PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
Stephânia Silveira
Etapa: Anos Iniciais do
Ensino Fundamental
Série: 1º ano
Tempo previsto para o
desenvolvimento da aula: 04 horas.
Objetivos:
Conhecer a história do surgimento do município de Anápolis.
Compreender o significado de município.
Identificar e classificar os encontros vocálicos.
Formar encontros vocálicos.
Conhecer as espécies de animais.
Conhecer a história do surgimento do município de Anápolis.
Compreender o significado de município.
Identificar e classificar os encontros vocálicos.
Formar encontros vocálicos.
Conhecer as espécies de animais.
Componente curricular
e conteúdo:
História: a história do município.
Língua Portuguesa: encontros vocálicos.
Ciências: animais e sua espécie.
História: a história do município.
Língua Portuguesa: encontros vocálicos.
Ciências: animais e sua espécie.
Procedimentos de ensino:
1º momento:
Explicar aos alunos,
por meio de aula expositiva, a história do surgimento do município de Anápolis.
Depois socializar as
dúvidas e realizar algumas atividades para compreender o significado de
município.
2º momento:
Encontrar na história
as vogais existentes e copiá-las no caderno.
Apresentar as
possibilidades de formação de palavras a partir das vogais encontradas.
Atividades:
1- Junte as letras,
forme palavras e leia:
A + I E + U U + I
O + I A + U E + I
2- Ligue as vogais e
forme palavras:
A A
O I O U
E E
3º momento:
Perguntar aos alunos
quais são os animais que encontramos no nosso município, e anotar no quadro
todas as sugestões.
Explicar aos alunos
que cada animal faz parte de uma espécie.
Dispor aos alunos,
revistas para pesquisarem os diversos animais e colá-los no caderno.
Depois distinguir a espécie dos animais
encontrados.
Recursos didáticos:
Folha xerocopiada
Revistas
Tesoura
Cola
Quadro de giz
Avaliação:
Avaliar as
contribuições dos alunos nos relatos orais e nas pesquisas no texto e nas
revistas, para a realização das atividades descritas.
Referências
bibliográficas:
BRAGANÇA,
Angiolina Domanico. Porta Aberta:
afabetização. Angiolina Bragança, Isabella Carpaneda. ed. 2. São Paulo:
FTD, 2005.
PASSOS,
Célia; SILVA, Zeneide. Novo Eu Gosto. Ciências
Naturais. Manual do professor. IBEP.
muito bom, gostaria de um que entrasse a matéria
ResponderExcluirde geografia