EDUCAÇÃO INFANTIL
Jardim II
Tema da Semana: Meio
Ambiente e Festa Junina
Objetivos
- Compreender o
que é meio ambiente e a importância de preservá-lo;
- Refletir a
respeito de atitudes de preservação do meio ambiente;
- Conhecer a
história da festa junina;
- Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
- Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
- Identificar as letras do alfabeto;
- Apreciar músicas e poemas;
- Realizar contagens em diferentes situações;
- Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
- Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
- Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos; Interessar-se por pesquisas de diferentes assuntos.
Conteúdos
Meio
ambiente, festa junina, reciclagem, coletores seletivos, dança e ritmo, recorte
e colagem, música, poema, filme, leitura, história teatral, texto informativo,
fábula, curiosidades, escrita e desenho, alfabeto, contagem, números,
calendário, cores, cantigas de roda, painel, reconto, pesquisas, arte a partir
de diferentes materiais, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta,
psicomotricidade, alongamento, atividades de rotina.
Projetos
·
Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·
Educação começa com respeito
·
Momento cívico – Eu Amo meu Brasil
·
Psicomotricidade coletiva
·
Plantando valores
·
Sacola literária
·
Ler por prazer
·
Projeto
futuros pesquisadores
Recursos
Ficha
nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho,
lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, cola, tesoura, corda,
balão, sementes, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro
literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola
literária.
Rotina Diária
13h00 a 13hs10 min
_ Acolhida
coletiva no pátio
13h10min a 13hs
30min– Organização
da sala e acolhida com músicas
13hs 30min a 14h – Leitura Incidental
(calendário, janelinha do tempo, Quantos
somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30 a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na
área externa
16h50min a
17h10min –
Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída
Atividade de rotina para todos os dias
§ Chamadinha:
mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§ Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da
máquina de calcular.
§ Calendário:
marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§ Janelinha
do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§ Alfabeto:
fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§ Números:
contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§ Fazer
a leitura dos combinados e palavras mágicas.
Ensaio – quadrilha todos os dias
SEGUNDA-FEIRA
05/06/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO
MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro,
perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar as músicas
com gestos:
Jogue
o lixo no lixo
Sai
Preguiça
PROJETO FUTUROS PESQUISADORES
Após a acolhida iremos dar
oportunidade para que as crianças, que ficaram encarregadas da pesquisa sobre
RECICLAGEM, possam explicar o que descobriram.
Atividade de rotina
Devocional no pátio: Plantando
Valores – O Pescador – Bia Bedran
Roda de conversa
Crianças,
vocês gostaram do teatro: O Pescador, o Anel e o Rei? O que vocês entenderam
dessa história? Crianças o rei mandou jogar o anel no mar e o que aconteceu?
Isso mesmo o peixe engoliu, isso acontece sempre os animais marinhos infelizmente
confundem lixo com alimentos e muitos acabam morrendo.
Atividade dirigida
Escrita
e desenho espontâneo sobre a história do Pescador no caderno de desenho
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Atividade psicomotora
Cantigas
de roda diversas
Jogos de mesa – Massinha
de modelar.
TERÇA-FEIRA
06/06/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. Em seguida ao
chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue
o lixo no lixo
Sai
Preguiça
Atividade de rotina
Roda de conversa
Dia do Meio Ambiente
Vamos
salvar o planeta!
Assim como outras importantes datas, o meio ambiente também tem seu dia especial,
que é comemorado no dia 5 de junho. Esta data foi estabelecida pela ONU
(Organização das Nações Unidas), em 15 de dezembro de 1972, devido à
Conferência de Estocolmo, na Suécia, marcando assim um encontro importante
entre vários países na busca da defesa do meio ambiente.
Todos devem unir-se pela preservação do meio ambiente
Todos devem unir-se pela preservação do meio ambiente
No Brasil, a partir de
1974, foi iniciado um trabalho específico de preservação do meio ambiente,
através da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, com o objetivo de
conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a
degradação da natureza. Porém, não é o que temos visto hoje em dia. Em razão da
modernidade, da praticidade da vida, o lixo tem aumentado e levado a natureza
ao caos da poluição e da destruição.
O uso de
materiais plásticos, vidros, latas, papéis e papelões, têm poluído mares, rios,
florestas, causando a morte de várias espécies animais, pois estes os confundem
com alimentos e morrem sufocados.
O grande número de veículos circulando pelas
cidades, as indústrias e as queimadas causam o aumento da poluição da
atmosfera, do ar que respiramos, destruindo a camada protetora da Terra, a
camada de ozônio. Os sprays e os produtos de limpeza também destroem essa
camada, pois contém substâncias químicas, como clorofluorcarbono (CFC), que
fazem mal à natureza, pois se decompõem somente nas camadas mais elevadas,
perfuram a camada de ozônio e causam a elevação da temperatura da Terra.
A
poluição gera inúmeras consequências ambientais
É importante que as pessoas tenham consciência dos males
da destruição da natureza e criem hábitos que ajudem na preservação do meio
ambiente, pois com pequenas atitudes teremos grandes conquistas.Dentre essas
atitudes estão as de não jogar lixos pelas ruas, como papéis de balas e
chicletes, latas e garrafas; evitar o uso dos descartáveis, como plásticos,
latas e vidros, já que não temos quantidades necessárias de indústrias que
fazem a reciclagem dos mesmos; evitar o uso das sacolas plásticas em lojas e
supermercados, pois esses têm contribuído muito com a poluição do nosso
planeta.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Atividade
dirigida
Montar
um cartaz com seletores de lixo nas cores corretas e depois colar em cima delas
figuras correspondentes.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer – livro escolhido
pelas crianças no varal de leitura
Atividade psicomotora
Pular
corda
Jogos de mesa – Jogos
de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.
QUARTA-FEIRA
07/06/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue o lixo no lixo
Sai
Preguiça
Atividade de rotina
Roda de conversa
CURIOSIDADES
VOCÊ
SABIA QUE •••
1-
Se o mundo reciclasse metade do papel que consome 40 mil quilômetros
quadrados de terreno seriam desocupados e liberados para agricultura?
2-
O Brasil só recicla um terço do papel que consome?
3-
Uma tonelada de papel reciclado economiza dois metros cúbicos de madeira?
.4- No mundo todo são produzidos mais de 100 milhões por mês de embalagens do tipo “longa vida”?
.4- No mundo todo são produzidos mais de 100 milhões por mês de embalagens do tipo “longa vida”?
5-
A reciclagem do papel consome menos energia e água do que usa para fazer papel
a partir da madeira?
6-
O Brasil já produz mais de 700 milhões de latas de alumínio por ano?
–
7
– Ao jogar fora uma lata de alumínio, você desperdiça a mesma energia que
existe em um litro de gasolina?
8-
Reciclando uma lata de alumínio, você economiza energia para ligar um televisor
durante três horas?
9-
Reciclar uma tonelada de cacos de vidro economiza 80 quilogramas de
petróleo?
petróleo?
10-
O vidro é um material que pode ser reciclado muitas e muitas vezes sem limite?
11-
Um litro de óleo lubrificante polui cerca de 1 milhão de litros de água?
12
– O óleo lubrificante usado pode ser novamente refinado?
13- O Brasil consome mais de 400 milhões por mês de copinhos plásticos para café.
13- O Brasil consome mais de 400 milhões por mês de copinhos plásticos para café.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir
todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua
autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.
Jogos de mesa – alinhavo
QUINTA-FEIRA
08/06/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue
o lixo no lixo
Sai
Preguiça
Atividade
de rotina
Cineminha
Sitio do Pica Pau
Amarelo – festa junina
Roda de conversa
Iniciaremos
nossa roda quando voltarmos para sala, retomando o assunto do filme sobre festa
junina, falaremos também sobre o lixo produzido nos dias de festa. Faremos
então um combinado para não jogarmos lixo no chão no dia da nossa festa junina.
Atividade dirigida
Atividade
em folha
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer –
Atividade psicomotora:
Ao
som da música Cai, cai balão, iremos encher balões e depois jogar e não
deixá-los cair
Música: Cai Cai Balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !
Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !
Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !
Jogos de mesa –
Cai não cai
Obs: Enviar a sacola literária.
SEXTA-FEIRA
09/06/2017
Acolhida
Ao
chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida
ao chegar na sala, organizar as carteiras,
escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa
rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Jogue
o lixo no lixo
Sai
Preguiça
Atividade de rotina
Roda de conversa
Faremos
nossa conversa após ler o seguinte texto
Festa
Junina
Você
sabe a origem da festa junina?
Atividade dirigida
Dia
de arte com diferentes materiais que as crianças irão trazer de casa. Vamos dar
preferência ao uso de material reciclado para compor nossa arte. As crianças
usaram sua criatividade não sendo estimuladas a seguir nenhum modelo.
Lanche/recreio – lanche
da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um
piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)
Leitura por prazer –
A Fábula do Beija-Flor (Explicar o conceito de
fábula (é uma composição literária em que os personagens são
animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes,
etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um
ensinamento moral de caráter instrutivo.)
Fábula do Beija-Flor
Era uma
vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da
floresta. Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água
de um lago e atirava-as para o fogo. A águia, intrigada, perguntou:
– “Ô bichinho, achas que vais apagar o
incêndio sozinho com estas gotas?”
–
“Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor, “mas estou a fazer a minha
parte”.
Envergonhada, a águia chamou os outros pássaros e,
juntos, todos entraram na luta contra o incêndio.
Vendo isto, os elefantes venceram seu medo e,
enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram
cascas de nozes para carregar água. No fim, todos os animais, cada um de seu
jeito, acharam maneiras de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a
se debilitar quando, de repente, Deus, admirando a bravura destes bichinhos e
comovido, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os
animais, já tão cansados, mas felizes…
Que possamos todos nós ter a coragem de fazer a
nossa parte e a solidariedade de trabalhar juntos – na fé de estarmos abertos
para as bençãos do Sagrado…
Wangari Maathai (Prêmio Nobel da Paz de 2004!)
Brincadeira dirigida de
psicomotricidade com todos da Educação Infantil
Jogo
Pés, Mãos e Dedos e Passar pelo túnel (no ambiente 2: frente da cozinha)
Coreografia das Músicas: Duelo de Mágicos, Som da Liberdade, Pequenas Alegrias,
entre outras à escolha das crianças (no ambiente 1: pátio)
Jogos de mesa - Brinquedos
de casa.
Levar para casa o balde de
brinquedos
Nenhum comentário:
Postar um comentário