sábado, 6 de outubro de 2012

Plano de aula (Educação Infantil)


PLANO DE AULA


Stephânia Silveira


A História dos Números


Etapa: Educação Infantil


Público alvo: Jardim II


Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 05 horas.

 
Tema da aula: A História dos Números.

 
Justificativa:

Esse assunto se faz necessário, por compreender como se dá a formação dos números, ajudando o aluno a entender qual a sua aplicabilidade no cotidiano.

 
Objetivos:

·         Fixar conceitos matemáticos através da brincadeira.

·         Desenvolver a noção de seriação matemática, através da brincadeira de amarelinha.

·         Identificar as vogais, exercitando o alfabeto.

·         Ler e escrever as vogais, a fim de reforçar a escrita.

·         Resgatar as cantigas folclóricas.

 
Componente curricular e conteúdo:

Matemática – números (contagem).

Natureza e Sociedade – história.

Linguagem Oral Escrita – alfabeto.

Movimento – brincadeira.

Música – cantigas folclóricas.


Procedimentos de ensino:

1º momento:

Fazer a leitura da história dos números para os alunos.


A HISTÓRIA DOS NÚMEROS

 
VOCÊS SABEM COMO E QUANDO O HOMEM COMEÇOU A UTILIZAR OS NÚMEROS?

DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, O HOMEM VEM DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR QUANTIDADES E REGISTRÁ-LAS. MAS ISSO ACONTECEU DE FORMA BEM LENTA. NO PRINCÍPIO, PARA CADA ANIMAL QUE SAÍA DO CERCADO ERA COLOCADA UMA PEDRINHA EM UM SACO. NO FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA TRAZIDO DE VOLTA, UMA PEDRINHA ERA RETIRADA. DESSA MANEIRA, O HOMEM CONHECIA AS QUANTIDADES SEM CONHECER OS NÚMEROS.

PARA SE CHEGAR AOS NÚMEROS QUE CONHECEMOS DEMOROU MUITO TEMPO. ASSIM, FOI PRECISO QUE A MENTE HUMANA EVOLUÍSSE E QUE A LINGUAGEM SE TORNASSE MAIS CLARA.

COM O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA, O SER HUMANO FOI CRIANDO DIVERSAS MANEIRAS DE REPRESENTAR OS NÚMEROS.

 
2º momento:

O texto será discutido entre professor e alunos, para entendimento do que foi lido e será feita a contagem dos números expostos na parede da sala de aula (0 a 10).

3º momento:

Utilização da amarelinha da escola, para que os alunos brinquem, identificando os números.

4º momento:

ATIVIDADES

 
1 - ORGANIZE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA ABAIXO:

3 – 0 – 8 – 4 – 2 – 5 – 9 – 10 – 7 – 1 – 6

________________________________

 

2 - CONFORME “A HISTÓRIA DOS NÚMEROS”, A CONTAGEM ERA FEITA COM PEDRINAS.

A - DESENHE UMA PEDRINHA PARA CADA ANIMAL QUE ESTÁ NO CERCADO E DEPOIS ESCREVA A QUANTIDADE.

 (inserir animais)

____________ = ____

 
(inserir animais)
_____________________________________ = _____

 

B - CIRCULE AS VOGAIS QUE ESTÃO NA FRASE ABAIXO:

NO FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA TRAZIDO DE VOLTA, UMA PEDRINHA ERA RETIRADA.

 

5º momento:

Resgatando as cantigas folclóricas: vamos cantar?

 

A BARATA DIZ QUE TEM

 

A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ

AH RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!

 

A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO

É MENTIRA DA BARATA, O PÉ DELA É PELUDO

AH RA RA,IU RU RU, O PÉ DELA É PELUDO!

 

A BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM

AH RA RA, RIM RIM RIM, ELA TEM É DE CAPIM!

 

A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA

AH RA RA, IU RU RU, ELA TEM É CASCA DURA!

 

A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO

AH RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM COCO RASPADO!

 

Recursos didáticos:

Folha xerocopiada.

Amarelinha.

Lápis.

Lápis de cor.

Quadro de giz.

 

 

Avaliação:

Os alunos serão observados no decorrer dos procedimentos de ensino, respeitando a individualidade, as limitações e o tempo de aprendizagem de cada um. Será registrada a socialização dos alunos durante a brincadeira de amarelinha e durante as atividades, que serão corrigidas individualmente e no quadro.

 

Referência bibliográfica:

 

 

As Letras das Cantigas de Roda. Disponível em: <http://www.Alzirazulmira. com/cantigas.htm#marcha>. Acesso em: 20 out. 2011.

 

 

PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. Vamos Brincar de Amarelinha? Portal do Professor. Disponível em:< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8156>. Acesso em: 24 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário