PLANEJAMENTO
SEMANAL
Agrupamento: Jardim II
Tema Gerador: Respeito
Tema da Semana: Profissões
Objetivos
·
Conhecer e valorizar as diversas profissões;
·
Lembrar das profissões dos pais;
·
Valorizar o trabalho em equipe;
· Desenvolver a oralidade por meio do reconto,
das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·
Desenvolver o hábito de ouvir e ler
histórias;
·
Identificar as letras do alfabeto;
·
Apreciar músicas e poemas;
·
Realizar contagens em diferentes situações;
·
Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do
espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·
Participar de momentos de brincadeiras em
grupo e individual;
· Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com
algo que se caracteriza como patrimônio de todos (Projeto Levando Alegria:
balde de brinquedos).
Conteúdos
Profissões,
trabalho em equipe, música, poemas, filme, texto reflexivo, teatro e desfile
das profissões, leitura, alfabeto, palavras, letras, adivinhas, contagem,
números, calendário, painel, dias das mães, projeto levando alegria com balde
de alegria, reconto, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta,
psicomotricidade, atividades de rotina.
Recursos
Ficha
nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho,
lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto e números móvel, colchonetes,
baú, pote, chocolate, garfo, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro
literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola
literária.
Rotina Diária
13h00 a 13hs10 min
_ Acolhida
coletiva no pátio
13h10min a 13hs
30min– Organização
da sala e acolhida com músicas
13hs 30min a 14h – Leitura Incidental
(calendário, janelinha do tempo, Quantos
somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos:
brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na
área externa
16h50min a
17h10min –
Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída
SEGUNDA-FEIRA
08/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional e oração. Em
seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer alongamentos
e cantar a música com gestos:
“A
cigarra e a formiga”, Eliane, que estará em cartaz.
A
formiguinha
Carrega
uma folhinha
A
formiguinha
Trabalha
sem parar
Ela
corre, corre
Carrega
o formigueiro
Para
no inverno
A
formiguinha descansar
Mas
a cigarra
Descansa
o dia inteiro
Pois
é preguiçosa e não pensa em trabalhar
Ela
canta, canta
E
toca o dia inteiro
Ela
passa o dia todo de papo pro ar
A
formiguinha
Trabalha
sem parar
E a
cigarra
Só
pensando em cantar
Atividade de rotina
§ Chamadinha:
mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da
máquina de calcular.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ Janelinha
do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§ Alfabeto:
fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§ Números:
contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§ Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
Roda de conversa
Iremos iniciar nossa
roda de conversa lendo o livro “O que Maria vai ser quando crescer?” de Thays
Ladosky da Editora Construir, que conta a história de Maria, uma criança
diferente das outras, pois conversava com todos, refletia sobre seus erros,
ajudava as pessoas e, que crescia sendo uma pessoa boa e feliz. No final se
torna professora.
Atividade dirigida
Em “rodinha” apresentar o painel com a
música “A cigarra e a formiga” e fazer a leitura coletiva dele, ficando atento
às palavras e seu som. Contar quantas palavras e quantas letras tem a música.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Atividade de
psicomotricidade - Cantinho
dos brinquedos – distribuir os brinquedos pelo chão e deixar que brinquem
de faz de conta, criando as profissões.
Jogos de mesa – Massinha
de modelar.
TERÇA-FEIRA
09/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer
alongamentos e cantar a música com gestos:
“A
cigarra e a formiga”
Atividade de rotina
Devocional no pátio: Plantando Valores –
história
a cigarra e a formiga
Roda de conversa
Retornando
a sala e em roda de conversa
deixarei que as crianças se expressem sobre a história, fazendo o seu reconto e
intervindo quando solicitado ou necessário. Depois irei questionar as crianças:
Como era o comportamento da cigarra? Como a formiga passava seus dias? O
comportamento da cigarra de cantar o tempo todo foi bom? Por quê?
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Cantinho
da psicomotricidade – montar circuito com materiais da caixa de psicomotricidade
Jogos de mesa – Jogos
de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA
10/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A
cigarra e a formiga”
Atividade de rotina
Roda de conversa e atividade
dirigida
Faremos a brincadeira
de trabalho em equipe de encher o pote
do tesouro (será chocolate). Entregarei uma colher transparente de plástico
para cada criança, depois de sentarmos em círculo passarei um chocolate por
vez, onde as crianças deverão passar de colher em colher até colocar no baú
(pedir o baú da Val) depois que colocarmos os chocolates iremos contá-los e
dividir entre as crianças. Após a brincadeira faremos uma roda e conversaremos
sobre a importância do trabalho em equipe, dando exemplo da cigarra que não
ajudava ninguém.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
cantinho da leitura
Atividade psicomotora:
Brincadeira
do “Mestre mandou”, para imitarmos as profissões.
Jogos de mesa – pecinhas
de montar.
QUINTA-FEIRA
11/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A
cigarra e a formiga”
Atividade de rotina
Cineminha: assistir os vídeos sobre profissões:
Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o filme que
assistimos, deixando-as falar o que entenderam.
Atividade dirigida
Desenho
e escrita espontânea sobre o vídeo no caderno de desenho.
Depois
iniciarmos o cartaz para o dia das mães, fazendo as flores do cartaz.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer – texto
reflexivo
Cantinho da fantasia
Atividade psicomotora:
Faremos no pátio a brincadeira de cambalhotas com colchonetes,
onde trabalharemos domínio de movimento, força e equilíbrio do corpo da
criança, assim como os profissionais que trabalham no circo.
Jogos de mesa –
Distribuir o alfabeto móvel para escreverem o nome.
Obs: Enviar a sacola literária.
SEXTA-FEIRA
12/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“A
cigarra e a formiga”.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Em
rodinha faremos o fechamento da semana e do tema explorado, lembrando do dia
das mães no próximo domingo. Para que todos nós possamos aproveitar esse
momento para agradecer tudo o que nossa mãe faz por nós. Dar oportunidade para
que falem das características de cada mãe.
Atividade dirigida
atividades com adivinhas
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um
piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)
Cantinho musical
Leitura por prazer –
Brincadeira dirigida de
psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Faremos o
desfile das profissões e depois teremos uma animada aula de zumba onde
trabalharemos a consciência corporal, noção espacial e variados movimentos
(Aquecimento do Léo Mega, Boneca de lata, Duelo de mágicos, ... por fim Eu vou
andar de trem).
Jogos de mesa - Brinquedos
de casa.
Levar para casa o balde de
brinquedos
Nenhum comentário:
Postar um comentário