PLANEJAMENTO
SEMANAL
Agrupamento: Jardim II
Tema Gerador: Respeito
Tema da Semana: Família
Objetivos
·
Reconhecer-se como participante de uma
família;
·
Identificar as diferenças e semelhanças dos
diversos grupos familiares;
·
Adquirir conhecimentos em relação à noção de
tempo e espaço;
·
Conhecer o Sistema Solar;
· Desenvolver a oralidade por meio do reconto,
das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·
Desenvolver o hábito de ouvir e ler
histórias;
·
Identificar as letras do alfabeto;
·
Apreciar músicas e poemas;
·
Realizar contagens em diferentes situações;
·
Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do
espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·
Participar de momentos de brincadeiras em
grupo e individual;
· Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com
algo que se caracteriza como patrimônio de todos (Projeto Levando Alegria:
balde de brinquedos).
Conteúdos
Família,
árvore genealógica, sistema solar, caça ao tesouro, mapa, orientação espacial e
temporal, música, poemas, filme, leitura, alfabeto, contagem, números,
calendário, painel, projeto levando alegria com balde de brinquedos, reconto,
jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, atividades de
rotina.
Recursos
Ficha
nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho,
lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, lençol, bola, baú,
fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos,
jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.
Rotina Diária
13h00 a 13hs10 min
_ Acolhida
coletiva no pátio
13h10min a 13hs
30min– Organização
da sala e acolhida com músicas
13hs 30min a 14h – Leitura Incidental
(calendário, janelinha do tempo, Quantos
somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos:
brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na
área externa
16h50min a
17h10min –
Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída
SEGUNDA-FEIRA
15/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional e oração. Em
seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer
alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap
da família”, Diante do trono, que estará em cartaz.
Tóin,
tóin,chiq chiq tóin, tóin...
(papai
nós te amamos!
Mamãe
nós te amamos!
Irmão
nós te amamos!
Família
nós te amamos!)
Queremos
falar sobre uma coisa legal
Foi
deus quem inventou e é muito especial
Então
preste atenção para entender
Nosso
recado é importante e é pra você
Que
bom ter uma família
Família
é abençoada por Deus
Papai,
mamãe e filhos
Todos
sempre unidos buscando a Deus
A
coisa mais preciosa que alguém pode ter
Não
são carros nem mansões, dinheiro para dar ou vender
O
mais importante, e que mais tem valor
É
viver com a família nos caminhos do Senhor
Papai
e mamãe, pensem sempre em mim
Vocês
são o modelo que eu vou seguir
Olhando
suas vidas quero aprender
A
orar, ler a bíblia e o Senhor conhecer
Minha
casa é o melhor lugar
Onde
eu posso aprender a amar
Vou
orar por minha família
E sei
que Deus vai abençoar
Tóin,
tóin, tóin, tóin...
Eu
sou um filho muito inteligente
Em
todas as coisas sou obediente
Meu
pai e minha mãe quero sempre alegrar
Ajudando
em casa e gostando de estudar
E aí,
"vamo brincá"?
E aí,
meu brother, você quer brincar?
Os
meus brinquedos quero compartilhar
Não
falo mentira e não bato em meus irmãos
Porque
tenho Jesus dentro do meu coração
Falando
de família, vale a pena dizer
Que o
importante é respeitar quem cuida de você
Seja
o papai, mamãe, titia, vovó ou vovô
Essa
pessoa merece o seu amor
Minha
casa é o melhor lugar
Onde
eu posso aprender a amar
Vou
orar por minha família
E sei
que Deus vai abençoar
Eu
amo minha família
Tóin,
tóin,chiq chiq tóin, tóin...
§ Chamadinha:
mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da
máquina de calcular.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ Janelinha
do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§ Alfabeto:
fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§ Números:
contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§ Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
Devocional no pátio:
Plantando Valores – livro “A melhor família do mundo”, de Susana
López, que conta
a história de Carlota, uma menina órfã, que recebe a notícia de que havia sido
adotada. Seu primeiro pensamento: “Espero que seja a melhor família do mundo”.
Ansiosa com a novidade, começou a imaginar como seria essa família. No final
sua família era totalmente diferente do que imaginava, mas que passou a amar e
Carlota tinha conseguido a melhor do mundo.
Roda de conversa
Iremos iniciar nossa
roda de conversa pensando nas diversas famílias que podem existir. Ouvir o
relato de cada criança, dizendo como é sua família.
Mandar para casa uma
atividade para montarem a árvore genealógica da família.
Atividade dirigida e
cantinho dos brinquedos
Brincar
de faz de conta de papai, mamãe e filhinho com a caixa de brinquedos.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Jogos de mesa – Massinha
de modelar.
TERÇA-FEIRA
16/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro, fazer
alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap
da família”
Atividade de rotina
Roda de conversa
Observar
as atividades levadas para casa com a árvore genealógica da família. Vou ler
cada uma para conhecer o nome de cada membro da família. Voltar ao livro “A
melhor família do mundo”, para trabalhar com noção de tempo (os meses do
ano/manhã/tarde/noite/hoje/ontem/amanhã)
Trecho
do livro:
Numa
linda manhã de maio,
Carlota
estava brincando
No
jardim do orfanato
Quando
a diretora
A
chamou na sua sala.
Atividade
dirigida
Montar um painel do tempo descrevendo a rotina da sala para
entenderem melhor a noção de tempo.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Livro
“Lar, doce lar” de Joias dos contos de fadas
Cantinho
da psicomotricidade – montar circuito com materiais da caixa de
psicomotricidade
Jogos de mesa – Jogos
de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA
17/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap
da família”
Atividade de rotina
Roda de conversa
Buscando
novamente o livro “A melhor família do mundo”, vamos para a parte em que
Carlota imaginava uma família de astronauta, onde poderiam visitar os planetas
e contar as estrelas. Falar com as crianças que os planetas giram em torno do
Sol, e eles giram numa órbita, onde percorrem sobre uma linha imaginária.
Mostrar
um vídeo sobre o sistema solar. Para visualizarem melhor.
Atividade dirigida
Colorir
planetas e estrelas para fazermos o espaço (Sistema Solar) no teto da sala de
aula, depois dar nome aos astros.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
cantinho da leitura
Atividade psicomotora:
Brincar
de astronauta, como se estivesse andando na Lua e seu corpo bem leve flutuando
sobre ela.
Jogos de mesa – pecinhas
de montar.
QUINTA-FEIRA
18/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap
da família”
Atividade de rotina
Cineminha: assistir o vídeo sobre família:
Família
amigos – uma história de ninar - https://www.youtube.com/watch?v=rQx7645I2xU
Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o filme que
assistimos, deixando-as falar o que entenderam.
Atividade dirigida
Desenho
e escrita espontânea no caderno de desenho sobre nossa família, quem vive em
nossa casa.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Livro
“A pescaria dos sapos” de Simone Athayde
Cantinho da fantasia
Atividade psicomotora:
Vamos
brincar de piratas? O que sabem sobre eles? E os tesouros ondem ficam?
Caça
ao tesouro: montar um mapa da sala e entregar cópias para os grupos de quatro
crianças. Nos mapas estarão a localização correta do tesouro, que será um
coração, representando o amor de uma família. O grupo que encontrar primeiro,
ganha o coração.
Jogos de mesa –
Distribuir o alfabeto móvel para escreverem o nome.
Obs: Enviar a sacola literária.
SEXTA-FEIRA
19/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras, escrever a rotina do dia no quadro,
fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Rap
da família”.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Fazer
uma roda e conversar sobre a família de Carlota, que apesar de não ser como nos
sonhos era a melhor família do mundo pois sua mãe sempre lhe trazia doces, como
a família de doceiros, sua avó lembrava a
família de domadores de tigres, seu irmão gostava de planetas como um
astronauta e seu pai brincava de procurar tesouros como os piratas. Após
perguntar às crianças o que sua família faz que lhes agrada muito.
Atividade dirigida
Colorir diferentes imagens de diversas
famílias e apontar com qual se identifica mais.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um
piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)
Cantinho musical
Leitura por prazer –
.
Brincadeira dirigida de
psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Brincando com órbita dos
planetas
Amarrar
uma corda em um objeto macio e as crianças terão que passar pela órbita e pegar
peças que estarão perto do centro (professora), ganha a criança que não for
atingida.
Jogos de mesa - Brinquedos
de casa.
Levar para casa o balde de
brinquedos
Nenhum comentário:
Postar um comentário