Tema da Semana: Família e Moradia
JARDIM II
Objetivos
·
Identificar as diferenças e semelhanças dos
diversos grupos familiares;
·
Conhecer
o conceito de família e os tipos de moradia;
·
Reconhecer a moradia como espaço de
convivência familiar;
·
Identificar figuras geométricas;
·
Desenvolver a oralidade por meio do reconto,
das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·
Desenvolver o hábito de ouvir e ler
histórias;
·
Identificar as letras do alfabeto;
·
Apreciar músicas e poemas;
·
Realizar contagens em diferentes situações;
·
Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do
espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·
Participar de momentos de brincadeiras em
grupo e individual;
·
Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com
algo que se caracteriza como patrimônio de todos; Interessar-se por pesquisas
de diferentes assuntos.
Conteúdos
Família,
moradia, o sol, dança recorte e colagem, dobradura, rimas, música, poema, filme,
leitura, clássicos alfabeto, contagem, números, calendário, painel, reconto,
jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, atividades de
rotina.
Projetos
·
Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·
Educação começa com respeito
·
Momento cívico
·
Psicomotricidade coletiva
·
Plantando valores
·
Sacola literária
·
Projeto
futuros pesquisadores
Recursos
Ficha
nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho,
lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, lençol, cola, tesoura,
cadeiras, palitos de picolé, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa,
livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar,
sacola literária.
Rotina Diária
13h00 a 13hs10 min
_ Acolhida
coletiva no pátio
13h10min a 13hs
30min– Organização
da sala e acolhida com músicas
13hs 30min a 14h – Leitura Incidental
(calendário, janelinha do tempo, Quantos
somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos:
brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na
área externa
16h50min a
17h10min –
Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída
Atividade de rotina para todos os dias
§ Chamadinha:
mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da
máquina de calcular.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ Janelinha
do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§ Alfabeto:
fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§ Números:
contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§ Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
Ensaio – quadrilha todos os dias
SEGUNDA-FEIRA
22/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO
MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro,
perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música
com gestos:
“Pequenas
Alegrias - Marcela Taís.
https://www.youtube.com/watch?v=NSzIdlIqksA
Rir até
doer a barriga, pão quentinho da padaria
Receber carta pelo correio, ouvir o alarme do recreio Andar descalço na areia, barraca, lua, uma fogueira Lamber colher do bolo, encontrar moeda no bolso Correr na rua, banho de chuva Sorvete no verão, brincadeira de irmão Mas, se a gente juntasse as pequenas alegrias Seriamos felizes todos os dias Mas, se a gente juntasse as pequenas alegrias Seriamos felizes todos os dias Orgulho de trabalho bem feito, chegar em casa mais cedo Brincar com seu cachorro, a mãe deixar ficar com o troco Elogiarem sua comida, estar com a família Mensagem de madrugada, música predileta bem alta Cantar debaixo do chuveiro, dançar na frente do espelho Encontrar velho amigo, apertar plástico bolha, ficar um tempo à toa |
Mas, se a gente juntasse as pequenas alegrias
|
PROJETO FUTUROS PESQUISADORES
Após a acolhida iremos dar
oportunidade para que as crianças, que ficaram encarregadas da pesquisa sobre o
Sol, possam explicar o que descobriram.
Atividade de rotina
Devocional no pátio:
Plantando Valores –
JOÃO E MARIA
Era uma vez duas crianças, um
irmão e uma irmã. Seus nomes eram João e Maria. Eles moravam com o pai e com a
madrasta. O pai deles era lenhador. A vida da família era difícil e cheia de
sacrifícios por serem muito pobres.
Uma noite as crianças acordaram com um barulho de conversa no quarto ao
lado. “Eles comem muito. Se eles continuarem comendo assim, logo vamos todos
morrer de fome. Temos que nos livrar deles e vamos fazer isso amanhã,”
escutaram a madrasta falar. “Eu não quero abandonar meus filhos,” disse o pai.
Ele não achou que o plano fosse uma boa idéia. Mas a mulher dele era muito
persistente. E ela continuou falando e falando, até que o convenceu a fazer o
que ela queria.
“João, amanhã nós vamos morrer,” disse Maria, chorosa, “o que vamos
fazer?” João acalmou sua irmã afirmando que eles sobreviveriam. “Volte a
dormir, Maria. Tire uma boa noite de sono.” ele a acalmou. E assim que Maria
dormiu, ele saiu e encheu seus bolsos com o máximo de pedrinhas brancas que conseguiu.
Depois, voltou para a cama.
Na manhã seguinte a família acordou cedo, antes do amanhecer. “Hoje nós
vamos cortar algumas madeiras para o inverno. Será um longo dia,” disse a
madrasta. “Peguem esses pedaços de pão e não comam antes do meio dia, caso contrário,
vocês ficarão com fome muito cedo.” João deu seus pedaços de pão para Maria
guardar, porque os bolsos dele já estavam cheios de pedrinhas brancas.
Eles entraram na floresta densa. No caminho, João dava alguns passos,
parava e jogava uma pedrinha atrás dele, sem falar nada para ninguém. Depois de
um tempo, eles todos pararam. A madrasta disse para as crianças se sentarem e
esperarem quietos pela volta deles. O pai deles não disse nada.
João e Maria esperaram o dia inteiro. Eles não estavam acreditando que o
pai realmente os abandonara. Mas ao sol se por, eles perceberam que tudo o que
eles escutaram na noite anterior era verdade. “Não se preocupe, Maria,” disse
João, “eu joguei algumas pedrinhas por todo o caminho vindo para cá. Vamos
comer nosso pão e dormir. Amanhã de manhã a gente volta para casa e chegaremos
perto do meio dia. Confie em mim.”
E foi isso que fizeram. Na manhã seguinte, eles seguiram a trilha que
João havia feito, e foram andando na direção de casa. O pai deles ficou tão
feliz ao vê-los novamente, que ele não conseguiu dizer nada. Apenas os abraçou
o mais forte e por mais tempo que ele pôde.
Quando a noite chegou, as crianças escutaram a voz da madrasta, “Dessa
vez nós os levaremos para outro lugar mai s distante ainda dentro da floresta,
assim eles não conseguirão mais voltar para cá.” “Do que você está falando?!
Nós não vamos deixá-los sozinhos na floresta novamente!” Mas a madrasta
insistiu, “Você quer mesmo morrer de fome?” O pai não respondeu. João foi
novamente tentar pegar as pedrinhas brancas, mas dessa vez, a porta estava
trancada.
Na manhã seguinte a madrasta deu a eles pedaços ainda menores de pão
para o almoço. No caminho para a floresta, João jogou migalhas de pão por trás
dele. Assim eles poderiam encontrar o caminho de volta para casa, como fizeram
antes. Eles andaram por horas e horas. Até que a madrasta disse, “Aqui me
parece ser um bom lugar. Vocês dois podem tirar um cochilo enquanto eu e seu
pai cortamos madeira.”
No almoço, Maria dividiu seu pedaço de pão com João, e depois dormiram.
Já era noite quando eles acordaram e estava escuro demais para conseguirem
enxergar as migalhas. Mas João disse para Maria se acalmar porque eles
certamente voltariam para casa na manhã seguinte.
Quando eles acordaram, viram que os animais da floresta haviam comido
todas as migalhas durante a noite. Dessa vez quem ficou com medo foi João. “Nós
nunca vamos encontrar o caminho de volta pra casa agora,” ele chorou.
Mas agora foi a vez de Maria ser a corajosa. “Vamos andar. Tenho certeza
que conseguiremos encontrar nossa casa,” disse ela. Eles andaram o dia inteiro.
Já estavam com muita fome e muito cansados quando viram um passarinho branco
cantando em um galho de árvore. O passarinho voou, e os irmãos decidiram
segui-lo.
O pássaro os levou até uma casa. Quando eles chegaram perto, viram que a
casa foi toda construída com chocolate, o telhado era de bolo e as janelas
feitas de açúcar transparente.
As crianças começaram a comer a casa - João pegou um pedaço do telhado,
enquanto Maria derrubou um pedaço da parede.
De repente a porta abriu e uma senhora velhinha saiu de dentro da casa.
“Quem está comendo o meu telhado e paredes?!” ela gritou, mas quando ela
avistou as crianças, falou novamente, dessa vez, com uma voz suave. “Por favor,
venham. Estou vendo que estão famintos. Farei para vocês um delicioso café da
manhã!”
Eles entraram. A velhinha fez panquecas com calda doce e ofereceu a eles
leite para beber. Quando os irmãos estavam muito felizes, pensando terem
encontrado o paraiso, a velhinha pegou João pela mão. Os olhos dela ficaram
vermelhos brilhantes e ela deu uma gargalhada bizarra muito alta. “Crianças
estúpidas! Vocês não perceberam que eu fiz essa casa para atrair vocês? Agora
eu vou engordar você, menino, para depois comê-lo.” Ela jogou João dentro de um
quarto pequeno e escuro. E o trancou lá.
Só aí que João e Maria perceberam que ela não era uma velhinha bondosa,
e sim uma bruxa! Seus olhos eram vermelhos e ela era mais velha do que qualquer
ser humano vivo. Ela quase não enxergava, mas conseguia sentir muito bem os
cheiros. Não importava o quanto as crianças chorassem, a bruxa não tinha
piedade.
“Venha cá, garotinha, comece a cozinhar algo delicioso para seu irmão.
No final de um mês ele deverá estar gordinho e bom para ser comido.” Maria não
teve outra opção senão começar a cozinhar para seu irmão. Uma semana se passou
dessa mesma forma - João comeu alimentos deliciosos, enquanto Maria esteve
sempre faminta.
Todas as manhãs, a velhinha ia para o quarto de João e gritava, “Mostre
seu dedo, menino. Deixe-me ver se você engordou.” Mas João mostrava um pequeno
pedaço de osso, e por conta da péssima visão da bruxa, ela acreditava que era
realmente seu dedo. Ela estava furiosa porque ele continuava sempre magrinho.
Quatro semanas se passaram e a bruxa perdeu sua paciência. Ela gritou
para Maria, “Ei, você! Essa é a maior panela da cozinha, encha de água até a
borda! Eu não ligo que seu irmão esteja tão magro.Vou cozinhar ele hoje mesmo!”
Maria rezou por um milagre, mas quando ela acabou de encher o caldeirão,
a bruxa a ajudou a colocar dentro de um grande forno. A velhinha então acendeu
o fogo. Um tempinho depois a bruxa empurrou a pobre Maria para o forno e disse,
“Entre aí e veja se a água já estáfervendo!” Só que Maria achou que a bruxa
estava querendo empurrá-la para dentro do caldeirão e cozinhá-la também. Então
Maria espertamente respondeu, “Como é que vou entrar no forno? Por favor
mostre-me como fazer, que depois eu vou checar a água.”
“O que há com você?” gritou a bruxa, “É tão fácil! Olhe, você só precisa
pisar aqui e…. aaaaaaaaaaahhh!!!” Maria tinha empurrado a velhinha para dentro
do forno. Depois, fechou a porta do forno rapidamente. A bruxa malvada queimou
até ficar crocante.
Maria foi correndo para o quarto de João. Destrancou a porta e deu-lhe
um grande abraço. João, meu irmão querido, a bruxa está morta. Vamos sair desse
maldito lugar e achar nosso caminho de casa!”
E como eles estavam felizes! Antes de deixarem a casa, foram para o
quarto da bruxa, onde eles sabiam que ela mantinha seu tesouro. Havia baús por
todos os cantos do quarto e as crianças encheram seus bolsos de pedras
preciosas até ficarem lotados. “Essas aqui são melhores do que as pedrinhas
brancas,” disse João quando acabou de encher os bolsos. Depois deixaram a casa.
Os irmãos andaram por algumas horas antes de conseguirem sair da
floresta da bruxa. O sol estava se pondo quando eles finalmente chegaram até a
ponte que eles conheciam bem, estavam perto da casa deles. “Pai!” gritou Maria
quando ela o avistou na varanda , aparentando estar mais triste do que nunca,
pois sua esposa havia morrido.
“Meus filhos queridos! Vocês estão vivos!” o pai exclamou muito feliz e
os três se abraçaram. Maria sacudiu seu avental e as pedras preciosas começaram
a cair no chão. João juntou-se a ela e tirou todas as pérolas e diamantes que
havia colocado em seus bolsos. Finalmente eles puderam ter uma vida tranquila e
viveram felizes para sempre!
Após
o devocional, cantar a música - Biguinha
e Seus Amigos - Minha Família.
Roda de conversa
Ao
retornarmos a sala, fazer uma roda e falar sobre o tema da semana: Família e
Moradia. O que é
Família? Designa-se por família o conjunto de pessoas que
possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente
formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou
mais filhos, compondo uma família
nuclear ou elementar. Moradia: Designação comum de habitação,
morada, casa, é o lugar onde a família mora.
Em seguida, conversar com as crianças sobre a
história, perguntar o que mais gostaram e deixá-las falarem sobre o que
entenderam. Logo após, falar sobre as atitudes do pai e da madrasta. Explicar a
importância do amor que deve existir em uma família e sobre a importância de
todos ficarem unidos, independente da condição financeira que possuem.
Perguntar para elas, se conhece alguma criança que foi abandonada pelos
pais?
Atividade dirigida
Escrever
no quadro com a ajuda das crianças as palavras: FAMÌLIA e MORADIA, depois distribuir
o alfabeto móvel para procurarem as letras e montarem essas palavras.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Atividade psicomotora
Dança
das cadeiras com músicas trabalhadas neste semestre.
Jogos de mesa – Massinha
de modelar.
TERÇA-FEIRA
23/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Pequenas
Alegrias - Marcela Taís.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Fazer uma roda e conversar com as crianças sobre as suas
famílias, quem moram na casa, com quem dormem, quem cuida, quem trabalha, ou
seja, as funções de cada membro da família.
Observar com as crianças as diferenças entre uma família e
outra quanto aos integrantes e suas diferentes funções entre uma família e
outra.
Ex: Em uma família a mãe trabalha fora, em outra não, em uma
o pai fica em casa cuidando dos afazeres, em outra ninguém fica em casa e todos
contribuem nas funções, etc...
Pedir
para as crianças desenharem as pessoas da sua família, as que moram na mesma
casa. Em seguida, montar um quadro com palitos de picolé e colocar a família
dentro.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Hipólito,
o sapo de sorte. Roberto Belli.
Atividade psicomotora
Pular
corda
Jogos de mesa – Jogos
de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA
24/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Pequenas
Alegrias - Marcela Taís.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Relembrar a história – João e Maria, iremos falar sobre a casa da
bruxa. Perguntar para as crianças se é possível morar em uma casa feita de
doces? Logo após, explicar para as crianças que não é bom para a nossa saúde
comer doces todos os dias.
Atividade dirigida
Fazer a dobradura da Casa
da Bruxa. Deixar as crianças observarem as formas geométricas e, em seguida
colar pedacinhos de EVA na casa representando os doces da bruxa.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir
todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua
autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.
Jogos de mesa – alinhavo
QUINTA-FEIRA
25/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Pequenas
Alegrias - Marcela Taís.
Atividade de rotina
Cineminha: assistir o vídeo sobre família e moradia:
Família Amigos - O dia da mamãe inseto (https://www.youtube.com/watch?v=ibR-K52a9EE) e Família Amigos - O circo da família (https://www.youtube.com/watch?v=rQx7645I2xU).
Roda de conversa
Conversar
sobre o vídeo assistido, deixando que as crianças falem sobre o que viram e
ouviram expressando suas ideias. Logo após, perguntar se gostam da casa que
moram e o que gostariam que fosse diferente? Explicar para as crianças que o melhor
lugar para morar é onde encontramos carinho e amor, e que nossa família deve
nos proporcionar esses sentimentos e que nós também devemos ser carinhosos com
as pessoas que amamos.
Atividade dirigida
Desenho
e escrita espontânea no caderno de desenho “minha casa”
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Livro
O mágico de Oz – clássicos divertidos – Nana Toledo
Atividade psicomotora:
Pano
encantado – Lu Chamusca e crianças
https://www.youtube.com/watch?v=H7IUS4BkOYI
“O PANO ENCANTADO”(Lu Chamusca)
Era
uma vez um pedaço
De
pano, de pano, de pano
Um
pano feliz encantado
Que
fazia o que eu ia mandando (Bis)
ORDEM
1:
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
um BARCO bem bonito
Você
pode fazer
Um
barco, um barco
Você
pode fazer
Um
barco, um barco
pra
remar eu quero ver
ORDEM
2
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
uma PONTE bem comprida
Você
pode fazer
Uma
ponte, uma ponte (bis)
Pra
passar eu quero ver
ORDEM
3
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
uma CASA cheia de gente
Você
pode fazer
Uma
casa, uma casa
Cheia
de gente eu quero ver
ORDEM
4
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
uma FLOR que abre e fecha
Você
pode fazer
Uma
flor que abre
Que
fecha eu quero ver (bis)
ORDEM
5
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
um CAVALO bem grandão
Você
pode fazer
Toc,
toc um cavalo
Bem
grandão eu quero ver (bis)
ORDEM
6
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
um TRIO ELÉTRICO
Você
sabe fazer
Um
trio, um trio
Pra
dançar eu quero ver (bis)
ORDEM
7
Seu
pano encantado
Agora
eu quero ver
Se
uma CAMA bem gostosa
Você
sabe fazer
Uma
cama, uma cama
Pra
dormir eu quero ver
Uma
cama bem gostosa
Você
sabe fazer
Era
uma vez um pedaço...
Jogos de mesa –
Cai não cai
Obs: Enviar a sacola literária.
SEXTA-FEIRA
126/05/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
“Pequenas
Alegrias - Marcela Taís.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Conversar
com as crianças sobre o tema da semana -“Família e Moradia” e deixa-las falarem
sobre o que compreenderam. Em seguida, vamos ouvir, cantar e fazer a leitura
apontada da música “Fui Morar Numa Casinha - Eliana”
que estará em cartaz.
Fui
Morar Numa Casinha
Eliana
Fui
morar numa casinha nhá nhá
Infestada
da da de cupim pim pim
Saiu
de lá lá lá uma lagartixa xá
Olhou
pra mim olhou pra mim e fez assim
Hum
Hum
Fui
morar numa casinha nhá nhá
Enfeitada
da da de florzinha nha nha
Saiu
de lá lá lá uma princesinha nhá nhá
Olhou
pra mim olhou pra mim e fez assim
Smack
Smack
Fui
morar numa casinha nhá nhá
Infestada
da da de morceguinho nho nho
Saiu
de lá lá lá uma bruxinha nhá nhá
Olhou
pra mim olhou pra mim e fez assim
Ha Ha
Ha
Atividade dirigida
Cada
criança irá desenhar e recortar sua casa para decorarmos o cartaz.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um
piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)
Leitura por prazer – vou
ler o poema e as crianças vão tentando adivinhar através das rimas de quem é a
casa. A casa e seu dono. https://pt.slideshare.net/lenepiupiu/aula-4-serie-segunda
Brincadeira dirigida de
psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Montar circuito com materiais da caixa de
psicomotricidade e com pés de EVA.
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