Psicopedagogia Institucional
Stephânia Silveira
DESAFIO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado mostra como se processa
a aprendizagem da linguagem, escrita, leitura e pensamento lógico matemático,
revelando as importantes relações que existem entre esses processos que tem
início antes dos primeiros anos de escolarização.
Foi citado neste trabalho a contribuição
teórica do construtivismo, dando maior relevância às suas pesquisas sobre
letramento e as fases de desenvolvimento das crianças, a fim, de aplicar melhor
os conteúdos específicos para cada faixa etária.
Assim, ao entender como se desenvolve o
pensamento da criança, o trabalho pedagógico pode se tornar mais simples, tanto
para o professor quanto para o aluno.
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA
LINGUAGEM, LEITURA, ESCRITA E LÓGICA MATEMÁTICA
Há
muito tempo que se discute como se desenvolve a aprendizagem nos sujeitos.
Desde Comenius, pensador do século VII, um dos primeiros a citar que se deve
respeitar o desenvolvimento das crianças, até mais recentes pesquisas
referentes à educação, dando maior importância aqui às teorias construtivistas,
que se tenta mudar os rumo0s da educação.
Comenius,
embora seja um pensador de alguns séculos atrás, tem uma visão de educação que
se mostra ainda bem aplicada nos dias atuais, reconhecendo a relevância do
professor a entender que cada aluno precisa de um tempo para sua efetiva
aprendizagem e que esse tempo deve ser suficiente para que o assunto seja
compreendido inteiramente.
Trazendo
o pensamento de Comenius à atualidade, deve-se lembrar o quanto é extenso o
currículo escolar e como é cobrado que todo o conteúdo seja aplicado até o
final do ano. Assim, deixa a todos a pergunta: se todos os alunos são capazes
de aprender todas as matérias aplicadas durante o ano?
Claramente,
percebe-se que não. A maioria dos alunos não consegue compreender todos os
conteúdos repassados pelo professor, o que pode comprometer sua aprendizagem e
desenvolvimento em outros anos seguintes, pois cada passo mal entendido pode
deixar o aluno mais perdido ao ver conteúdos novos.
Isso
acontece muito no ciclo de alfabetização, alunos que não tem acompanhamento
mais de perto para solucionar suas dúvidas, levará essas por o processo de
escolarização, já que os conteúdos seguem uma sequência e não voltam atrás.
Com
esses apontamentos volta-se à questão fundamental desse trabalho que é entender
como se dá o processo de aprendizagem da linguagem, leitura, escrita e lógica
matemática, lembrando que essas aprendizagens caminham juntas desde os
primeiros passos escolares.
A
linguagem é essencial para o bom desenvolvimento da criança, ela reflete o que
o pensamento quer expressar, assim este é parte da linguagem e a linguagem é
parte do pensamento, sendo que este comanda todo o processo de linguagem no ser
humano.
A
criança, ao desenvolver a linguagem, desenvolve sua consciência e representa
sua realidade. A partir daí apreende conhecimentos e ainda contribui na
construção de novos conhecimentos, pois além de apropriar de significados, atribui
os seus próprios sobre o mundo que está á sua volta.
A
linguagem oral é específica do ser humano e é possível através do convívio com
pessoas falantes, sendo herdada de forma biológica. Já a linguagem escrita
precisa ser ensinada de forma mais sistematizada, de preferência na escola,
pois esta é herdada culturalmente, por meio de registros aperfeiçoados ao longo
da história.
Para
começa a escrever a criança precisa entender que cada letra ou conjunto0 de
letras representam sons diferentes, para então, juntar esses conjuntos de sons
e formar palavras, frases e textos. Se a criança não compreende essa
representação dos sons, ela apenas escreve mecanicamente e ainda não lê. Por
isso, a importância que se deve dar ao método de ensino da escrita e à etapa de
desenvolvimento em que se encontra a criança para que ela seja capaz de
entender a relação entre som e letra.
Juntamente
com esse processo de aprendizagem da leitura e da escrita, o ensino deve dar
mesma atenção ao letramento, o que a criança entende quando lê e escreve. Não é
possível um ensino completo em alfabetização, se o letramento fica em segundo
plano. O conteúdo a ser apreendido deve ter relação direta à realidade dos
alunos, para que esses, além de se interessarem mais pelo assunto, possam compreender
melhor o que se lê e escreve, podendo assim aprender de forma mais
contextualizada e consequentemente mais prazerosa.
O
construtivismo pode auxiliar o professor a trabalhar a alfabetização combinada
com o letramento, pois coloca o aluno em constante relação com o meio, por isso
os textos introduzidos em sala de aula precisam garantir a atribuição de
significados pelos alunos.
Embora
o construtivismo seja mal interpretado pela maioria dos educadores, ao
deduzirem que ele é um método e por si só basta para haver ensino e
aprendizagem, fica evidente que não é bem assim, pois o ensino da leitura e da
escrita precisa levar em conta as técnicas silábicas na representação dos sons
das letras como um dos primeiros passos para a alfabetização.
Em
se tratando do pensamento lógico matemático, o qual se desenvolve
sistematicamente na alfabetização, onde os primeiros conceitos estão inseridos,
tem-se uma grande relação com a linguagem ao ser usada na argumentação e
demonstração de conhecimentos matemáticos. O processo de leitura e escrita de
letras, palavras ajudam a incorporar melhor a escrita e a leitura de números,
que devem vir relacionados à sua quantidade, para que os alunos percebam que os
números representam certa quantidade e não apenas decorar a sequência correta,
como se estivesse recitando os números.
Antes
mesmo da criança conhecer os números de maneira formal na escola, elam em
outras situações do seu cotidiano, já tem um conhecimento mesmo que superficial
da matemática. Adultos em sua volta usam esse sistema em coisas simples do seu
dia a dia. Um exemplo muito comum, que acontece em casa é colocar a quantidade
de pratos na mesa de acordo com o número de pessoas que vão se sentar para
comer. Por isso, coisas simples podem tornar a aula de matemática mais próxima
da realidade da criança.
Do
mesmo modo que na aprendizagem da leitura e da escrita, o conceito de número
deve ser apresentado de forma que considere a fase de desenvolvimento em que a
criança se encontra, não extrapolando a sequência dos conteúdos, pois seria um
trabalho árduo para uma criança abaixo de 5 ou 6 anos de idade, compreender a
conservação de quantidades.
Tudo
isso mostra o quanto é relevante ao educador estar atento às teorias de
aprendizagem e desenvolvimento para que realize um trabalho que não seja
cansativo para a criança e muito menos para ele mesmo, pois se o aluno já tem
capacidade cognitiva para entender tal assunto, este ficará bem mais simples de
ser ensinado e aprendido.
CONCLUSÃO
Ao
concluir este trabalho percebe-se que a aprendizagem infantil se processa na
medida em que a criança atinge estádio de desenvolvimento mais avançados,
tornando mais fácil o entendimento de conteúdos mais complexos.
Conclui-se
também que os processos de aprendizagem na alfabetização envolvem um conjunto
de conhecimentos (linguagem, leitura, escrita e lógica matemática) que se
relacionam entre si, tornando essenciais para atingir a alfabetização e, ainda
com conteúdos contextualizados à realidade infantil, o letramento.
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