PLANO DE AULA ADAPTAÇÃO - FAZENDINHA
SÉRIE:
JARDIM II A
PLANEJAMENTO
SEMANAL
29/01/2018 A 02/02/2018
Tema
-Conhecendo amigos e o ambiente
escolar;
-Fazendinha.
Objetivos
·
Reconhecer a nova sala como um espaço tranquilo e acolhedor;
·
Identificar alguns animais existentes em uma fazenda e os sons que
eles emitem;
·
Reconhecer
seu nome;
·
Identificar
e escrever a letra A e o número 1;
·
Compreender
a importância do trabalho em equipe;
·
Identificar
movimentos diversos durante brincadeiras;
·
Compreender
as regras durante as brincadeiras e jogos;
·
Compreender
a importância de sermos obedientes.
Conteúdos
Fazendo amigos,
ambiente escolar, fazendinha, lateralidade, respeito, alfabeto, numerais, letra
A, número 1, sons de alguns animais, cores, disciplina, músicas, histórias,
desenho espontâneo, coordenação motora, brinquedos e brincadeiras, oralidade,
nome próprio, brincadeiras com regras.
Recursos
Crachá,
pen drive, som, folhas de papel, lápis de cor, cartolina, pincel, cola, prato
de isopor, bola pequena, livro literário, palitos de picolé, caixa de papelão, tesoura,
balões, brinquedos, jogos, massinha.
SEGUNDA-FEIRA (29/01/18)
Acolhida
No
pátio com música e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras
em círculo e cantar a música: Quem é que veio hoje, quem é, quem é, quem é. Diga
o nome animado, faça um gesto bem bonito, bata palma e bate o pé.
Atividades
de rotina
Convidar as crianças
para fazermos a leitura do alfabeto e dos numerais que estão expostos na sala
de aula. Depois iremos observar o tempo e marcar o dia no calendário,
enfatizando o dia da semana e o ano. Após, cada criança pegará seu crachá e
serão escolhidos os ajudantes do dia. Começar a traçar, junto com as crianças
os combinados da escola e da sala.
Roda de conversa
Iremos cantar a música:
Sítio do Vovô do Patati Patatá, em seguida, vamos conversar sobre os animais que eles conhecem e
que fazem parte de um sítio. Iremos também falar sobre as cores de cada animal
e os sons que eles emitem.
Atividade
dirigida
Cada
criança fará um desenho de um animal que faz parte da fazendinha, logo após
irão recortar para confeccionarmos um cartaz.
Momento para ir ao banheiro com
orientação da professora
Lanche/recreio
Relaxamento
Faremos
alguns exercícios trabalhando a respiração.
Jogos
Jogos de
engenheiros.
TERÇA-FEIRA (30/01/18)
Acolhida
Acolhida
no pátio com música e oração. Em seguida, as crianças serão recebidas na sala com
boas vindas. Posteriormente, serão convidadas a cantar as músicas com gestos: Barulhinhos
dos animais e Sítio do vovô.
Atividade
de rotina
.
Roda de conversa
Iremos
conversar sobre as letras do alfabeto e alguns numerais, após vou deixar as
crianças falarem sobre o que já conhecem, em seguida, iremos falar sobre a
letra A, e relacionar essa letra com o nome de alguns animais, dentre eles a
abelha
Convidar
as crianças para sentarmos no chão para ouvirem a história
Abelhinha Curiosa
http://pastoradulcidokids.blogspot.com.br/2011/08/aelhinha-curiosa.html
Atividade dirigida
Atividade em
folha da letra A – pintar a letra A com tinta vermelha.
http://atividadeseducativas.iju.com.br/atividades-educativas-com-a-letra-a/
Momento para ir ao banheiro com
orientação da professora
Lanche/recreio
Atividades de psicomotricidade
Vamos percorrer
o mesmo caminho da abelha usando nosso tapete de labirinto.
Jogos
Massinha de
modelar. Modelaremos a letra A
QUARTA-FEIRA (31/01/18)
Acolhida
Acolhida
no pátio com música e oração. Em seguida, as crianças serão recebidas na sala
de aula com boas vindas. Após, iremos organizar as mesas e cadeiras. Posteriormente,
serão convidadas a cantar as músicas com gestos: Quem é que veio hoje e Sítio
do vovô.
Atividade
de rotina
Roda de conversa
Leitura
da história - A Galinha Ruiva, relacionando-a com o tema da sala - A
Fazendinha. Logo após, iremos conversar sobre os outros animais que fazem parte
da fazendinha e sobre a importância de ajudarmos os outros e do trabalho em
equipe.
A Galinha Ruiva
Era
uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda.
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto ...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado. http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22
Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar!
Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo.
Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé?
Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho?
Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo?
Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
- Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
- Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não.
Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto ...
Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?
Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado. http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=22
Atividade dirigida
Atividade em folha de
carimbar a mão com tinta vermelha e completar a galinha ruiva.
Momento para ir ao banheiro com
orientação da professora
Lanche/recreio
Psicomotricidade
Andar na
corda representando a letra A.
Jogos
Pecinhas de
encaixe.
QUINTA-FEIRA (01/02/18)
Acolhida
Acolhida
no pátio com música e oração. Em seguida, as crianças serão recebidas na sala
de aula com boas vindas. Após, iremos organizar as mesas e cadeiras. Posteriormente,
serão convidadas a cantar as músicas com gestos: Quem é que veio hoje e Sítio
do vovô.
Atividade
de rotina
Roda de conversa
Vamos
relembrar a história - A Galinha Ruiva, em seguida, vou perguntar para as
crianças: Para quantos animais a galinha pediu ajuda? Quantos quiseram
ajuda-la? Quem comeu o delicioso bolo? Vou deixar as crianças livres para se
expressarem em relação ao que aprenderam.
Atividade dirigida
Atividade em folha
sobre o número 1.
Momento
para ir ao banheiro com orientação da professora
Lanche/recreio
Leitura por prazer –
NA FAZENDA
DO VOVÔ
http://www.mineiapacheco.com.br/2013/10/na-fazenda-do-vovo.html
Alongamentos e Psicomotricidade
Bola na
caçapa.
Fazer um círculo
pequeno em um prato de isopor e deixar cada criança manusear uma bola dentro do
prato com o intuito de deixá-la passar pelo buraco e cair em uma caixa de
papelão que estará no chão, trabalhando assim a coordenação motora,
concentração e atenção.
Jogos
Alfabeto
móvel para fazerem o nome.
SEXTA-FEIRA (02/02/18)
Acolhida
Acolhida
no pátio com música e oração. Em seguida, as crianças serão recebidas na sala
de aula com boas vindas. Após, iremos organizar as mesas e cadeiras. Posteriormente,
serão convidadas a cantar as músicas com gestos: Quem é que veio hoje e Sítio
do vovô.
Atividade
de rotina
Roda de conversa
Vamos
conversar sobre a semana, o que mais gostaram e relembrar a história- A Galinha
Ruiva. Em seguida, iremos escrever no
quadro algumas palavras da história que contem a letra A e circular essa letra.
Atividade dirigida
Cada criança irá pintar
e recortar uma abelha para confeccionarem
palitoches para trabalharmos a letra A e o número 1.
Momento
para ir ao banheiro com orientação da professora
Lanche/recreio
Relaxamento
Faremos
alguns exercícios trabalhando a respiração e ouvindo algumas músicas bem calmas.
Psicomotricidade
Dança das
cadeiras
Jogos
Brinquedos de casa.
FESTA DA LETRA A
Faremos a
festa da letra A. Cada criança receberá um balão vermelho com a escrita da letra A e
poderão brincar para comemorar a aprendizagem dessa letra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário