PROJETO CONTO E RECONTO
Stephânia Silveira.
Tema: Projeto Conto e Reconto.
Justificativa:
O objetivo maior da escola é formar leitores competentes, pois a leitura leva o indivíduo a construir seu conhecimento. Daí a necessidade de uma prática constante de leitura de diferentes textos.
A leitura fornece ao aluno a matéria-prima para a escrita, realizando um trabalho ativo de construção do significado do texto para a formação de leitores competentes, que possam compreender o que lê.
O domínio da linguagem oral e escrita é fundamental para uma efetiva participação social, levando o homem a se comunicar, acessar informações, expressar e defender pontos de vista.
A leitura desenvolve habilidades e competências educacionais e sociais, fornecendo ao leitor uma maior capacidade compreensiva, que deixa a mera decodificação textual para alcançar uma leitura interpretativa e reflexiva, necessária à compreensão do mundo e da realidade que o indivíduo está inserido.
Assim, a elaboração de um projeto de leitura pode ser decisiva para a formação de um aluno leitor, e é dentro desse ponto de vista que o projeto foi pensado, levando os alunos à biblioteca para trocar experiências e ampliar o desejo pela leitura.
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno a prática da leitura, tornando uma atividade prazerosa e rotineira, tanto na escola como no ambiente familiar, a fim de melhorar as relações de ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos:
· Ampliar o repertório de contos tradicionais;
· Envolver os pais na aprendizagem dos alunos;
· Valorizar a leitura como fonte de informação;
· Compreender os textos orais e escritos;
· Ampliar a visão de mundo;
· Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes culturas;
· Valorizar o patrimônio sociocultural;
· Estabelecer relações entre o presente e o passado;
· Respeitar a própria produção artística e a dos colegas;
· Identificar a arte como fato histórico;
· Explorar a interpretação e a dramatização.
Conteúdos:
· Língua Portuguesa: leitura e escrita.
· História: história dos contos infantis.
· Arte: artes visuais e teatro.
Procedimentos de ensino:
· Ir à biblioteca e fazer um levantamento dos principais contos infantis tradicionais existentes;
· Ler vários contos com a ajuda do professor;
· Dividir a sala em três grupos, sendo que cada grupo escolhe o conto que irá trabalhar;
· Pesquisar em que época foi produzido cada conto e conhecer a biografia dos autores;
· Fazer um trabalho escrito com o que foi pesquisado;
· Buscar entender a cultura e os valores presentes nos contos infantis;
· Conversar com os pais e pedir para que eles contem histórias que conhecem, comparando com as produções dos livros;
· Produção e ilustração de uma nova versão para os contos lidos;
· Apresentação no palco da escola da nova versão produzida pelos alunos, em forma de teatro;
· Convidar os pais (convite feito pelos alunos) para assistir a apresentação;
· Distribuição dos livros produzidos pelos alunos para a plateia.
Recursos Didáticos Expressivos:
· Leitura;
· Desenhos;
· Escrita individual;
· Escrita coletiva;
· Narração de histórias;
· Leitura de contos;
· Pesquisas;
· Ilustrações;
· Pintura;
· Formação de grupos;
· Espetáculos;
· Peças de teatro;
· Entrevista com os pais;
· Criação de novos contos;
· Apresentação;
· Fabricação de livros;
· Distribuição de livros.
Avaliação:
O Projeto Conto e Reconto avaliará todo o processo de construção do Projeto através de uma avaliação diagnóstica, formativa e contínua, observando todos os recursos didáticos expressivos utilizados.
A avaliação diagnóstica acontecerá no início do projeto, para conhecer o desenvolvimento intelectual do aluno e o nível de conhecimentos e informações que o aluno tem sobre o assunto, orientando a prática educacional do professor.
Na avaliação formativa será considerado a participação, o envolvimento e o desempenho do aluno na realização das atividades propostas.
Além disso, os alunos serão observados durante a leitura na biblioteca, na cooperação com a formação dos grupos, nas pesquisas, nas produções escritas e na apresentação da história produzida no palco da escola.
A avaliação vai contemplar os objetivos propostos no plano elaborado para a realização do Projeto, considerando sempre o aluno como um sujeito central no processo de aprendizagem, e para isso cada aluno será avaliado individualmente e coletivamente nos trabalhos em grupo.
Assim, os resultados obtidos pelos alunos durante o Projeto serão considerados do ponto de vista qualitativo, para que o professor considere o erro como forma de repensar a sua prática pedagógica, diante as necessidades dos alunos.
Referência bibliográfica:
MEC, Portal MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 23 maio 2012.
PASSOS, Célia. Novo Eu Gosto. Língua Portuguesa. Manual do professor. Célia Passos, Zeneide Silva. IBEP.
maravilhoso
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso, você e muito inteligente
ResponderExcluirAmei o projeto e vou utiliza lo para minha turma do 4º ano de uma escola aqui no meu município.
ResponderExcluirVocê conseguiu por minhas ideias no papel!
Obrigada!
Muito bom. Parabéns relatório perfeito.
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