PLANO DE AULA
Stephânia
Silveira
A História dos Números
Público alvo: Jardim II
Tempo previsto para o
desenvolvimento da aula: 05 horas.
Tema
da aula: A História dos Números.
Justificativa:
Esse
assunto se faz necessário, por compreender como se dá a formação dos números,
ajudando o aluno a entender qual a sua aplicabilidade no cotidiano.
·
Fixar conceitos
matemáticos através da brincadeira.
·
Desenvolver a
noção de seriação matemática, através da brincadeira de amarelinha.
·
Identificar as
vogais, exercitando o alfabeto.
·
Ler e escrever as
vogais, a fim de reforçar a escrita.
Componente
curricular e conteúdo:
Matemática
– números (contagem).
Natureza
e Sociedade – história.
Linguagem
Oral Escrita – alfabeto.
Movimento
– brincadeira.
Música
– cantigas folclóricas.
Procedimentos
de ensino:
1º
momento:
Fazer
a leitura da história dos números para os alunos.
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS
VOCÊS
SABEM COMO E QUANDO O HOMEM COMEÇOU A UTILIZAR OS NÚMEROS?
DESDE
A PRÉ-HISTÓRIA, O HOMEM VEM DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR
QUANTIDADES E REGISTRÁ-LAS. MAS ISSO ACONTECEU DE FORMA BEM LENTA. NO
PRINCÍPIO, PARA CADA ANIMAL QUE SAÍA DO CERCADO ERA COLOCADA UMA PEDRINHA EM UM
SACO. NO FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA TRAZIDO DE VOLTA, UMA PEDRINHA
ERA RETIRADA. DESSA MANEIRA, O HOMEM CONHECIA AS QUANTIDADES SEM CONHECER OS
NÚMEROS.
PARA
SE CHEGAR AOS NÚMEROS QUE CONHECEMOS DEMOROU MUITO TEMPO. ASSIM, FOI PRECISO
QUE A MENTE HUMANA EVOLUÍSSE E QUE A LINGUAGEM SE TORNASSE MAIS CLARA.
COM
O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA, O SER HUMANO FOI CRIANDO DIVERSAS MANEIRAS DE
REPRESENTAR OS NÚMEROS.
2º
momento:
O
texto será discutido entre professor e alunos, para entendimento do que foi
lido e será feita a contagem dos números expostos na parede da sala de aula (0
a 10).
3º
momento:
Utilização
da amarelinha da escola, para que os alunos brinquem, identificando os números.
4º
momento:
ATIVIDADES
3 –
0 – 8 – 4 – 2 – 5 – 9 – 10 – 7 – 1 – 6
________________________________
2 -
CONFORME “A HISTÓRIA DOS NÚMEROS”, A CONTAGEM ERA FEITA COM PEDRINAS.
A -
DESENHE UMA PEDRINHA PARA CADA ANIMAL QUE ESTÁ NO CERCADO E DEPOIS ESCREVA A
QUANTIDADE.
(inserir animais)
____________
= ____
_____________________________________
= _____
B -
CIRCULE AS VOGAIS QUE ESTÃO NA FRASE ABAIXO:
NO
FIM DO DIA, PARA CADA ANIMAL QUE ERA TRAZIDO DE VOLTA, UMA PEDRINHA ERA
RETIRADA.
5º
momento:
Resgatando
as cantigas folclóricas: vamos cantar?
A BARATA DIZ QUE TEM
A
BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ
É
MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ
AH
RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!
A
BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO
É
MENTIRA DA BARATA, O PÉ DELA É PELUDO
AH
RA RA,IU RU RU, O PÉ DELA É PELUDO!
A
BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM
É
MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM
AH
RA RA, RIM RIM RIM, ELA TEM É DE CAPIM!
A
BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA
É
MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA
AH
RA RA, IU RU RU, ELA TEM É CASCA DURA!
A
BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO
É
MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO
AH
RA RA, IA RO RÓ, ELA TEM COCO RASPADO!
Recursos
didáticos:
Folha
xerocopiada.
Amarelinha.
Lápis.
Lápis
de cor.
Quadro
de giz.
Avaliação:
Os
alunos serão observados no decorrer dos procedimentos de ensino, respeitando a
individualidade, as limitações e o tempo de aprendizagem de cada um. Será
registrada a socialização dos alunos durante a brincadeira de amarelinha e
durante as atividades, que serão corrigidas individualmente e no quadro.
Referência bibliográfica:
As Letras das Cantigas de Roda. Disponível em:
<http://www.Alzirazulmira. com/cantigas.htm#marcha>. Acesso em: 20 out. 2011.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. Vamos Brincar de
Amarelinha? Portal do Professor. Disponível em:<
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8156>. Acesso em: 24 out. 2011.
Gostei muito, pois faço curso normal e isto me ajudou muito .
ResponderExcluir