Jardim II
Tema Gerador: Gente pequena também
faz...Reconto
Tema da Semana: Sistema monetário – João
e o pé de feijão
Objetivos
Reconhecer os valores das cédulas e moedas do nosso
sistema monetário;
Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar,
conferir o troco.
· Desenvolver a oralidade por meio do reconto,
das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
· Desenvolver o hábito de ouvir e ler
histórias;
· Identificar as letras do alfabeto;
· Apreciar música;
· Realizar contagens em diferentes situações;
· Deslocar-se com destreza
progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de
confiança nas próprias capacidades motoras;
· Participar de momentos de brincadeiras em
grupo e individual;
· Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com
algo que se caracteriza como patrimônio de todos;
Conteúdos
Sistema
monetário, João e o pé de feijão, troca, valores, o lixo, alimentação saudável,
música, filme, leitura, lista, história
teatral, contos, curiosidades, poemas, escrita e desenho, alfabeto, rimas, contagem, números, calendário, painel,
reconto, jogos, brincadeiras, cantinhos,
faz de conta, psicomotricidade, atividades de rotina.
Projetos
·
Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·
Momento cívico – Eu Amo meu Brasil
·
Psicomotricidade coletiva
·
Plantando valores
·
Sacola literária
·
Ler por prazer
·
Gente
pequena também faz...Reconto
·
Escola
limpa
·
Alimentação
saudável – alimente com amor
Recursos
Ficha
nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho,
lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, cadeiras, balões,
feijão, cédulas e moedas, boliche com garrafas, sementes, fantasias, balde de brinquedos, toalha de
mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de
montar, sacola literária.
Rotina Diária
13h00 a 13hs10 min
_ Acolhida
coletiva no pátio
13h10min a 13hs
30min– Organização
da sala e acolhida com músicas
13hs 30min a 14h – Leitura Incidental
(calendário, janelinha do tempo, Quantos
somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Cantinhos:
brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
Atividades de
psicomotricidade na área externa
15h a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Roda de conversa
16h a 16h20min– Hora da Atividade escrita ou concreta
16h20min a 16h50min - Hora da História, cantinho da leitura
16h50min a
17h10min –
Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída
Atividade de rotina para todos os dias
§ Chamadinha:
mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da
máquina de calcular.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ Janelinha
do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§ Alfabeto:
fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§ Números:
contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§ Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
§ Iniciaremos nesta semana o
reconto das histórias escolhidas, uma criança por dia.
SEGUNDA-FEIRA
11/09/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO
MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as
carteiras, escrever a rotina do dia no
quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e
relaxamento com respiração e cantar músicas com gestos: Fui ao mercado
Atividade de rotina com
reconto pela criança
Devocional no pátio:
Plantando Valores, Colhendo Amor– João e o pé de feijão
Faremos o ensaio da música “Jogue o lixo no lixo”, trabalhando o
projeto “Escola limpa e organizada”;
Roda de conversa
Retornaremos a sala e
faremos uma roda de conversa para explorar a história e deixarei que as
crianças se expressem sobre o teatrinho realizando seu reconto de forma
coletiva, onde ajudarei mantendo atenção e coerência da história e
ressaltaremos os personagens. Conversaremos sobre o que a mãe do João o mandou
fazer na feira e o que ela esperava que ele trouxesse para casa que era
dinheiro para comprar comida e trabalharemos assim a importância do dinheiro.
Lanche/recreio – lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Atividade psicomotora
Enchendo
e estourando balões
Colocar
nos balões vazios números e depois que estourarem a criança falará que número
é.
Atividade
dirigida
Montar
um painel com a música “Fui ao mercado” explorando as rimas encontradas e
inventar novas rimas, com outros tipos de comida das quais a mãe de João poderia
conseguir com a venda da vaquinha.
FUI AO MERCADO
Jogos de mesa – Massinha
TERÇA-FEIRA
12/09/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e relaxamento com respiração e cantar músicas com
gestos: Fui ao mercado
Atividade psicomotora
Entregar
às crianças diferentes tipos de sementes, inclusive de feijão, para separarem
uma a uma, agrupando .
Atividade de rotina
Leitura por prazer –
Como se fosse dinheiro - Ruth Rocha
Roda de conversa
Conversaremos hoje sobre
a troca que João fez da vaquinha pelos feijões. Foi bom para ele, eles
conseguiram mais dinheiro? De que forma?
Atividade dirigida
Propor
para as crianças a confecção de cédulas para que possam vivenciar uma atividade
de troca. Para tanto, levarei xerox de várias cédulas para sala, bem como
algumas moedas para que as crianças possam observá-las e responder:
O
que vocês estão vendo nesta cédula?
Qual
é o valor desta cédula?
Qual
é o animal que aparece na cédula de R$ 10,00?
Qual
é o animal que aparece na cédula de R$ 2,00?
Qual
é o animal que aparece na cédula de R$ 20,00?
Todas
as cédulas aparecem animais?
Todas
as cédulas tem a mesma cor?
E as
moedas tem o mesmo tamanho?
Como
você sabe qual é o valor da moeda?
A
moeda vale mais que uma nota?
Lanche/recreio – lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA
13/09/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e relaxamento com respiração e cantar músicas com
gestos: Fui ao mercado
Reconto – sacola literária
“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir
todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua
autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.
Atividade de rotina
Lanche/recreio – lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Roda de conversa
Iniciaremos
hoje o projeto Alimentação saudável
Faremos
a leitura do livro “Amanda no país das vitaminas” e conversaremos
sobre a importância do dinheiro para a nossa alimentação, perguntarei quem já
foi a feira e deixarei que as crianças se expressem. Falarei então sobre o que
é alimentação saudável e falarei sobre as frutas que são ricas em vitaminas e
minerais muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo trabalhando
assim o projeto “Alimentação saudável:
Alimente com amor”. Vou entregar imagens de frutas para as crianças para
que pintem, recortem e montaremos uma árvore com as frutas.
Atividade dirigida
Jogo:
“Adivinhe quanto vale”
Levarei
objetos, frutas, brinquedos, roupas.
Para
cada um estabelecer um pequeno preço fictício, pois considerando que as
crianças não estão familiarizadas com valores, terão dificuldade em pensar em
valores reais.
Cole
os valores, no verso do objeto, para não visualizarem.
Sugestões:
1
maçã = R$ 1,00
|
1
caneta = R$ 5,00
|
1
banana = R$
0,50
|
1
bala = R$ 0,10
|
1
lápis = R$ 0,
20
|
1
caderno = R$ 5,00
|
1
toalhinha de mão = R$
2,00
|
1
bola = 10,00
|
1
boneca pequena = R$ 10,00
|
1
camisa = R$ 50,00
|
Regras
do jogo:
Colar
o objeto na lousa e sortear um jogador para falar o valor que acha que o objeto
tem.
Direcionar
a resposta, com três orientações: falando mais ou menos.
Se a
criança falar um valor aproximado a professora fala o valor do
objeto, considera como acerto, escreve na lousa e cola a cédula ou
a moeda correspondente ao lado, para que os alunos visualizem e familiarizem
com o valor.
Se o
valor ficar muito distante ela sorteia outro jogador e continua o jogo.
Ao
final da dinâmica avaliar:
O
que aprendemos.
Qual
foi a maior dificuldade?
O
que foi mais interessante?
Quais
regras do jogo gostariam de mudar?
Qual
ou quais valores vocês acham que não são adequados aos produtos?
Jogos de mesa – alinhavo
QUINTA-FEIRA
14/09/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e relaxamento com respiração e cantar músicas com
gestos: Fui ao mercado
Cineminha – Sistema monetário em
desenho animado
Atividade psicomotora:
Boliche:
Jogo da poupança
Esta
brincadeira ajuda a criança a se familiarizar com o sistema monetário,
oportunizando o raciocínio aditivo, a pronúncia e o registro de valores. Para
isto, pegue algumas garrafas pet, e dentro de cada uma delas cole a
cópia de uma cédula ou uma moeda de valores diferentes.
Divida
a turma em 2 equipes.
Cada
equipe recebe uma tabela e uma caixinha de sapato, com o nome de “Banco Poupe
mais”.
Providenciar
anteriormente cópias de cédulas e moedas, que ficarão em uma
caixinha para que as crianças façam saques para depositar nos
seus bancos.
Cada
equipe joga uma vez e cada garrafa que derrubar corresponde a um saque no banco
da professora para depositar na poupança da equipe.
Ao
final da jogada uma criança da equipe faz o registro na tabela, pega os
valores correspondentes com a professora e deposita no banco da equipe.
Ao
final das jogadas as equipes somam os valores depositados e vence quem tem
maior valor depositado.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Iremos
conversar hoje sobre os tipos de alimentos que a mãe de João poderia comprar
para manter uma boa saúde. Deixar que as crianças falem sobre os alimentos.
Depois
falaremos também sobre a importância de mantermos nossa escola limpa e
organizada, jogando sempre o lixo no lixo.
Leitura por prazer - poema
DE MOEDA EM MOEDA
Lanche/recreio – lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Atividade
dirigida
Fazer um cartaz sobre o lixo no lixo para apresentar na
culminância do projeto.
Jogos de mesa –
Cai não cai
Obs: Enviar a sacola literária.
SEXTA-FEIRA
15/09/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e relaxamento com respiração e cantar músicas com
gestos: Fui ao mercado
Reconto – sacola literária
Brincadeira dirigida de
psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Dança
de diferentes músicas infantis.
Atividade de rotina
Roda de conversa
Propor
às crianças a escrita de uma lista de compras contendo alimentos de suas
preferências. Em seguida, deverá fazer o seguinte desafio aos alunos:
Quanto
custa cada um dos produtos da lista?
Quanto
você precisa para comprar todos esses produtos da lista?
Como
foi que você fez os cálculos?
Quanto
você terá que ter em dinheiro para fazer essas compras?
Todas
as respostas deverão ser registradas e fixadas no quadro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22647
Leitura por prazer – Dona Baratinha
Lanche/recreio – lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os
lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)
Culminância do projeto
escola limpa e organizada, onde cada sala do jardim irá expor seu cartaz e
apresentaremos a música “Jogue o lixo no
lixo”.
Jogos de mesa - Brinquedos de casa.
Levar para casa o balde de
brinquedos
gostei muito ...parabéns
ResponderExcluir