Ano:
Jardim II “A”
Planejamento
Semanal
Tema: Família
1.
Objetivos
· Observar a função da escrita em diferentes
contextos, avançando gradativamente suas hipóteses de leitura e escrita;
·
Reconhecer o próprio nome e o dos colegas;
·
Identificar e reconhecer as letras do seu
nome no alfabeto;
·
Manusear diferentes tipos de livros;
· Desenvolver o raciocínio lógico matemático,
por meio de atividades com noções de quantidade;
·
Contar a partir de um número diferente de um;
· Ampliar os conhecimentos
sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor através das
brincadeiras;
·
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
·
Exercitar a criatividade e ampliar o
repertório musical das crianças;
·
Reconhecer-se como participante de uma
família;
·
Identificar as diferenças e semelhanças dos
diversos grupos familiares;
·
Explorar situações que possibilitem a
ampliação da criatividade, da imaginação e do sendo estético.
2.
Conteúdos
v Linguagem
Oral e Escrita
·
O nome próprio;
·
Oralidade;
·
Escrita espontânea;
·
Leitura e manuseio de livros.
v Matemática
·
Noções de quantidade;
·
Calendário;
·
Noções de valor monetário.
v Movimento
·
Exploração do corpo;
v Música
·
Som e silêncio;
·
Brincadeiras musicais.
v Natureza
e Sociedade
·
A família e seus valores.
v Artes
Visuais
·
Desenhos;
·
Pinturas.
3.
Recursos Didáticos
·
Folhas de papel;
·
Fichas dos nomes;
·
Lápis de cor;
·
Giz de cera;
·
Cola colorida;
·
Xerox;
·
Pendrive e Data Show;
·
Jogos pedagógicos;
·
Livro literário infantil;
·
Massinha de modelar;
·
Cartolina.
4. Atividades diárias
Terça-feira,
01/12/15
Metodologia: Iniciamos com acolhida no pátio, cantando
músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de
seis e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, apresentar o tema da
semana “Família”. Realizar as atividades de rotina. Na
atividade dirigida, as crianças vão desenhar sua família. Após o lanche e o
recreio realizar a leitura do livro “O portal dos sonhos”, brincar de boliche e
encerrarmos com massinha de modelar.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e
oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em grupos de seis e cantar
músicas infantis. Vamos também aprender sobre a utilidade do dinheiro na nossa
família, conhecendo o caro e o barato. Ensaio – cantada de Natal.
Roda
de conversa
Iniciar o diálogo
perguntando às crianças sobre as suas famílias, com quem moram na casa, com
quem dormem, quem cuida, quem trabalha, ou seja, as funções de cada membro da
família.
Observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes e suas diferentes funções entre uma família e outra.
Observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes e suas diferentes funções entre uma família e outra.
Atividade
de rotina
§ Chamadinha:
verificar se todos estão presentes.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ O
tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§ Alfabeto:
leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§ Figuras
geométricas: diferenciar as figuras geométricas através
de suas formas e cores.
§ Leitura
dos números de 0 a 10.
§ Leitura
dos combinados e das palavras mágicas.
Atividade
dirigida
BRINCAR DE CASINHA:
Incentivar às crianças a brincarem de casinha, estimulando-os a interpretarem
os diferentes papéis (tios, avô, avó, mamãe, papai, etc.)
Depois desenhar sua família em
uma folha.
Lanche/recreio
Leitura
por prazer – O portal dos sonhos
Atividades
de psicomotricidade
Boliche: colocar o jogo de boliche e
cada criança, a uma distância de 3 metros terá que derrubar um número máximo de
garrafa.
Jogos
de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e
deixar que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade
refinada.
Quarta-feira,
02/12/15
Metodologia: Iniciamos com acolhida no pátio, cantando
músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de
quatro. Ao terminar, trabalhar com músicas infantis. Na roda de conversa, falar
sobre o poema “O peixinho Glub.Realizar as atividades de rotina. Na atividade
dirigida, as crianças vão recortar e colar imagens de diversas famílias em
cartaz. Após o lanche e o recreio ir à biblioteca para manusear e ler figuras
encontradas nos livros literários e ler o livro “Tinker Bell e os humanos”,
depois brincar com a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” e distribuir pecinhas
de montar.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e
oração. Já na sala de aula organizar os alunos em grupos de quatro, depois cantar
músicas infantis e confeccionar dinheiro de diversos valores.
Ensaio – cantada de Natal
Roda
de conversa
Leitura do poema e
comentários sobre ele.
O Peixinho Glub
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.
E o peixinho teve uma ideia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.
Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...
Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!
Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.
E o peixinho teve uma ideia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!
Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.
Atividade
de rotina
§ Chamadinha:
verificar se todos estão presentes.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos
faltaram.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ O
tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§ Alfabeto:
leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§ Figuras
geométricas: diferenciar as figuras geométricas através
de suas formas e cores.
§ Leitura
dos números de 0 a 10.
§ Leitura
dos combinados e das palavras mágicas.
Atividade
dirigida
Atividade no cartaz
Montar um cartaz com figuras de diversos
tipos de família. (recortar e colar)
Lanche/recreio
Leitura
por prazer
Livro: Tinker
Bell e os humanos
Atividades
de psicomotricidade
Música:
partes do corpo
Cabeça, ombro, joelho e pé
Jogos
de mesa
Brincar com pecinhas de montar, formando
grupos de duas crianças, a fim de estimular a criatividade, a concentração e o
raciocínio lógico, levando a buscarem soluções de forma independente.
Quinta-feira,
03/12/15
Metodologia: Iniciamos com acolhida no pátio, cantando
músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em fila e
cantar músicas. Na roda de conversa, apresentar o vídeo coma música “Somos de
todas as cores”. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as
crianças irão decorar um cartaz com coloridas representando a música. Após o
lanche e o recreio realizar a leitura do texto “O castelo de areia”, brincar de
alerta e encerrarmos com massinha de modelar.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e
oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em fila e cantar diversas
músicas infantis. Ensaio – cantada de Natal
Roda
de conversa
Apresentar
uma história em vídeo da “Margarida Friorenta”. A margarida é uma florzinha que
sente muito frio, mas seu frio é de carinho e de abraço, enfatizando a
importância do carinho para com as pessoas, em seguida pedirei que cada criança
fale suas considerações a respeito da história lida, se gostaram, qual parte
mais gostaram, se eles gostam de abraçar, de ganhar abraço, se na convivência
com sua família eles gostam de abraçar a mãe, o pai os irmãos os avós.
Atividade
de rotina
§ Chamadinha:
verificar se todos estão presentes.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos
faltaram.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ O
tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§ Alfabeto:
leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§ Figuras
geométricas: diferenciar as figuras geométricas através
de suas formas e cores.
§ Leitura
dos números de 0 a 10.
§ Leitura
dos combinados e das palavras mágicas.
Atividade
dirigida
Atividade em folha
As crianças vão cortar pequenos pedacinhos de
tecido e colocar em volta da Margarida Friorenta e pintar com capricho a flor
com giz de cera.
Lanche/recreio
Leitura
por prazer – Uma armadilha para Roz
Cineminha:
Marcha e o Urso
Jogos
de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar,
para se representarem e expressarem através de sua manipulação.
Sexta-feira,
04/12/15
Metodologia: Iniciamos com acolhida no pátio, cantando
músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de
dois. Na roda de conversa, cantar a música do Titãs “Família”. Realizar as
atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a
colorir diferentes tipos de família. Ler o livro “Uma noite inesquecível”. Após
o lanche e o recreio, brincar de chute ao gol e brinquedos de casa.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e
oração. Já na sala de aula organizar as crianças em grupos de dois, depois trabalhar
com músicas infantis. Ensaio – cantada de Natal
Roda
de conversa
Apresentar a música dos Titãs “Família”:
Titãs
- Família
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!
Família
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão
Família êh!
Família áh!
Família
Família, família,
Cachorro, gato, galinha
Família, família,
Vive junto todo dia,
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Botaram um cadeado no portão
Família ê
Família á
Família
Deixar que os alunos conversem sobre a música
que ouviram, perguntando se ela parece com sua família.
Atividade
de rotina
§ Chamadinha:
verificar se todos estão presentes.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos
faltaram.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ O
tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§ Alfabeto:
leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§ Figuras
geométricas: diferenciar as figuras geométricas através
de suas formas e cores.
§ Leitura
dos números de 0 a 10.
§ Leitura
dos combinados e das palavras mágicas.
Atividade
dirigida
Atividade em folha
Colorir diferentes imagens de diversas
famílias e apontar com qual se identifica mais.
Lanche/recreio
Leitura
por prazer – Uma noite inesquecível
Atividade
de Psicomotricidade
Chute
a gol
Colocar a bola a uma distância de cinco
metros do gol e tentar acertar a rede em três tentativas.
Jogos
de mesa
Brincar
em grupo com os brinquedos de casa, para promover a socialização, o cuidado e o
respeito mútuo entre as crianças.
Registro
reflexivo
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANÁPOLIS,
______ DEZEMBRO DE 2015
ANO:
JARDIM II “A”
NOME:
___________________________________________
ATIVIDADE
– QUAL A FAMÍLIA QUE VOCÊ SE IDENTIFICA?
ANÁPOLIS,
_____ DE DEZEMBRO DE 2015.
ANO:
JARDIM II “A”
NOME:
___________________________________________
ATIVIDADE
– CUBRA DE TECIDO A MARGARIDA FRIORENTA:
QUANTAS
PÉTALAS TÊM A MARGARIA FRIORENTA? ______________
Referências:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2008/02/plano-de-aula-minha-famlia-1-srie.html
https://letras.com/titas/48973/
Peppa Pig. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NobvVBq5eSA
Referência
de imagens:
Referência
do livro:
60
histórias para dormir. Walt Disney Productions. Tradução de Renata Inforzato.
São Paulo, DCL, 2011.
O
portal dos sonhos
Tinker
Bell e os humanos
Uma
armadilha para Roz
Uma
noite inesquecível
Muito lindo seu trabalho,e bem completo.. parabéns !
ResponderExcluirAdorei seu trabalho parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirmuito bom gostei e vou seguir algumas dicas interessantes que achei no seu trabalho para as minhas actividades parabens mesmo e continue sempre com esta vontade de trabalhar com nossos baixinhos
ResponderExcluirGostei muito do plano de aula sobre a família. Atividades bem legal para trabalhar com as crianças, me ajudou muito. Obrigada.
ResponderExcluiramei, perfeito
ResponderExcluirMuito bom 👏👏
ResponderExcluirMuito bom! Amei!!
ResponderExcluirblog bem dinamico, vou recomendar para a escola infantil zona norte sp, bacana
ResponderExcluirqueremos aplicar um projeto assim no berçário Zona Norte SP para nossos aluninhos, amei
ResponderExcluirParabens
ResponderExcluirtrabalho rico e espetacular
Adoreiii
Plano de aula maravilhoso ❤❤
ResponderExcluirMuito rico em detalhes ,adorei seu planejamento.Parabens
ResponderExcluirExcelente conteúdo para enviar à escola zona norte sp, sempre me ajudam com os posts, OBRIGADA por compartilhar os conteúdos por aqui, gostamos bastante do conteúdo
ResponderExcluirÓtima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp , gostei muito, ótimo
ResponderExcluirYou made a number of nice points there. I did a hunt on the theme and found mainly persons can believe your blog. 검증사이트
ResponderExcluir