UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
STEPHÂNIA SILVEIRA PEREIRA FARIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Anápolis-GO
2011
SUMÁRIO
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Cronograma do Estágio
supervisionado……………………………………...
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02
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Ficha de Identificação do
Aluno………………………………………………..
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03
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Introdução………………………………………………………………………...
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04
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Atividades desenvolvidas
durante o estágio
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Atividade 1 – Avaliação da
orientação e da discussão do estágio…………
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05
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Atividade 2 – Apresentação da
unidade escolar……………………………..
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06
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Atividade 3 – Pesquisa no
Plano Escolar da escola…………………………
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09
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Atividade 4 – Entrevista com
o coordenador pedagógico…………………..
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10
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Atividade 5 – Observação de
aula na Educação Infantil……………………
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11
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Atividade 6 – Observação do
espaço/estrutura física, exposição de trabalhos, roda de história e conversas,
e brincadeiras desenvolvidas com as
crianças...........................................................................................
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16
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Atividade 7 – Observação de
atividades que envolvem cuidados com o corpo………………………………………………………………………………
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17
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Atividade 8 – Elaboração de
plano de aula…………………………………..
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18
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Atividade 9 – Desenvolvimento
e avaliação da aula ministrada……………
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38
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Considerações
Finais……………………………………………………………
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42
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Referências
Bibliográficas………………………………………………………
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43
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Anexos
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44
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ATIVIDADE
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DESCRIÇÃO
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CARGA HORÁRIA
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DATA DE REALIZAÇÃO
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Teleaulas
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Participação nas teleaulas
interativas. Foram exibidas e assistidas no Pólo do Centro de Educação a
Distância da Universidade Anhanguera- Uniderp.
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4H
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19-08-2011 20-08-2011
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Visita a escola
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Realização da primeira visita
à escola. Essa atividade teve como objetivo conhecer a Unidade Escolar, bem
como solicitar a autorização para a realização do estágio.
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5H
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04-10-2011
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Observação na escola
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Elaboração de diário de
registro de dados da realidade escolar que contém a formulação de questões e
reflexões sobre intervenções adequadas.
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5H
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05-10-2011
a
13-10-2011
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Interação na escola
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Participação na programação
da escola. Por meio de observação, sugestão e execução atividades na escola e
sala de aula.
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5H
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14-10-2011
17-10-2011
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Aulas Presenciais
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Participação nos encontros
presenciais no Pólo do Centro de Educação a Distância, sobre a orientação do
professor-tutor presencial.
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4H
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19-08-2011 20-08-2011
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Plano de Aula
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Elaboração de um plano de
aula sobre a orientação do professor-tutor presencial e do professor-tutor à
distância.
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20H
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11-10-2011
13-10-2011 17-10-2011
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Autoestudo
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Atividades realizadas para
fundamentação teórica do relatório de estágio. Tais como: pesquisas online,
leituras do PLT, leituras completares, entre outras.
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10H
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18-10-2011 a 30-10-2011
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Regência
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Execução e regência das
atividades propostas no plano de aula sob a orientação do professor regente,
bem como do professor-tutor presencial e professor-tutor à distância.
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20H
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24-10-2011
a
28-10-2011
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Relatório
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Elaboração do relatório do
Estágio Supervisionado na Educação Infantil.
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20H
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20-10-2011
30-10-2011
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Regristros Finais
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Apresentação todas as etapas
do Estágio Supervionado, inclusive as Fichas de Frequência e demais
documentos devidamente assinados e carimbados pela escola.
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7H
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29-10-2011 30-10-2011
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FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
R.A.:
2016837330
Curso:
Pedagogia
Semestre:
4º
Ano:
2011
Término do estágio: 30/10/2011
O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em
Educação Infantil aqui apresentado foi realizado no Centro de Educação Infantil
Pioneira, situada na Rua Getulino Artiaga, nº 420 - Setor Central, Anápolis/GO,
com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro
semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro
de Educação à Distância.
Durante o Estágio Supervisionado foi observado o
trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do
relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste
estabelecimento de ensino.
Nas observações em sala de aula foi registrado a
prática docente do Jardim II do turno vespertino, assim como o relacionamento
entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina
diária da escola, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas,
ateliês ou oficinas de desenho, modelagem e música e, atividades que envolvem
cuidados com o corpo da crianças.
Após as observações na sala de aula foi elaborado o
planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento
anual do Centro de Educação Infantil Pioneira. Em seguida, foi desenvolvida a
aula, conforme o plano de aula elaborado.
O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta
da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado
de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade
escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.
A teoria apresentada durante as aulas do curso de
Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade
presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há
entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.
Atividade 1 - Avaliação da orientação
e da discussão do estágio
O Estágio é uma disciplina que articula a teoria com a
prática, proporcionando ao estagiário, experiências práticas que complementam o
seu aprendizado teórico.
Historicamente, nas Comunidades Primitivas a Educação
acontecia com prazer, onde as gerações mais velhas repassavam seus
conhecimentos ás crianças. Não havia assim, a preocupação com a formação de
professores. Na Sociedade escravista não há ainda locais, nem preocupação com a
formação intelectual de educadores, mas são praticadas ações intencionais de
educação pela família, preceptores, mestres e pedagogos.
A Sociedade Feudal é marcada pela Educação Religiosa,
onde filósofos, educadores e teólogos como Comenios, Martinho Lutero e Erasmo
defendem a necessidade da formação de professores. Durante a transição para a
Sociedade Capitalista a formação tem relação com saberes necessários ao
trabalho, começando as discussões pela escolarização das massas e pela
qualificação do professor.
Já na Sociedade Capitalista surgem as primeiras
experiências na formação de professores. No Brasil, essa formação se dá no
âmbito da Companhia de Jesus, que apesar da expulsão dos jesuítas, sua
concepção permanece por mais de dois séculos. A formação continua pela
religiosidade. Apenas em 1833 a formação de professores fica sobre
responsabilidade do Estado com o início das Escolas Normais.
Todo esse processo histórico revela que a preocupação
com a formação profissional do educador ganha cada vez mais importância. Diante
disso, o Estágio vem facilitar essa formação, dando oportunidade ao professor
de colocar em prática o que aprendeu na teoria.
As teleaulas e as aulas presenciais vivenciadas na
Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação à Distância, sempre
enfocaram a necessidade da formação de professores e, uma das disciplinas que
pode contribuir para isso é a de Estágio Supervisionado, que leva o acadêmico
para a vivência em sala de aula, podendo assim, complementar a teoria que
estudou em todas as teleaulas.
Atividade 2 – Apresentação da Unidade Escolar
Percebe-se que, por esse motivo, a escola está sempre
com vários estagiários, que se sentem à vontade para intervir na educação dos
alunos, como se já fizessem parte do quadro de funcionários que trabalham nessa
unidade de ensino.
A Creche Pioneira foi fundada em 23 de setembro de
2001 após reuniões da Associação Presbiteriana Pioneira de Anápolis, visando
atender as necessidades da comunidade. Na sua inauguração contava com
atendimento de apenas 35 crianças.
As atividades eram desenvolvidas segundo os parâmetros
normais e de rotina. Com os pais foram feitas reuniões nas quais trabalhavam
estudos bíblicos e momentos de oração.
No dia 23 de abril de 2008, a Prefeitura de Anápolis
assina convênio com a então Creche Pioneira, que passa a ser chamada de Centro
de Educação Infantil Pioneira.
No dia 05 de maio de 2008 foi assinado o convênio com
a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Atualmente, o Centro de Educação Infantil Pioneira
atende 98 crianças, distribuídas em: Maternal I com15 alunos, Maternal II com
15 alunos, Jardim I com 25 alunos, Jardim II (matutino) com 16 alunos e Jardim
II (vespertino) com 27 alunos.
Os alunos do maternal I e II e jardim I permanecem na
escola em tempo integral, com uma professora formada em pedagogia e uma
auxiliar. No período vespertino trocam-se as educadoras e as auxiliares. Os
alunos do jardim II ficam somente meio período, uma turma no matutino e outra
no vespertino, sendo uma professora para cada turno.
O Centro de Educação Infantil Pioneira conta com
profissionais qualificados, para que o aluno se desenvolva integralmente, sendo
apenas um professor auxiliar sem curso superior.
No
Jardim II do turno vespertino, onde foi realizado o estágio, os vinte e sete
alunos são atendidos por uma professora com curso superior de Pedagogia,
especialização em educação infantil e está cursando pós-graduação em matemática
para Educação Infantil.
O pressuposto teórico da unidade escolar centra-se na
teoria sociointeracionista, onde o educando constrói o conhecimento por meio de
ações efetivas ou mentais que realiza sobre conteúdos de aprendizagem, e o
professor assume o papel de mediador e equilibrador em situações de
aprendizagem e conflitos que ocorrem na aula.
A aprendizagem é feita de forma significativa e
relevante para a vida da criança, articulando com os seus conhecimentos
anteriores. Já no processo de letramento usa-se a interação constante com os
mais diferentes agentes de leitura e escrita, visando o estabelecimento de
novas relações entre língua oral e escrita e expressão oral.
Sendo assim, as práticas metodológicas do Centro de
Educação Infantil Pioneira fundamentam-se numa visão crítica de mundo e de
sociedade, com base nos trabalhos de Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, entre
outros, buscando situações de aprendizagem que reproduzem contextos cotidianos
e excluam a prática baseada no fazer por fazer, do jogar por jogar, reforçando
que a ação pedagógica é um meio para que se atinja aquilo que se pretende.
A avaliação compreende as funções diagnóstica e
investigativa, sendo entendida como processo contínuo, cujas informações servem
de indicadores para o professor reorganizar a sua ação junto aos alunos.
Os principais objetivos do Centro de Educação Infantil
Pioneira são:
·
Oferecer de
maneira profissional, afeto, carinho e educação desde o primeiro momento;
·
Estimular os pais
a participarem mais da vida escolar dos seus filhos;
·
Adquirir recursos
materiais que se encontram em falta;
·
Estabelecer e
ampliar relações sociais para que a criança adquira conceitos de solidariedade,
respeito e valorização do outro e das culturas referentes;
·
Compartilhar com
a família todas as experiências positivas e negativas vividas pelos alunos;
·
Poder oferecer
aos pais de alunos portadores de necessidades especiais a tranquilidade para
que possam trabalhar sossegados;
·
Estimular e
desenvolver a fase lúdica da criança em diversas etapas.
Sua organização didática baseia-se no conhecimento
interdisciplinar, que não é visto como fragmento de conceitos produzidos pelo
homem, mas uma busca constante pela totalidade.
Os conteúdos são organizados de forma didática por
áreas de conhecimento, refletindo as verdadeiras intenções educativas da
proposta curricular.
Assim, com base no Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil, os conteúdos são divididos em áreas de conhecimento:
Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais,
Movimento e Música.
Nessa entrevista pôde-se perceber a variedade de
atribuições pedagógicas dadas ao coordenador, entre elas: verificar o caderno
de plano de aula, atender as necessidades pedagógicas, providenciar os recursos
didáticos, organizar apresentações, promover reuniões de pais, organizar
encontros pedagógicos, etc.
Referente á organização do trabalho didático na
escola, são realizados encontros pedagógicos no começo e no final do ano,
decidindo o que será feito no decorrer do ano e que melhorias devem ser feitas
para promover a qualidade da escola. Além disso, nesses encontros serão
discutidos que sala de aula cada professor irá lecionar e com que frequência o
plano de aula será corrigido.
Quanto à formação docente, é promovida no Centro de
Educação Infantil Pioneira com três a quatro encontros por ano, conforme
comunicação da Secretaria da Educação. Nesses encontros são tratados assuntos
como: maus-tratos infantis, alunos com necessidades especiais, utilização da
verba e remanejamento da turma, caso algum professor não consiga se adaptar a
alguma sala de aula.
Diante disso, o trabalho realizado pela coordenadora
se mostra bem amplo, abrangendo diversos afazeres. Dentre eles, o que se torna
mais relevante à qualidade educacional é ajudar o professor a refletir sua
prática pedagógica ancorada no conhecimento teórico.
Atividade 5 – Observação de aula na Educação Infantil
Planejamento semanal
Centro de Educação Infantil Pioneira.
Anápolis, de 17 a 21 de outubro de 2011. Etapa: Educação Infantil.
Identificação da turma: Jardim II, vespertino.
Número de alunos: 27.
Tempo da aula: 20h (01 semana).
Objetivos da semana:
·
Exercitar escrita
das vogais e algarismos, para reforçar o interesse por escrever palavras e
textos.
·
Trabalhar cores e
formas geométricas.
·
Desenvolver
habilidades para trabalhar em grupo.
·
Conhecer
características das plantas carnívoras, para que os alunos saibam diferenciar
essas plantas de outras.
·
Cantar para
perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
·
Desenvolver
equilíbrio corporal por meio da aeróbica.
·
Desenhar.
·
Trabalhar com
sucatas.
·
Rever noções de
higiene bucal.
Conteúdos da semana:
Linguagem Oral e Escrita: escrita espontânea de vogais
e algarismos. Matemática: cores e formas.
Natureza e Sociedade: plantas, reutilização do lixo.
Música: canto.
Movimento: aeróbica.
Artes Visuais: desenho.
Metodologia
·
17 de outubro:
Acolhida com a história da Mariana a pequena
florzinha. Destacar o valor de cumprir suas obrigações, para fazer a diferença
no ambiente em que vive. Em seguida, cantar canções e fazer ginástica.
Após o lanche, fazer atividades no livro didático
página 26 (STIVAL, Simone. Educação Infantil – Sistema de Ensino Aprende
Brasil. Ilustrações Adilson Farias et al. Volume 3. Curitiba: Positivo,
2009.) aprendendo a usar a malha.
Em seguida, brincar no salão (corre cutia, roda e
pular corda), no segundo momento brincar livremente com formação de grupos.
·
18 de outubro:
Acolhida com a história da Mariana, destacando a lição
de que apesar de ser pequeno devemos contribuir para um mundo melhor e um viver
mais saudável.
Cantar e, em seguida, compreender melhor o que é meio
ambiente. Falar sobre a sala de aula que é um ambiente. Levar as crianças ao
banheiro, parque e em frente à creche, explicando que a cidade e o mundo são
também nosso ambiente, o meio em que vivemos e que devemos preservar, porque o
bem estar desse ambiente nos garante uma vida melhor.
Na sala de aula, após o lanche, fazer atividades no
livro didático nas páginas 27 e 28, pensando sobre que o mundo precisa do
equilíbrio que as plantas podem proporcionar.
Após as atividades, brincar no pátio com bola, corda,
raquete de tênis e brincadeiras livres.
·
19 de outubro:
Acolhida com a história da Mariana, apresentando que
todo trabalho bem feito recebe sua recompensa e reconhecimento.
Cantar, fazendo gestos, sons e movimentos. Em seguida,
montar uma planta carnívora, usando sucatas e, depois desenhar no livro didático
nas páginas 29 e 30.
Após essas atividades, brincar de corrida de
obstáculos por cima e debaixo da mesa, virar cambalhotas sobre os colchões,
arrastar pelo chão, andar de gatinho e brincar livremente.
·
20 de outubro:
Acolhida com a história da Mariana, falando sobre sua
ação, para que sempre desperte outras pessoas. Cantar e marcar ritmo e
compasso.
Em seguida ouvir a história do avental “Os inimigos
dos dedinhos”. Fazer atividade referente ao cuidado bucal na página 32, do
livro didático. Depois brincar no parquinho e participar da devocional da
escola.
·
21 de outubro:
Acolhida com a história de Mariana, que será contada
pelos alunos à medida que for passando as fichas com as ilustrações da
história. Cantar e fazer ginástica com o Super Rei Leão.
Após o lanche, momento cívico e parceria com o Jardim
I. Em seguida, serão realizados ditados divertido com números e vogais,
utilizando areia colorida.
Usando o alfabeto móvel os alunos irão construir nomes
de plantas e descobertas da semana, e usar massinha para fazer formas
geométricas. Brincar a vontade com o brinquedo que trouxeram de casa e com
panelinhas e fogão da escola para estimular a brincadeira coletiva de casinha.
· Lápis de cera.
· Quadro de giz.
· História de fichas.
· Sucatas.
· Alfabeto e numerais móveis.
· Areia colorida.
· Formas geométricas.
· Massa de modelar.
· Avental de histórias de fantoches
· Brinquedos da escola.
A avaliação
será realizada de maneira contínua, observando a participação e interesse de
todos, bem como a realização das atividades propostas e observação das ações e
atitudes das crianças.
O planejamento semanal da professora do Jardim II do
turno vespertino está de acordo com sua prática em sala de aula, que é
desenvolvida sob o enfoque sociointeracionista, onde é sempre valorizada a
interação professor-aluno.
Nas aulas observadas houve a retomada dos conteúdos
trabalhados anteriormente, reforçando ainda mais o que foi aprendido. A
professora leva sempre em conta o conhecimento prévio dos alunos, relacionando
os temas trabalhados ao cotidiano deles, com atividades claras e de fácil
visualização e que são corrigidas individualmente no caderno do aluno ou
coletivamente no quadro.
É usado durante as aulas materiais diversificados,
como jogos, livros didáticos, livros de literatura infantil e brinquedos de
montar, tornando a aula ainda mais prazerosa e estimulante para os alunos, que
se sentem envolvidos na sua aprendizagem.
Os conteúdos são apresentados de maneira
interdisciplinar, abordando diversas áreas de conhecimento, o que facilita a
compreensão do mundo real, em sua totalidade.
Há presença constante da leitura, principalmente no
começo da aula, onde a professora conta sempre boas histórias, que trazem
valores e levam os alunos a viajarem, fazendo daquele momento, ser um dos mais
esperados pelas crianças.
Quanto ao planejamento aqui apresentado é registrado
em um caderno normal, contendo os conteúdos exigidos no planejamento anual.
Nele os procedimentos metodológicos respeitam a individualidade das crianças e
sempre cumpre com o esperado pela professora.
A avaliação utilizada é a mesma todos os dias,
observando o interesse e a participação de cada aluno. São consideradas também
as atividades realizadas durante as aulas, onde o aluno é avaliado
individualmente pelo o que ele conseguiu fazer nessas atividades.
Durante a entrada e a saída dos alunos da sala de aula
para ida no banheiro, refeitório ou pátio, eles são organizados em filas,
sempre cantando alguma música. Dentro da sala de aula são organizados em grupos
de alunos.
Todo inicio de aula é marcado por acolhimento, com
orações e cantos. A frequência dos alunos é realizada sem registros, apenas
fazem a chamadinha colocando os nomes dos alunos presentes visíveis para todos,
para que reconheçam o nome nos mais diferentes lugares.
A professora respeita a idade dos alunos, que estão,
segundo a teoria de Piaget na segunda etapa do período pré-operatório, que vai
dos quatro aos sete anos. Essa etapa é caracterizada pelo raciocínio intuitivo,
onde a criança ainda está presa aos objetos e às aparências, fixando-se no que
vê. Desse modo, é importante que o professor exponha à criança a diferentes
objetos e símbolos para melhor desenvolver sua aprendizagem.
Foi observada também uma organização nos horários para
a prática da higiene, planejamento de brincadeiras com música e uma diversidade
de conteúdos e áreas trabalhados durantes as aulas, tornando o relacionamento
entre aluno e professor cada vez mais harmonioso.
Nesta relação nota-se ainda um ambiente de
afetividade, onde o professor escuta as solicitações dos alunos em clima de
cooperação e interação. Os alunos respeitam o professor, sem ter medo dele,
evidenciando atitudes que valorizam a ética e o respeito mútuo.
Contudo,
a aula ministrada mostra que a formação teórica da professora, foi realizada
com sucesso, pois sua pratica pedagógica está de acordo com as teorias, que
marcam este começo de século como o construtivismo e o interacionismo, onde o
aluno não é visto como um ser passivo, mas ativo, que contribui para sua
aprendizagem.
Atividade 6 – Observação do espaço/estrutura física,
exposição de trabalhos, roda de história e conversas, e brincadeiras
desenvolvidas com as crianças
São realizados todos os dias atividades com desenho,
músicas e higiene bucal, reforçando a importância do cuidado com a higiene. No
espaço da sala de aula há cartazes elaborados pelos alunos, o que facilita a
conservação dos mesmos, já que os alunos não destroem seus trabalhos. Existe também
nesse espaço alfabeto na parede, calendário, canto de leitura com tapete,
chamadinha com os nomes dos alunos, sempre com a preocupação em criar um clima
atraente, com a prevenção de acidentes.
No ambiente escolar como um todo é evidenciado a
organização e a limpeza, com estímulos visuais que despertam o prazer de
aprender no aluno.
Em relação às atividades de desenho, modelagem e
música são realizadas todos os dias, mas com enfoques diferentes. Os desenhos,
na maioria das vezes, são espontâneos e a modelagem dirigida ou livre. São
cantadas, diariamente, diversas músicas escolhidas pelos alunos, o que torna a
atividade ainda mais satisfatória.
A hora da história é realizada no início da aula com a
participação constante dos alunos. Após a história tem-se a roda de conversa
para discussão do assunto abordado durante a história que foi lida pela
professora.
As brincadeiras são realizadas no pátio descoberto com
parquinho, no salão da Igreja e dentro da sala de aula, mantendo sempre a
preocupação com a prevenção de acidentes.
As crianças brincam de corda, amarelinha, roda e
diversas outras brincadeiras solicitadas pela professora e pelos próprios
alunos, garantindo a socialização, imaginação e espontaneidade dos alunos.
Contudo, apesar do espaço escolar ser bem atraente
poderia ainda ter mapas, cartazes do corpo humano, jogos e livros ao alcance
das crianças.
Atividade 7 – Observação de atividades que envolvem
cuidados com o corpo
Assim, o cotidiano dos alunos observados é repleto de
contos, brinquedos, brincadeiras e cuidado, facilitando o desenvolvimento
físico e mental e, consequentemente, contribuindo na formação de indivíduos
criativos, críticos e aptos para tomar decisões.
Atividade 8 – Elaboração de plano de aula
Centro de Educação Infantil Pioneira.
Anápolis, de 24 a 28 de outubro de 2011. Público-Alvo
Etapa: Educação Infantil.
Identificação da turma: Jardim II, vespertino.
Perfil da turma: a turma é composta por 27 alunos com idade de 05 e 06 anos.
Organização da sala:
·
A sala é
organizada em grupos de quatro alunos.
·
A sala de aula é
arejada e espaçosa, contendo varal de textos e armário com livros literários.
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 20
horas.
1º dia: segunda-feira, 24 de outubro de 2011.
Tema da aula: A História dos Números.
Esse assunto se faz necessário, pois compreender como
se dá a formação dos números, ajuda o aluno a entender qual é a sua
aplicabilidade no cotidiano.
Objetivos:
·
Fixar conceitos
matemáticos através da brincadeira.
·
Brincar de
amarelinha para que ao aluno desenvolva a noção de seriação matemática.
·
Exercitar o
alfabeto, identificando as vogais.
·
Ler e escrever as
vogais, a fim de reforçar a escrita.
·
Cantar canções
folclóricas, para o resgate às cantigas antigas, envolvendo a família nesse
projeto.
Componente curricular e conteúdo:
Matemática – números (contagem).
Natureza e Sociedade – história.
Linguagem Oral Escrita – alfabeto.
Movimento – brincadeira.
Música – cantigas folclóricas.
Procedimentos de ensino:
1º momento:
Fazer a leitura da história dos números para os
alunos.
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS
VOCÊS SABEM COMO E QUANDO O HOMEM COMEÇOU A UTILIZAR
OS NÚMEROS?
DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, O HOMEM VEM DESENVOLVENDO A
CAPACIDADE DE IDENTIFICAR QUANTIDADES E REGISTRÁ-LAS. MAS ISSO ACONTECEU DE
FORMA BEM LENTA. NO PRINCÍPIO, PARA CADA ANIMAL QUE SAÍA DO CERCADO ERA
COLOCADA UMA PEDRINHA EM UM SACO. NO FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA
TRAZIDO DE VOLTA, UMA PEDRINHA ERA RETIRADA. DESSA MANEIRA, O HOMEM CONHECIA AS
QUANTIDADES SEM CONHECER OS NÚMEROS.
PARA SE CHEGAR AOS NÚMEROS QUE CONHECEMOS DEMOROU
MUITO TEMPO. ASSIM, FOI PRECISO QUE A MENTE HUMANA EVOLUÍSSE E QUE A LINGUAGEM
SE TORNASSE MAIS CLARA.
COM O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA, O SER HUMANO FOI
CRIANDO DIVERSAS MANEIRAS DE REPRESENTAR OS NÚMEROS.
2º momento:
O texto será discutido entre professor e alunos, para
entendimento do que foi lido e será feita a contagem dos números expostos na
parede da sala de aula (0 a 10).
3º momento:
Utilização da amarelinha da escola, para que os alunos
brinquem, identificando os números.
4º momento:
ATIVIDADES
1 - ORGANIZE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA ABAIXO:
3 – 0 – 8 – 4 – 2 – 5 – 9 – 10 – 7 – 1 – 6 ________________________________
2 - CONFORME “A HISTÓRIA DOS NÚMEROS”, A CONTAGEM ERA
FEITA COM PEDRINAS.
A -
DESENHE UMA PEDRINHA PARA CADA ANIMAL QUE ESTÁ NO CERCADO E DEPOIS ESCREVA A
QUANTIDADE.
_______ = __ _____________________________________ =
___
NO FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA TRAZIDO DE
VOLTA, UMA PEDRINHA ERA RETIRADA.
5º momento:
Resgatando as cantigas foclóricas: vamos cantar?
A BARATA DIZ QUE TEM
A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ
AH RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!
A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO
É MENTIRA DA BARATA, O PÉ DELA É PELUDO
AH RA RA,IU RU RU, O PÉ DELA É PELUDO!
BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM
AH RA RA, RIM RIM RIM, ELA TEM É DE CAPIM!
A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA
AH RA RA, IU RU RU, ELA TEM É CASCA DURA!
A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO
AH RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM COCO RASPADO!
Recursos didáticos:
Folha xerocopiada.
Amarelinha.
Lápis.
Lápis de cor.
Quadro de giz.
Avaliação:
Os alunos serão observados no decorrer dos
procedimentos de ensino, respeitando a individualidade, as limitações e o tempo
de aprendizagem de cada um. Será registrado a socialização dos alunos durante a
brincadeira de amarelinha e durante as atividades, que serão corrigidas
individualmente e no quadro.
2º dia: terça-feira, 25 de outubro de 2011.
Tema da aula: Animais em Extinção.
Justificativa:
Esse assunto se faz necessário por ser abordado,
diariamente, em revistas, jornais e televisão. O tema “Animais em Extinção”
envolve diversos aspectos do cotidiano, como a preservação do meio ambiente.
Isto significa que esse assunto é bom para o indivíduo
e para todo o planeta. Assim, os alunos devem tomar consciência dos fatores que
ajudam na preservação da vida.
Objetivos:
·
Identificar os
principais animais que estão em extinção, a fim de reconhecer a importância da
preservação.
·
Associar números
com letras, formando palavras.
·
Desenhar a partir
do que foi observado, para desenvolver o gosto pela criação.
·
Cantar canções
folclóricas, para o resgate ás cantigas antigas.
Componente curricular e conteúdo:
Natureza e Sociedade – cadeia ecológica.
Linguagem Oral e Escrita – ler e escrever.
Matemática – números.
Artes Visuais – desenho.
Música – cantigas folclóricas.
Procedimentos de ensino:
1º momento:
Será apresentado aos alunos uma breve explicação sobre
os animais em extinção.
ANIMAIS EM EXTINÇÃO
A CADA DIA QUE PASSA, AUMENTA O NÚMERO DE ANIMAIS EM
EXTINÇÃO NO PLANETA, O QUE DESESTRUTURA A CADEIA ECOLÓGICA. PRECISAMOS DE TODOS
OS ANIMAIS PARA QUE O PLANETA VIVA EM EQUILÍBRIO.
UMA DAS FORMAS DE PRESERVAR A VIDA DESSES ANIMAIS É
CUIDAR DO NOSSO LIXO, RECICLANDO O QUE PUDERMOS, POIS O LIXO AQUECE O NOSSO
PLANETA, PREJUDICANDO A VIDA DOS ANIMAIS E ATÉ MESMO EXTINGUINDO-OS.
OS PRINCIPAIS ANIMAIS QUE SE ENCONTRAM EM EXTINÇÃO NO
BRASIL SÃO: ONÇA-PINTADA, ARARA-AZUL, VEADO-CAMPEIRO, LOBO-GUARÁ, TAMANDUÁ
BANDEIRA E MICO-LEÂO-DOURADO.
2º momento:
Apresentação
das fotos dos animais em extinção. Em seguida, cada aluno descreverá as
principais características de cada animal.
3º momento:
ATIVIDADES
1 -
TROQUE OS NÚMEROS PELAS LETRAS E DESCUBRA ALGUNS NOMES:
A B
C D E
F G H
I J K
L M
1 2
3 4 5
6 7 8 9
10 11 12 13
N O
P Q R
S T U
V W X Z Á
14 15
16 17 18
19 20 21
22 23 24
25 26
A = 12 – 15 – 2 – 15 7 – 21 – 1 – 18 – 26
________________
________________
B = 1 – 18 – 1 – 18 – 1 1 – 25 – 21 – 12
__________________ _____________
C = 22 – 5 – 1 – 4 – 15 3 – 1 – 13 – 16 – 5 – 9 – 18 – 15
__________________ __________________________
2 - ESCOLHA UM ANIMAL EM EXTINÇÃO E DESENHE,
ESCREVENDO O SEU NOME.
NOME: _______________
4º momento:
Usar o alfabeto móvel da escola, para formar palavras
com os nomes dos animais.
5º momento:
Resgatando as cantigas folclóricas: vamos cantar?
PEIXE
VIVO
COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA
COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA
COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI VIVER
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
Recursos didáticos:
Quadro de giz.
Folha xerocopiada.
Alfabeto móvel.
Fotos de animais.
Lápis de cor.
Lápis.
Avaliação:
Os alunos serão observados durante os procedimentos de
ensino. Serão avaliados por meio de suas atitudes perante a construção das
palavras com o alfabeto móvel e se conseguiram identificar os animais em
extinção que vivem aqui no Brasil.
3º dia: quarta-feira, 26 de outubro de 2011.
Tema da aula: O Corpo Humano.
Justificativa:
Esse assunto se faz necessário para identificarmos as
partes do nosso corpo.
Objetivos:
·
Conhecer e
identificar as partes do corpo humano.
·
Desenhar o corpo
humano, para que os alunos desenvolvam a criatividade.
·
Brincar de “Dança
das Cadeiras”, a fim de movimentar o corpo.
·
Interpretar a
história “Os Três Porquinhos”, entendendo a moral da história.
·
Cantar canções
folclóricas, para o resgate às cantigas antigas.
Componente curricular e conteúdo:
Natureza e Sociedade – corpo humano.
Artes Visuais – desenho.
Movimento – brincadeira dirigida.
Linguagem Oral e Escrita – interpretação.
Música – cantigas folclóricas.
Procedimento de ensino:
1º momento:
Apresentação
das partes do corpo humano, especificando cada uma delas. Nosso corpo é formado
por:
2º momento:
ATIVIDADES
1 - DESENHE SEU PRÓPRIO CORPO:
MEU CORPO É ASSIM:
2 -
RECORTE AS PARTES DO CORPO HUMANO E COLE-AS NUMA FOLHA, JUNTANDO AS SUAS
PARTES.
3º momento:
Brincar de “Dança das Cadeiras” no pátio da escola.
Vamos colocar 04 cadeiras escolher 05 crianças de cada vez para dançar ao redor
das cadeiras. Quando a música parar, a criança que ficar em pé sai da
brincadeira.
4º momento:
Ler a história “Os Três Porquinhos”.
OS TRÊS PORQUINHOS
NUMA FLORESTA DISTANTE, MAMÃE PORCA E SEUS TRÊS
PORQUINHOS VIVIAM FELIZES EM SUA CASINHA.
QUANDO OS PORQUINHOS CRESCERAM, MAMÃE PORCA DECIDIU
QUE ELES PRECISAM SAIR DE CASA PARA CONHECER O MUNDO.
ENTÃO, OS TRÊS PORQUINHOS SE DESPEDIRAM E CADA UM
ESCOLHEU UM CAMINHO DIFERENTE PARA SEGUIR.
O PRIMEIRO PORQUINHO LOGO SE CANSOU DE ANDAR, FEZ UMA
CASINHA DE PALHA E DEITOU-SE PARA DORMIR.
UM LOBO FAMINTO CHEGOU E DISSE:
― ABRA A PORTA, PORQUINHO, OU VOU SOPRAR ATÉ DERRUBAR
A SUA CASA!
O PORQUINHO NÃO ABRIU. ENTÃO O LOBO SOPROU COM TODA A
FORÇA, DERRUBOU A CASA E COMEU O PORQUINHO.O SEGUNDO PORQUINHO TAMBÉM ERA UM
POUCO PREGUIÇOSO. RECOLHEU GALHOS NO BOSQUE, FEZ UMA CABANA E LOGO FOI
DESCANÇAR.
MAS O LOBO ENCONTROU SUA CABANA E DISSE:
― ABRA, PORQUINHO, OU VOU SOPRAR ATÉ DERRUBAR SUA
CASA!
O PORQUINHO NÃO ABRIU. ENTÃO O LOBO SOPROU ATÉ
DERRUBAR A CABANA. ASSIM, CONSEGUIU COMER O SEGUNDO PORQUINHO.
AO CONTRÁRIO DE SEUS IRMÃOS, O TERCEIRO PORQUINHO ERA
MIUTO TRABALHADOR E CONSTRUIU SUA CASA COM TIJOLOS E CIMENTO. LOGO CHEGOU O
LOBO E BATEU À PORTA.
― ABRA, OU VOU SOPRAR ATÉ DERRUBAR SUA CASA!
― PODE SOPRAR O QUANTO QUISER, NÃO TENHO MEDO! ―
ZOMBOU O PORQUINHO.
O LOBO SOPROU COM TODAS AS SUAS FORÇAS, MAS A CASA NEM
SE MEXEU...
ENTÃO, O ESPERTO LOBO RESOLVEU SUBIR NO TELHADO E
ENTRAR PELA CHAMINÉ.
MAS O PORQUINHO PERCEBEU SUAS INTENÇÕES E FEZ O LOBO
CAIR BEM NO CALDEIRÃO DE ÁGUA FERVENDO!
DEPOIS QUE SAÍRAM DA BARRIGA DO LOBO, OS OUTROS
PORQUINHOS APRENDERAM A LIÇÃO.
QUANTO AO LOBO, NUNCA MAIS FOI VISTO POR AQUELAS
BANDAS...
5º momento:
Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Como era a casa do primeiro porquinho?
Como era a casa do segundo porquinho?
Como era a casa do terceiro porquinho?
Qual das casinhas o lobo mal não conseguiu derrubar?
Moral da história: não podemos ser preguiçosos como os
dois primeiros porquinhos, mas devemos ser igual ao terceiro porquinho que era
muito trabalhador.
6º momento:
Resgatando as cantigas folclóricas: vamos cantar?
O LOBO MAU
EU SOU O LOBO MAU
LOBO MAU, LOBO MAU
E PEGO AS CRIANCINHAS
PARA FAZER MINGAU.
HOJE ESTOU COM FOME
VAI HAVER FESTANÇA
QUERO UM BOM APETITE
PARA ENCHER A MINHA PANÇA.
Recursos didáticos:
Livro literário.
Gravuras do corpo humano.
Lápis.
Lápis de cor.
Folha em branco.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados na compreensão de cada um no
conhecimento das partes do corpo humano. Serão observados na brincadeira da
“Dança das Cadeiras” e na interpretação da história “Os Três Porquinhos”. Em
seguida, será feito registro do que desenvolveram com essa aula.
4º dia: quinta-feira, 27 de outubro de 2011.
Tema da aula: Figuras Geométricas Planas.
Justificativa:
Esse assunto se faz necessário para que os alunos
identifiquem as diferenças e semelhanças entre as figuras geométricas planas.
Objetivos:
·
Identificar e
compreender as figuras geométricas planas através dos objetos da sala de aula.
·
Reconhecer e
identificar as diferenças e semelhanças entre elas.
·
Desenvolver
habilidades manuais com o uso da massa de modelar.
·
Cantar canções
folclóricas, para o resgate às cantigas antigas.
Componente curricular e conteúdo:
Matemática – espaço e forma.
Artes Visuais – desenho.
Movimento – modelagem com massinha.
Música – canções folclóricas.
Procedimentos de ensino:
1º momento:
Assistir o filme da “Dora, a Aventureira”. Dora é uma
menininha muito esperta que adora aventuras. Junto com seu amiguinho Botas sai
pela floresta em busca de aventuras e sempre encontram o Raposo que tenta
atrapalhá-los.
O filme interage com a criança o tempo todo,
perguntando que caminho a Dora deve seguir e com fazer para ajudá-la. No
episódio que será apresentado, Dora mostra as figuras geométricas e ensina às
crianças seus respectivos nomes, fazendo também uma sequência das formas
geométricas para as crianças completarem.
2º momento:
Apresentação
das formas geométricas planas e utilização dos objetos da sala de aula,
identificando neles as formas geométricas apresentadas.
3º momento:
ATIVIDADES
1 – COMPLETE A SEQUÊNCIA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
PLANAS.
ΔΟ■ΔΟ■ΔΟ■__Ο■Δ__■ΔΟ__
ΟΔ■ΟΔ■__Δ■Ο__■ΟΔ__ΟΔ■
■ΟΔ__ΟΔ■__Δ■Ο__■ΟΔ__ΟΔ
2 –
PINTE A DORA E DECUBRA NO DESENHO ALGUMA FORMA GEOMÉTRICA.
4º momento:
Utilização das massinhas de modelar, para que os alunos
modelem as figuras geométricas planas.
5º momento:
Resgatando as cantigas folclóricas: vamos cantar?
O CRAVO E A ROSA
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO FICOU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
A ROSA PÔS-SE A CHORAR.
Recursos didáticos:
DVD.
Gravuras de figuras geométricas.
Lápis.
Lápis de cor.
Massa de modelar.
Avaliação:
Será observada a concentração dos alunos durante o
filme “Dora, a Aventureira”, e se conseguiram completar a sequência das figuras
geométricas planas da atividade proposta.
5º dia: sexta-feira, 28 de outubro de 2011.
Tema da aula: Nome e sobrenome.
Justificativa:
Esse assunto se faz necessário para que o aluno
reconheça seu nome e sobrenome, desenvolvendo os primeiros passos para a
leitura e a escrita.
Objetivo:
·
Identificar nome
e sobrenome, reconhecendo suas letras.
·
Exercitar a
escrita.
·
Formar o nome
através do alfabeto móvel.
·
Desenvolver
desenhos livres, a fim de ampliar a criatividade.
·
Cantar canções
folclóricas, envolvendo a família no resgate às cantigas antigas.
Componente curricular e conteúdo:
Linguagem Oral e Escrita – nome próprio.
Matemática – associação (número/letra).
Artes Visuais – desenho livre.
Movimento – brincadeiras.
Música – cantigas folclóricas.
Procedimentos de ensino:
1º momento:
Leitura da história “Caco, o Macaco”.
CACO, O MACACO
CACO É UM MACAQUINHO QUE ESTÁ SEMPRE ARRUMANDO
CONFUSÃO.
ELE ADORA COMER BANANA, MAS SEMPRE QUE COME JOGA A
CASCA NO CHÃO.
A MAMÃE DE CACO NÃO CANSA DE FALAR: CACO, MEU FILHO,
QUALQUER DIA ALGUÉM NESSA CASCA VAI PISAR E ESCORREGAR!
MAS O MACAQUINHO NÃO ESTÁ NEM AÍ, VAI DE GALHO EM GALHO
SE PENDURANDO NA MAIOR ALEGRIA.
CACO E SUA MAMÃE MORAM NUMA LINDA FLORESTA COM MUITAS
ÁRVORES, FLORES, FRUTOS E BANANEIRAS.
CERTO DIA, UMA LINDA MENININHA PASSEAVA PELA FLORESTA.
NÃO DEU OUTRA, ELA ESCORREGOU NUMA CASCA DE BANANA E ACABOU COM UM CORTE NA
TEXTA.
CACO FICOU MUITO TRISTE AO VER A MENINA MACHUCADA E
APRENDEU QUE JOGAR CASCAS NO CHÃO NÃO SERVE PARA NADA.
MAS A LIÇÃO DE CACO AINDA ESTAVA POR VIR...
EM UM DIA ENSOLARADO, LÁ ESTAVA O MACAQUINHO PULANDO
DE GALHO EM GALHO. AO AGARRAR BEM FORTE EM UM GALHO, O GALHO QUEBROU E CACO NO
CHÃO SE ESPATIFOU.
AINDA CHORANDO E COM MUITA DOR, O MACAQUINHO PEDIU
DESCULPAS PARA SUA MAMÃE E DISSE QUE NUNCA MAIS JOGARIA CASCAS DE BANANA NO
CHÃO.
E SUA MAMÃE, MESMO COM PENA DO POBRE MACAQUINHO FALOU:
A FLORESTA NÃO É LIXEIRA, NUNCA JOGUE CASCAS NO CHÃO,
SENÃO PODE ACABAR ACONTECENDO UMA GRANDE BESTEIRA!
2º momento:
Discussão da história
3º momento:
Nome e sobrenome.
Os alunos vão identificar seu nome e sobrenome,
juntando as letras do alfabeto móvel, que será distribuído no chão da sala de
aula.
4º momento:
ATIVIDADES
1 – ESCREVA SEU NOME E SOBRENOME:
__________________________________________
2 –
FORME NOMES COLOCANDO EM CADA QUADRADINHO A LETRA INDICADA PELO NÚMERO:
A D
E F I
L M N
O P R
1 2
3 4 5
6 7 8
9 10 11
1-8-1
4-3-11-8-1-8-2-1
7-1-11-5-1
10-3-2-11-9
5º momento:
Brincar no parquinho com os brinquedos que os alunos
trouxeram de casa.
6º momento:
Resgatando as canções folclóricas.
Dar aos alunos a cópia das músicas que aprenderam
durante a semana, para levar para casa, envolvendo os pais nesse projeto. Os
alunos farão um desenho espontâneo na capa da pasta com a cópia das músicas.
Em seguida, cantar mais uma canção:
NESTA RUA
NESTA RUA, NESTA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA, QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE, DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU, QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO.
SE EU ROUBEI, SE EU ROUBEI SEU CORAÇÃO
É PORQUE TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI, SE EU ROUBEI SEU CORAÇÃO
É PORQUE EU TE QUERO TANTO BEM.
SE ESTA RUA, SE ESTA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA, EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS, COM PEDRINHAS DE BRILHANTES
PARA O MEU, PARA O MEU AMOR PASSAR.
Recursos didáticos:
Quadro de giz.
Livro literário.
Alfabeto móvel.
Lápis.
Giz de cera.
Papel em branco.
Avaliação:
Será realizada através de registro, observando a
participação dos alunos nas brincadeiras e no desenvolvimento das atividades
propostas. As atividades serão corrigidas no quadro, solicitando alguns alunos
para responder as atividades, exercitando a escrita. Toda a avaliação realizada
durante a semana não tem o intuito de medir conhecimento, mas desenvolver
habilidades nos alunos, respeitando o tempo de cada um.
Referencia Bibliográfica:
Arquivos da Gil professora. Bonecos articulados.
Disponível em: <http://arqui vo
sdagiuprof.blogspot.com/2010/03/bonecos-articulados.html>. Acesso em: 20
out. 2011.
As Letras das Cantigas de Roda. Disponível em:
<http://www.Alzirazulmira.com /cantigas.htm#marcha>. Acesso em: 20 out.
2011.
Educação Infantil.Brincadeiras Infantis.
Disponível em: <http://crescendoeapr
endendo.blogspot.com/2007/01/brincadeiras.html>. Acesso em: 20 out. 2011.
GIFFORD, Chris. Dora, a
Aventureira. Chris Gifford, Valerie Walders e Eric Weiner. 2000. 1 DVD.
KORMANN, Jaqueline. Caco, o Macaco. Ilustração:
Editora Vale das Letras. Blumenau – SC: Vale das Letras.
NHAIA, Ana Francielle. Meu Corpo e Meu Esqueleto.
Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?Au la =36176>.
Acesso em: 22 out. 2011.
Equipe Girassol. Os Três Porquinhos. Barueri –
SP: Girassol, 2010.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. As Formas
Geométricas Planas. Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica Aula.html?aula=22748>.
Acessoem: 22 out. 2011.
PERES,
Thalita Carlos Moreno Tomé. Vamos Brincar de Amarelinha? Portal do
Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica
Aula .html?aula=8156>. Acesso em: 24 out. 2011.
Atividade 9 – Desenvolvimento e avaliação da aula
ministrada
O desenvolvimento das aulas, de modo geral, foi
realizado como esperado no plano de aula, que procurou tratar de assuntos que
fazem parte do cotidiano das crianças.
No primeiro dia foi realizada a leitura da “A História
dos Números”, que deixou os alunos entusiasmados por saberem como foi que
surgiu a contagem das coisas. Este assunto foi discutido por todos, dando
outros exemplos de como se pode contar, usando pedrinhas.
Na brincadeira de amarelinha e nas atividades feitas
em folhas, os alunos conseguiram realizar em pouco tempo. Na correção, houve
alguns erros, mas todos compreenderam o conteúdo.
O inicio do projeto realizado sobre as “Cantigas
Folclóricas”, trouxe aos alunos um conhecimento das canções vivenciadas pelos
seus avós e pais, fazendo-os participar ativamente desse projeto.
No segundo dia, foi trabalhado “Os Animais em
Extinção” e a “Preservação Ambiental”, assunto esse muito discutido atualmente
pela sociedade. Os alunos já conhecem um pouco do assunto e complementam a aula.
Na realização das atividades, o animal de extinção
mais escolhido para desenho foi a onça-pintada e na associação de números com a
letra não houve dificuldade, apenas alguns demoraram um pouco mais para
realizar essa atividade.
Sobre o “Projeto Cantigas Folclóricas”, a maioria dos
alunos perguntaram a seus pais e avós se conheciam a música cantada no primeiro
dia: “A Barata Diz que Tem”.
No terceiro dia o tema apresentado foi “O Corpo
Humano”. Nesta aula os alunos tiveram muitas atividades lúdicas. Eles
desenharam, recortaram, brincaram de “Dança Das Cadeiras” e ouviram a história
“Os Três Porquinhos”, participando dos debates realizados com a história.
No quarto dia foi trabalhado o conteúdo de matemática
com o tema “Figuras Geométricas Planas”. Os alunos compararam essas figuras com
os objetos existentes na sala de aula, o que reforçou ainda mais a aprendizagem
deles.
O filme “Dora, a Aventureira” conseguiu a participação
de todos os alunos em suas perguntas. Isso envolveu as crianças na aprendizagem
das figuras geométricas planas (triângulo, círculo e quadrado).Entre as
atividades propostas, o que mais interessou as crianças foi a modelagem das
figuras com massinha, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades
manuais.
No quinto e último dia de regência do Estágio
Supervisionado, a aula se desenvolveu ainda melhor. Os alunos brincaram com o
alfabeto manual, identificando cada letra do seu nome e sobrenome.
As brincadeiras no parquinho foram desenvolvidas com
os brinquedos que os alunos trouxeram de casa. Alguns alunos tiveram problema
ao dividir o brinquedo. Por isso foi preciso intervir, mostrando que se a
criança não deixar a outra brincar com o seu brinquedo vai acabar brincando
sozinha.
O final do Projeto “Resgate às Canções Folclóricas”,
mostrou que os alunos se sentem muito envolvidos com as lembranças dos adultos.
Todos os dias ficavam ansiosos para chegar a hora de cantar a canção escolhida.
Esse projeto teve o objetivo, além de ensinar os
alunos as músicas que fizeram parte da infância de seus pais, envolver a
família com o trabalho realizado na escola. O resultado foi extraordinário,
pois os pais queriam resgatar outras músicas que não foram apresentadas aos
alunos.
Toda essa semana de regência mostrou a importância de
vivenciar na pratica como é dar aula. A reação dos alunos e diferente em
relação aos conteúdos trabalhados. Alguns têm mais dificuldade com os números,
outros com as letras e outros ainda no canto e nas brincadeiras, por serem
muito tímidos.
O que se pode fazer para minimizar esses problemas é
manter uma relação de afeto, carinho e respeito mútuo com os alunos,
acolhendo-os em suas diferenças.
Trabalhar o lúdico com os alunos torna a aula mais
descontraída e menos obrigatória. O jogo, os brinquedos e as brincadeiras são
instrumentos que oferecem ao professor diferentes possibilidades educacionais.
Por isso, a brincadeira não deve ser entendida como um passatempo, mas
considerado como parte da vida do ser humano, fazendo desenvolver a linguagem e
a imaginação do individuo.
Outro aspecto importante a ser lembrado no
desenvolvimento de uma aula é respeitar o tempo de cada um, o estágio em que se
encontra. Para isso têm-se os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento mental
da criança. Ele é assim definido:
Período sensório-motor: a criança está centrada nela
mesma, capaz de agir diretamente sobre a realidade.
·
Período
pré-operatório: aparecimento da linguagem e apresentação simbólica da
realidade.
·
Período
operatório: coordena as ações mentais.
·
Período das
operações concretas: aparecimento das operações concretas.
·
Período das
operações abstratas ou formais: surgem as operações intelectuais.
O trabalho de Piaget complementa o fazer pedagógico,
pois possibilita ao educador compreender as necessidades da criança pelo seu
estágio de desenvolvimento.
A interação professor aluno, tanto abordado nos
estudos de Vygotsky, também é um aspecto de grande relevância ao trabalho do
professor, já que para esse teórico o ser humano se constitui na relação social
com o outro. Assim o professor tem o papel de mediador no ensino-aprendizagem.
Contudo, considerar os estudos desses e de outros
teóricos que refletiram tanto na educação, faz com que o professor não se perca
em sua prática pedagógica, mas que desenvolva um trabalho comprometedor com o
desenvolvimento integral da criança.
Considerações finais
A bagagem teórica compreendida durante as teleaulas,
ao longo do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de
Educação à Distância foi complementada com as observações e a prática
pedagógica vivenciada no Centro de Educação Infantil Pioneira.
Todo esse tempo de observação e regência, comprovou o
quanto se faz necessário realizar o Estágio Supervisionado, pois traz
benefícios tanto ao acadêmico como à escola que recebe o estagiário.
O aluno estagiário pode compreender melhor o que
aprendeu durante o curso, pois a prática vivenciada na escola muda
completamente seu pensamento de que todas as crianças reagem de maneira igual
ao que é apresentado pelo professor.
A escola, de certa forma, também é beneficiada com a
presença do estagiário. A sala de aula ganha um novo ajudante que pode
intervir, se o professor permitir, nas diversas situações ocorridas no
cotidiano dos alunos, aumentando as possibilidades de melhoria do
desenvolvimento da aula.
Por tudo o que foi apresentado neste relatório,
conclui-se que o foco principal desse estudo é formar um profissional
competente capaz de colaborar para o desenvolvimento do aluno da Educação
Infantil, oferecendo atividades novas que iram contribuir no aperfeiçoamento de
habilidades motoras, intelectuais e cognitivas, levando à criança a
possibilidade de ser um adulto criativo, crítico e que possa agir com
autonomia.
Referências bibliográficas
Arquivos da Gil professora. Bonecos articulados.
Disponível em: <http://arquiv
osdagiuprof.blogspot.com/2010/03/bonecos-articulados.html>. Acesso em: 20
out. 2011.
As Letras das Cantigas de Roda. Disponível em:
<http://www.Alzirazulmira.com /cantigas.htm#marcha>. Acesso em: 20 out.
2011.
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Disponível em: <http://crescendoeapr
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GIFFORD, Chris. Dora, a
Aventureira. Chris Gifford, Valerie Walders e Eric Weiner. 2000. 1 DVD.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral.
8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
KORMANN, Jaqueline. Caco, o Macaco. Ilustração:
Editora Vale das Letras. Blumenau – SC: Vale das Letras.
LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon:
Teorias Psicogenéticas em Discussão. Yves de La Taille, Martha Kohl de
Oliveira e Heloysa Dantas. São Paulo: Summus, 1992.
NHAIA, Ana Francielle. Meu Corpo e Meu Esqueleto.
Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aul a=36176>.
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Equipe Girassol. Os Três Porquinhos. Barueri –
SP: Girassol, 2010.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. As Formas
Geométricas Planas. Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica Aula.html?aula=22748>.
Acesso em: 22 out. 2011.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. Vamos Brincar de
Amarelinha? Portal do Professor. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/filhaTecnica Aula.htm l?aula=8156>.
Acesso em: 24 out. 2011.
RAU, Maria Cristina Troes Dorneles. A Ludicidade na
Educação: Uma Atitude Pedagógica. 2. ed. ver., atual e ampl. Curitiba:
Ibpex, 2011.
SILVA,
Nilson Robson Guedes. Estágio Supervisionado em Pedagogia. Campinas –
SP: Editora Alínea,
2011.
EXCELENTE TRABALHO...
ResponderExcluirEsse trabalho ficou muito bom, vai me ajudar nos meus relatórios, pois contém informações ricas.
ResponderExcluirParabéns!
Parabéns,ficou ótimo seu trabalho!
ResponderExcluirParabéns seu trabalho ficou perfeito, estou no quarto semestre de pedagogia, e suas informações será de grande ajuda, valeu beijão
ResponderExcluirparabéns muito bem feito seu trabalho, será de grande ajuda obg
ResponderExcluirOBRIGADA,ESSE TRABALHO FOI DE SUMA IMPORTANCIA PARA O MEU CRESCIMENTO.VC ESTAR DE PARABÉNS.
ResponderExcluirameii esse ttrabalho es bem interessante...
ResponderExcluirFIQUEI MUITO IMPRESSIONADA COM A RIQUEZA DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES CONTIDAS NUM SÓ TRABALHO ERA EXATAMENTE ISSO QUE PROCURAVA PARA TIRAR ALGUMAS DUVIDAS,MEUS PARABÉNS.
ResponderExcluirExcelente trabalho, ficou perfeito, foi de muita ajuda...bjus
ResponderExcluirparabéns aos pedagogos dessa obra
ResponderExcluirObrigada por todos os comentários e elogios sobre o meu trabalho de estágio!
ResponderExcluirEsta me ajudando muito. Obrigada por disponibilizar online algo tão rico.
ResponderExcluirEste trabalho foi muito bem elaborado. Parabéns pela sua dedicação. O mesmo serviu de embasamento para o meu trabalho. Obrigada.
ResponderExcluirExcelente trabalho!
ResponderExcluirMuito bem organizado, vai me ajudar bastante.
ResponderExcluirficou mais fácil de entender o manual de estágio.
ResponderExcluirficou mais fácil de entender o manual de estágio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirfaço pedagogia,estou no estágio supervisionado 1,seu trabalho vai me ajudar muito pois estava um pouco perdida,DEUS te abençoe.
ResponderExcluirÓtimo trabalho , vou elaborar meu trabalho baseado neste trabalho ...
ResponderExcluirÓtimo trabalho , vou elaborar meu trabalho baseado neste trabalho ...
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho, está me ajudando muito!
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho, está me ajudando muito!
ResponderExcluirÉ enriquecedor!
ResponderExcluirMe ajudou bastante! Obrigada!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO FICOU EXCELENTE...
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirotimo adorei
ResponderExcluirotimo adorei
ResponderExcluirPerfeito, me ajudou a tirar mtas dúvidas
ResponderExcluirTambém sou aluna da Anhanguera..excelente trabalho, parabéns!
ResponderExcluirObrigada pelo trabalho esclarecedor,Que tanto me ajudou no momento em que me sentia muito perdida
ResponderExcluirRealmente agora deu para entender o manual do estágio ... Faço semipresencial na anhanguera.Ajudou e muito Parabéns estava sem rumo....
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirExcelente trabalho, me ajudou muito.
ResponderExcluirParabéns
excelente trabalho
ResponderExcluirparabéns
ResponderExcluirBom
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