colorir o Papai Noel maior da atividade.
 
Lanche/recreio
Leitura por prazer - Uma história de Natal
Era uma vez um menino que se chamava Rafael.
Um dia ele ouviu o pai a falar com a mãe, que iam preparar uma festa para festejar o Natal.
O Rafael pensou logo em convidar o seu grande amigo João, que vivia numa barraca, numa zona muito
pobre junto de um rio.
Como o seu amigo não tinha telefone teve de ir à casa dele.
Quando lá chegou perguntou:
- Está alguém em casa? - e ninguém respondeu.
Então ele decidiu entrar, e o João estava lá dentro.
- Então João, porque é que não respondeste?
- Porque estava distraído.
- Ah! Olha eu vim aqui, para te convidar para ires lá a casa passar o Natal.
- Não posso.
- Então porquê?
- Porque a minha mãe está doente.
- O que é que ela tem?
- Tem uma gripe muito forte.
- Ah! Mas se ela tomar um bom remédio, de certeza que vai ficar boa.
- Isso já eu pensei, mas eu não tenho dinheiro para ir ao médico nem à farmácia.
- Eu vou pedir aos meus pais.
- O Rafael foi ao carro e perguntou aos pais:
- Pai, podes emprestar dinheiro ao João, para ele ir comprar os remédios à mãe?
- Está bem eu empresto.
- Obrigado pai; eu adoro-te. Vou já contar ao João.
- Então o João foi comprar os remédios e a mãe ficou boa.
- No dia de Natal o João e a mãe foram lá a casa do Rafael e festejaram o Natal todos juntos.
- Só é pena, que todas as crianças não tenham um Natal assim nem um amigo como o Rafael.
Atividades de psicomotricidade
Música: partes do corpo
Cabeça, ombro, joelho e pé
 
Jogos de mesa
Brincar com pecinhas de montar, formando grupos de duas crianças, a fim de estimular a criatividade, a concentração e o raciocínio lógico, levando a buscarem soluções de forma independente.
 
Quarta-feira, 09/12/15
 
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em fila e cantar músicas. Na roda de conversa, falar sobre o que querem neste natal. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças irão fazer uma árvore de Natal com dobradura. Após o lanche e o recreio realizar a leitura do texto “Um presente inesperado”, brincar de mímica dos presentes e encerrarmos com massinha de modelar.
 
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em fila e cantar diversas músicas infantis. Ensaio da apresentação de natal.
 
Roda de conversa
Levar as crianças ao pátio para conversarmos sobre o que querem neste Natal.
 
Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 
Atividade dirigida
As crianças farão uma árvore de Natal com dobradura e vão decorá-la com cola colorida.
 
Lanche/recreio
Leitura por prazer – Um Presente Inesperado

Chovera toda a noite. As ruas eram autênticas ribeiras, arrastando na enxurrada toda a espécie de detritos. Os carros passando a alta velocidade espalhavam, indiferentes, água suja sobre os transeuntes, molhando-os, sujando-os.
    O Tonito seguia também naquela onda humana, sem destino. Tinha-se escapulido da barraca, onde vivia. Os pais tinham saído cedo para o trabalho, ainda ele dormia, os irmãos ficaram por lá brincando, chapinhando na lama que rodeava a barraca. Ele desceu à cidade, onde tudo o deslumbrava. Todo aquele movimento irregular, caótico, frenético. Os automóveis em correrias loucas, as gentes apressadas nos seus afazeres. E lá seguia pequenino, entre a multidão, numa cidade impávida, indiferente, cruel mesmo. Passava em frente às pastelarias, olhava para as montras recheadas de doçuras, ele comera de manhã um bocado de pão duro e bebera um copo de água. Vinha-lhe o aroma agradável dos bolos, o seu pequeno estômago doía-lhe com fome! Chovia agora mansamente, uma chuva gelada, levando uma cidade onde se cruzavam o fausto, a vaidade, o ter tudo, os embrulhos enfeitados das prendas, com a dor a melancolia, o sofrimento, o ter nada e no meio uma criança triste e com fome!
    Mas o Tonito gostava era de ver as lojas dos brinquedos. Lá estavam os carros de corrida, o comboio, os bonecos, enfim todo um mundo maravilhoso que ele vivia, esborrachando o nariz sujo contra a montra. Lá dentro ia grande azáfama nas compras de Natal. E os carros de corrida, o comboio, os bonecos eram embrulhados em papeis bonitos para irem fazer a alegria de outros meninos. Uma lágrima descia, marcando-lhe um sulco na sujidade da carita. Eis que os seus olhos reparam num menino, que de lá dentro o olhava. Desviou-se envergonhado. Não gostava que o vissem chorar. E afastou-se devagar, pensando nos meninos que tinham Natal, guloseimas e carros de corrida para brincar. Ele nada tinha, além da fome e a ânsia de ser feliz e viver como os outros. Pensou no Natal, no Menino Jesus, que diziam que era amigo das crianças a quem dá tudo. Por que é que a ele o Jesus Pequenino do presépio nada dava?
De repente, uma mãozinha tocou-lhe no ombro.
    Voltou-se assustado. Era o menino da loja que lhe metia na mão um embrulho bonito. À frente a mãe, carregada de embrulhos, fazia de conta que nada via. Abriu-o e deslumbrado viu um carro de corridas, encarnado, brilhante, como os olhos do menino que lá ao longe lhe acenava. Ficou um momento sem saber o que fazer, mas depois largou a correr, mostrando bem alto a sua prenda de Natal.
    Parara de chover. O sol tentava romper as nuvens escuras, lançando um raio de luz brilhante e quente sobre o Tonito, que ria feliz, numa carita sulcada pelas lágrimas.
Atividades de psicomotricidade
Mímica dos presentes
Cada aluno fará uma mímica do presente que quer ganhar neste Natal e os outros tentarão adivinhar.
 
Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar, para se representarem e expressarem através de sua manipulação.
 
Quinta-feira, 10/12/15
 
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de dois. Na roda de conversa, vamos falar sobre o papai Noel. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer uma cartinha para o Papai Noel. Ler o texto “A flor de Natal”. Após o lanche e o recreio assistir ao filme “Aprendiz de Papai Noel” e brincar com jogos de memória.
 
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula organizar as crianças em grupos de dois, depois trabalhar com músicas infantis.
 
Roda de conversa
Falar sobre o Papai Noel.
 
Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 
 
Atividade dirigida
Atividade em folha
As crianças farão uma cartinha para o Papai Noel.
 
Lanche/recreio
Leitura por prazer - A Flor de Natal
 Diz a lenda, que uma menina chamada Pepita, sendo pobre, não podia oferecer um presente merecedor ao menino Jesus, na missa de Natal. Muito triste, contou o facto ao seu primo Pedro, que ia com ela a caminho da igreja. Este disse-lhe que ela não tinha que estar triste, pois o que mais importa quando oferecemos algo a alguém, é o amor com que oferecemos, especialmente aos olhos de Jesus.Pepita lembrou-se então de ir recolhendo alguns ramos secos que ia encontrando pelo caminho, para Lhe oferecer.
Quando chegou à igreja, Pepita olha para os ramos que colheu e começa a chorar, pois acha esta oferenda muito pobre. Mesmo assim, decide oferecê-las com todo o seu amor. Entra na igreja e, quando deposita os ramos em frente da imagem do menino Jesus, estes adquirem uma cor vermelha brilhante, perante o espanto de toda a congregação presente. Este facto foi considerado por todos o milagre daquele Natal.
 
Cineminha
Aprendiz de Papai Noel.
 
Jogos de mesa
Distribuir jogos de memória para desenvolver a memorização, concentração e a capacidade de observação.
 
Sexta-feira, 11/12/15
 
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em fila e cantar a música coreografada “O Senhor tem muitos filhos”, trabalhando a lateralidade. Na roda de conversa, falar sobre o verdadeiro sentido do Natal. Na atividade dirigida, as crianças farão escrita e desenho espontâneo sobre o Natal. Após o lanche e o recreio realizar a leitura do livro “O urso esquecido”, brincar de dinâmica do urso de pelúcia na quadra e encerrarmos com brinquedos de casa.
 
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em fila, cantar músicas coreografada, trabalhando a lateralidade.
 
Roda de conversa
Falar sobre o verdadeiro sentido do Natal.
 
Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 
Atividade dirigida
Atividade em folha
As crianças serão convidadas a realizar uma atividade onde terão que escrever e desenhar espontaneamente sobre o Natal.
 
Lanche/recreio
Leitura por prazer - O Urso Esquecido
Na noite de Natal, os duendes estavam a despedir-se do Pai Natal, depois de um grande ano de
 trabalho.
        Quando Edgar, um duende de gorro verde,  foi para dentro, encontrou um urso de peluche  perdido
 no chão.
   Ele foi logo para a rádio contatar com o Pai Natal.
   - Pai Natal, você  esqueceu-se dum urso de pelúcia para a Patrícia.
   - Oh, como é que foi possível?!  Traz-me já esse urso, se fazes o favor.
   Então, Edgar preparou a sua rena Natalina e foi ao encontro do Pai Natal.
   - Natalina, voa pelo céu fora, até ao encontro do Pai Natal!
   A rena, que era muito veloz,  voou o mais depressa possível, demorando apenas alguns segundos na
viagem.
   O Pai Natal  aguardava, impaciente, junto à chaminé da casa da Patrícia.
  - Ah, como ela vai ficar feliz com este lindo ursinho.
 O Pai Natal desceu pela chaminé mas, como ela era estreita e ele tão gordo, teve que encolher a barriga para passar.
A Patrícia ficou muito Feliz!
 
Atividades de psicomotricidade

Dinâmica do Urso de Pelúcia

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material: um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.
Jogos de mesa
Brinquedos de casa, para promover a socialização, o cuidado e o respeito mútuo entre as crianças.


Registro reflexivo

 

 

ANÁPOLIS, _____ DE DEZEMBRO DE 2015

PROFESSORA: STEPHÂNIA

ANO: JARDIM II “A”

NOME: ___________________________________________

 

ATIVIDADE

 

VAMOS ENFEITAR A ÁRVORE DE NATAL

 


ANÁPOLIS, _____ DE DEZEMBRO DE 2015.

PROFESSORA: STEPHÂNIA

ANO: JARDIM II “A”

NOME: ___________________________________________  

 

ATIVIDADE - PINTE O PAPAI NOEL MAIOR

 


VOCÊ MORA NO MEU CORAÇÃO!

FELIZ NATAL!


 
 Referências:







 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Ola pessoal,1ª Promoção do blog “Ensinando Com Amor e Não Por Amor”
    Estou passando para desejar um ótimo NATAL e também Convidar para participar da promoção de Natal.
    Para participar primeiro façam uma visitinha no meu blog, se vocês gostarem,deixe comentários, curtam, me sigam e compartilhem nas redes sociais. Ok?
    Para concorrer:
    1-visita no Blog, 2-comentários, 3-curtir, 4-Compartilhar nas redes sociais.
    Fazendo isto vocês estarão concorrendo a três brindes natalinos e também ajudando a divulgar meu blog “Ensinando Com Amor e Não Por Amor” esse é o link https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br
    Meu blog é sobre Educação Infantil.Sorteio será dia 20 de dezembro, vou fazer um vídeo do mesmo e postar. Moro no Estado do Espirito Santo, Cidade Mimoso do Sul. Se o ganhando for de outro estado me mande o endereço por mensagem, que estarei enviando pelo correio.Boa sorte!!

    ResponderExcluir