PLANEJAMENTO
SEMANAL DIA DO INDIO
JARDIM II
Tema
Gerador: Respeito
Tema
da Semana: Índio
Objetivos
- Conhecer e sensibilizar-se sobre a história
dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos,
costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
·
Desenvolver
a oralidade e expressividade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de
conta e leitura de imagens dos livros;
- Exercitar a criatividade através
de músicas, jogos e massinha;
- Movimentar-se através de
exercícios de psicomotricidade, brincadeiras e danças;
·
Desenvolver
o hábito de ouvir histórias;
·
Aprimorar
os movimentos do corpo, a noção do espaço e a coordenação motora;
·
Explorar
rimas com paródia;
·
Desenvolver
coordenação através da dobradura.
Conteúdos
Índio,
Costumes indígenas, comidas típicas, respeito à cultura indígena, número e quantidade,
contagem, calendário, dobradura, alfabeto, desenho e escrita espontânea, rimas,
paródia, música, texto informativo, lenda indígena, cartaz, lanche coletivo.
Recursos
Ficha
nominal, cola, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de
desenho, lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto e números móvel, livro
literário, urucum, tinta guache, macarrão, brinquedos, jogos, massinha de
modelar, jogos de engenheiro, sacola literária.
Rotina
Diária
13h00 a
13hs10 min _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com
músicas
13hs
30min a 14h – Leitura Incidental (calendário,
janelinha do tempo, Quantos somos,
combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h
a 15h – Hora da Atividade
escrita ou concreta
15h
a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min
a 16h– Cantinhos:
brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h
a 16h20min– Hora da
História, cantinho da leitura
16h20min
a 16h50min - Atividades
de psicomotricidade na área externa
16h50min a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min
– Iniciar a saída
SEGUNDA-FEIRA 17/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças
serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala,
organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:
“Brincar de índio”- Xuxa - e Indiozinhos.
Brincar de Índio- Xuxa
Vamos brincar de
índio
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par...
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele
Para dança começar
Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito mas também
sabe gritar!!OOOOOOOOOOOO
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz
Mas sem mocinho pra me pegar...
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par...
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele
Para dança começar
Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito mas também
sabe gritar!!OOOOOOOOOOOO
Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz
Atividade
de rotina
§
Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e
ir colocando na chamada.
§
Quantos
somos: contar quantas
crianças estão presentes e marcar quantos meninos e meninas e quantos são ao
todo.
§
Calendário: marcar a data no calendário,
especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§
Janelinha
do tempo: observação
do tempo e mudar no painel.
§
Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto,
cantando.
§
Números: contar os números em ordem e depois
de trás para frente.
§
Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
Devocional
no pátio:
A folha de papel que queria ser um
barquinho
Começou
assim: Ele estava voando e flutuando pelo céu, quando caiu nas mãos de uma
menina chamada Ana que brincava com suas colegas Lara e Maria.
E o papel disse: hei menina, hei menina, me transforma em um barquinho.
A menina respondeu: Eu vou tentar pegou o papel dobrou pela metade e disse:
Olha papel você não quer ser uma cabana?
O papel respondeu não, não eu quero ser um barquinho. Em seguida, a menina olhou a cabana de papel e disse: Papel você quer ser uma borboleta? Nossa, isso me fez lembrar de uma música (segurando o papel pela dobra. Abaixar e levantar a mão, fazendo o papel balançar como se fosse asas de borboleta) “Borboletinha ta na cozinha Fazendo chocolate para a madrinha. Poti, poti, perna-de-pau. Olho de vidro e nariz de pica-pau”.
E o papel disse: hei menina, hei menina, me transforma em um barquinho.
A menina respondeu: Eu vou tentar pegou o papel dobrou pela metade e disse:
Olha papel você não quer ser uma cabana?
O papel respondeu não, não eu quero ser um barquinho. Em seguida, a menina olhou a cabana de papel e disse: Papel você quer ser uma borboleta? Nossa, isso me fez lembrar de uma música (segurando o papel pela dobra. Abaixar e levantar a mão, fazendo o papel balançar como se fosse asas de borboleta) “Borboletinha ta na cozinha Fazendo chocolate para a madrinha. Poti, poti, perna-de-pau. Olho de vidro e nariz de pica-pau”.
O papel não, não eu
quero ser um barquinho.
Então esta bem a menina entregou o papel para sua amiga Lara. Lara dobrou o papel novamente, e falou:
Hei papel o que acha de ser um livrinho para as crianças lerem?
O papel não, não eu quero ser um barquinho.
Lara disse esta bem e dobrou o papel mais uma vez para cá e para cá e perguntou?
Hei papel, você não quer ser uma casinha? Nossa, isso me fez lembrar de uma música: “ Era uma casa muito engraçada, Não tinha teto, Não tinha nada. Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão. Ninguém podia Dormir na rede, Porque na casa Não tinha parede. Ninguém podia Fazer pipi, Porque pinico Não tinha ali. Mas era feita Com muito esmero Na rua dos bobos Número zero”. (Música e letra de: Toquinho e Vinícius)
Então esta bem a menina entregou o papel para sua amiga Lara. Lara dobrou o papel novamente, e falou:
Hei papel o que acha de ser um livrinho para as crianças lerem?
O papel não, não eu quero ser um barquinho.
Lara disse esta bem e dobrou o papel mais uma vez para cá e para cá e perguntou?
Hei papel, você não quer ser uma casinha? Nossa, isso me fez lembrar de uma música: “ Era uma casa muito engraçada, Não tinha teto, Não tinha nada. Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão. Ninguém podia Dormir na rede, Porque na casa Não tinha parede. Ninguém podia Fazer pipi, Porque pinico Não tinha ali. Mas era feita Com muito esmero Na rua dos bobos Número zero”. (Música e letra de: Toquinho e Vinícius)
O papel não, não eu quero ser um barquinho.
Então Lara entregou o papel para Maria. Ela pegou a casinha e dobrou as partes para cima e para baixo, do outro lado também.
E perguntou hei papel você não quer ser um chapeuzinho de soldado? Nossa, isso também me fez lembra de uma música: "Marcha soldado cabeça de papel Quem não marcha direito vai preso no quartel. O quartel pegou fogo Francisco deu sinal Acode, acode, acode a Bandeira Nacional".
E o papel não, não, não eu quero ser um barquinho.
Ana pegou novamente o papel e falou esta bem e continuou dobrando o papel, dobrou todas as pontinhas para dentro e perguntou?
Hei papel você não quer ser um saquinho de pipoca?
O papel respondeu: Não, não eu quero ser um barquinho.
A claro você quer ser um barquinho.
Então ela pegou o saquinho de papel e dobrou mais uma vez,para cima e para baixo,para cima e para baixo e falou.
E agora você quer ser um copinho de beber água, o papel respondeu, não, não eu quero ser um barquinho.
A disse: espere só um pouquinho.
Então a menina virou o copinho de beber água para baixo. E começou a puxar as pontinhas, puxar as pontinhas.
E de repente taram o papel se transformou num lindo barquinho.
O barquinho feliz disse: Obrigado, obrigado agora eu posso navegar pelos mares e rios bem feliz.
Obrigado menina.
(https://www.youtube.com/watch?v=llAm5I5v7TE).
Roda
de conversa
Quando
retornarmos à sala, iremos conversar sobre a história que foi contada no
devocional, vou falar sobre os vários materiais que o papel poderia se tornar,
como: livro, chapéu, cabana, entre outros.
Iremos comparar com as pessoas que podem ser boas, ruins, bravas, tranquilas,
educadas, grosseiras, cada uma pode ser do jeito que quiser, porém, devemos
sempre sermos pessoas de bom coração, ajudar ao próximo, e termos sempre bons
valores.
Logo
após, falaremos também sobre a dobradura do papel até chegar à forma de
barquinho, vou fazer novamente um barquinho com as crianças, mostrando as
figuras geométricas que podemos visualizar.
Em
seguida, vou falar sobre o tema da semana-Índio,
explicar "o que é" o índio?
(trabalhar o conceito de cidadania). A partir das respostas induzir outras
questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho, porque
se pinta o que come como são as crianças, quais são as brincadeiras, se estudam,
como tratam as doenças, etc.
Atividade
dirigida
Cada
criança irá dobrar e decorar um barco de papel para ilustrarmos o cartaz com a
música- Indiozinhos, que será escrito juntos às crianças.
Lanche/recreio
– lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala com piquenique.
Leitura
por prazer –
Lenda
Indígena/De onde Vem o Fogo?
Atividade
de psicomotricidade -
Cantinho dos brinquedos – distribuir
os brinquedos pelo chão e deixar que brinquem de faz de conta.
Jogos de mesa – Massinha de modelar para fazerem
índios.
TERÇA-FEIRA 18/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças
serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala,
organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:
“Brincar de índio”- Xuxa - e Indiozinhos.
Atividade
de rotina
Leitura
por prazer –
https://cantinhodadezinha.blogspot.com.br/2011/04/texto-19-de-abril-dia-do-indio.html
Roda
de conversa
Vou perguntar para as
crianças se elas já viram um índio e onde viram, deixar elas falarem sobre suas
experiências, em seguida vou mostra gravura de índio e pedir e que observem como os índios se
vestem, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Logo após, explicar que devemos
demonstrar carinho por todas as pessoas, mesmo que seus costumes sejam
diferentes dos nossos.
Atividade
dirigida
Realizar a leitura da
música no cartaz (Indiozinhos), atentando para as rimas existentes. Em seguida,
fazer uma paródia em cima da música acrescentando novas rimas. Vou ser escriba
deles, escrevendo a nova música no quadro, depois será reescrito no papel.
Lanche/recreio
– lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala com piquenique.
Atividade
psicomotora:
No pátio brincar de pular com um pé
só, contando quantos consegue.
Jogos
de mesa –
Recortes de EVA com formas geométricas variadas.
Obs:
Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA 19/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças
serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala,
organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:
“Brincar de índio”- Xuxa -
e Indiozinhos.
Atividade
de rotina
Leitura
por prazer –
A criança que levou a
sacola literária irá fazer o reconto.
Roda
de conversa
Fazer a leitura do
texto:
Todo
dia é dia de índio?
Sim,
pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem
parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por
serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para
comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Quer saber porque esse
dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso
Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura
indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em
relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a
discriminação do homem branco.
(smartkids.com.br)
Logo
após, deixar as crianças falarem sobre o que sabem dos índios. Em seguida falar
sobre as comidas típicas dos Índios, e falar que amanhã faremos um lanche
especial com comidas típicas.
Demonstrar a fruta urucum, usada para tingir o corpo dos índios.
Demonstrar a fruta urucum, usada para tingir o corpo dos índios.
Atividade
dirigida
Faremos a pintura de macarrão para
fazermos um colar. Depois de seco colocaremos um por um em barbante,
trabalhando o movimento de pinça. Aproveitar a tinta e decorar o cocar com
pinturas em zigue-zague.
Lanche/recreio
– lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala com piquenique.
Atividade
psicomotora:
No pátio brincar de pular com um pé
só, contando quantos pulos consegue.
Jogos
de mesa – Jogos de
engenheiros.
Colocar as sementes de
urucum na água e manusear a tinta.
QUINTA-FEIRA
20/04/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças
serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala,
organizar as carteiras, fazer alongamentos e cantar as músicas com gestos:
“Brincar de índio”- Xuxa -
e Indiozinhos.
Atividade de rotina
Cineminha:
ir para o sala de informática e assistir aos vídeos:
O Pequeno Hiawatha - O pequeno
indiozinho(https://www.youtube.com/watch?v=tqibTFNQsRM) e O Livro da Selva em
Português | conto e musicas | com Os
Amiguinhos(https://www.youtube.com/watch?v=spbEznKxaaA).
Roda
de conversa
Falar sobre os vídeos que
foram assistidos, relembrar o tema da semana. Em seguida, perguntar para as
crianças o que elas aprenderam sobre os Índios. Relembrar as comidas indígenas,
escrever no quadro delas, em seguida, perguntar para elas, qual das comidas dos
Índios é a preferida de cada criança.
Leitura
por prazer – Cantinho
da leitura.
Atividade
dirigida
Escrita espontânea das principais
palavras comuns entre a comunidade indígena:
Oca, cacique, tribo...
Depois
desenho espontâneo no caderno de desenho sobre o vídeo assistido.
Lanche/recreio
– lanche da escola no
pátio e o lanche de casa na sala com piquenique.
Cantinho
da psicomotricidade no pátio e lanche com comidas típicas dos Índios.
No pátio com todas as crianças da
educação infantil, realizar um lanche especial com comidas típicas dos índios.
Cada criança irá trazer uma comida. Ex.: pamonha, bolo de mandioca, cural, bolo
de fubá e outros. Em seguida, cantar com gestos as músicas trabalhadas no
decorrer da semana. Logo após, transformar
todos as crianças em pequenos curumins (menino índio), colocando cocar na
cabeça e pintando os rostinhos.
SEXTA-FEIRA 21/04/2017
FERIADO
OTIMO PLANO DE AULA AMEI ESSA FORMA BEM SIMPLES MAIS BEM ELABORADA DE MOSTRAR UM BELO TRABALHO COM CRIANCAS PARABENS BELISSIMO TRABALHO
ResponderExcluirÉ muito importante poder contar com vocês obrigada por min ajudar sempre quando preciso
ResponderExcluirÓtimo plano de aula,bem elaborado me ajudou muito, obrigada.
ResponderExcluir