quinta-feira, 25 de maio de 2017

PLANO DE AULA MORADIA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema Gerador: Respeito

JARDIM II - EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema da Semana: Moradia

Objetivos
Reconhecer o habitat dos animais;
Compreender a importância da moradia
Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
 Identificar figuras geométricas;
·      Desenvolver a oralidade por meio do reconto, das rodas de conversa, faz de conta e leitura de imagens dos livros;
·         Desenvolver o hábito de ouvir e ler histórias;
·         Identificar as letras do alfabeto;
·         Apreciar músicas e poemas;
·         Realizar contagens em diferentes situações;
·         Aprimorar os movimentos do corpo, a noção do espaço, lateralidade e a coordenação motora;
·         Participar de momentos de brincadeiras em grupo e individual;
·        Trabalhar afetividade, respeito, cuidados com algo que se caracteriza como patrimônio de todos; Interessar-se por pesquisas de diferentes assuntos.

Conteúdos
Moradia, tipo de moradia, o habitat dos animais, dança e ritmo, recorte e colagem, rimas, música, poema, filme, leitura, história teatral, texto informativo, escrita e desenho, alfabeto, contagem, números, calendário, painel, reconto, pesquisas, arte a partir de diferentes materiais, jogos, brincadeiras, cantinhos, faz de conta, psicomotricidade, atividades de rotina.

Projetos
·         Projeto Levando Alegria: balde de brinquedos
·         Educação começa com respeito
·         Momento cívico – Eu Amo meu Brasil
·         Psicomotricidade coletiva
·         Plantando valores
·         Sacola literária
·         Ler por prazer
·         Projeto futuros pesquisadores

Recursos
Ficha nominal, pen drive, som, música, vídeo, folhas de papel, caderno de desenho, lápis de cor, cartolina, quadro negro, alfabeto móvel, lençol, cola, tesoura, castelo de caixa de papelão, coroa de Rei, cadeiras, palitos de picolé, fantasias, balde de brinquedos, toalha de mesa, livro literário, brinquedos, jogos, massinha de modelar, pecinhas de montar, sacola literária.

 Rotina Diária

13h00  a   13hs10 min  _ Acolhida coletiva no pátio
13h10min  a 13hs 30min– Organização da sala e acolhida com músicas
13hs 30min  a 14h – Leitura Incidental (calendário, janelinha do tempo,  Quantos somos, combinados, palavras mágicas, alfabeto, numeral, chamada.)
14h a 15h – Hora da Atividade escrita ou concreta
15h a 15h30 min– Lanche
15h30  a 15h45min – Recreio
15h45min a 16h– Cantinhos: brinquedo/fantasia/musical/psicomotricidade
16h a 16h20min– Hora da História, cantinho da leitura
16h20min a 16h50min - Atividades de psicomotricidade na área externa
16h50min  a 17h10min – Jogos pedagógicos ou massinha
17h10min – Iniciar a saída

Atividade de rotina para todos os dias
§       Chamadinha: mostrar o nome da criança na ficha e ir colocando na chamada.
§       Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes com o uso da máquina de calcular.
§       Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§       Janelinha do tempo: observação do tempo e mudar no painel.
§       Alfabeto: fazer a leitura do alfabeto, cantando.
§       Números: contar os números em ordem e depois de trás para frente.
§       Fazer a leitura dos combinados e palavras mágicas.

Ensaio – quadrilha todos os dias
SEGUNDA-FEIRA 29/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com o Hino Nacional (PROJETO MOMENTO CÍVICO) e oração. Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
                                      
Fui Morar Numa Casinha
Eliana
Fui morar numa casinha nhá nhá
Infestada da da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá uma lagartixa xá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Hum Hum

Fui morar numa casinha nhá nhá
Enfeitada da da de florzinha nha nha
Saiu de lá lá lá uma princesinha nhá nhá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Smack Smack

Fui morar numa casinha nhá nhá
Infestada da da de morceguinho nho nho
Saiu de lá lá lá uma bruxinha nhá nhá
Olhou pra mim olhou pra mim e fez assim
Ha Ha Ha




PROJETO FUTUROS PESQUISADORES
Após a acolhida iremos dar oportunidade para que as crianças, que ficaram encarregadas da pesquisa sobre OS TIPOS DE MORADIA, possam explicar o que descobriram.

Atividade de rotina

Devocional no pátio: Plantando Valores – Os três porquinhos

 Roda de conversa
Ao retornarmos a sala, fazer uma roda e falar sobre o tema da semana: Moradia. Ver algumas imagens, falar sobre a importância de fazer as coisas bem feitas por meio de um trabalho honesto, seja nas atividades da escola, como em qualquer outro lugar.
                              
http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/                               

Atividade dirigida
Escrita e desenho espontâneo da palavra casa no caderno de desenho

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Atividade psicomotora
Dança das cadeiras com músicas trabalhadas neste semestre.

Jogos de mesa – Massinha de modelar.

TERÇA-FEIRA 30/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
Fui Morar Numa Casinha - Eliana

Atividade de rotina

Roda de conversa
Na nossa rodinha de hoje iremos viajar para o mundo imaginário e entrar num castelo mágico onde só viviam letras e que as consoantes, depois de participarem de uma festa, onde fizeram muita bagunça, só poderiam sair novamente se estiverem com uma vogal, as letras que não aprontaram. Para isso vamos ler a história “O REINO DO ALFABETO”. Vou dar exemplos com palavras que usam sílabas simples. Após falaremos sobre moradia – os castelos: será que são apenas dos contos de fadas? Existem pessoas que moram em castelos?

Atividade dirigida
Escrita espontânea de palavras usando consoante/vogal, consoante/vogal, formando palavras com duas sílabas e quatro letras.

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.
Leitura por prazer – livro escolhido pelas crianças no varal de leitura

Atividade psicomotora
Pular corda

Jogos de mesa – Jogos de engenheiros
Obs: Enviar a sacola literária.

QUARTA-FEIRA 31/05/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
  Fui Morar Numa Casinha - Eliana

Atividade de rotina

Roda de conversa
Em roda leremos um texto informativo sobre a casa do caracol. Antes de iniciar a leitura indagar sobre o texto e deixar que falem sobre a casa do caracol. Após a leitura oportunizar alguns questionamentos.
http://www.viveraciencia.org/index/files/bichos_jan%20pais%20e%20filhos.PDF

Atividade dirigida
Ler um pequeno texto: Juju, o caramujo e realizar a atividade do caracol com cordão. Quando estiver lendo o texto explorar as rimas que estão presentes e, escrever o texto no quadro para formar novas rimas.
                          http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

“Cantinhos”
Cantinho da psicomotricidade
Cantinho da fantasia
Cantinho dos brinquedos
Cantinho musical
Cantinho da leitura
Cantinho da escrita
Reunir todos os cantinhos e distribuí-los na sala para que a criança desenvolva sua autonomia, podendo escolher qual cantinho quer estar naquele momento.

Jogos de mesa – alinhavo

QUINTA-FEIRA 01/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos: Fui Morar Numa Casinha - Eliana
 Atividade de rotina

Roda de conversa
Iniciaremos nossa roda lendo o texto abaixo, após iremos dar nome às casas mencionadas.
CASA
  
CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS.
MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO?
POR EXEMPLO, TEM GENTE QUE MORA EM EDIFÍCIO.
MAS TEM GENTE QUE MORA EM CASA DE VERDADE.
AÍ, A CASA PODE SER DE UM MONTE DE TIPOS.
PODE SER UMA CASA DE BARRO, DE ALVENARIA...
PODE SER UMA CASA PRÉ-FABRICADA, OU UMA CASA DE PAU A PIQUE.
QUEM SABE ATÉ UMA CASA DE MADEIRA, OU DE PEDRA, OU DE PALHA, TIPO CHOUPANA.
TAMBÉM TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA.
SERÁ POR QUÊ?
E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS BEM PEQUENOS.
EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES.
E A OCA DO ÍNDIO, O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS.
TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES, E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS...
TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...
TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO.
DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE.
E TAMBÉM EXISTE A CASA DE FINAL DE SEMANA: PODE SER A CASA DE PRAIA, OU A CASA DA MONTANHA, OU O SÍTIO.
TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO.
TEM GENTE QUE LEVA A CASA NAS COSTAS.
TEM GENTE QUE MORA EM BARCO. E AÍ, ELE FICA SENDO A CASA-BARCO.
TEM A CASA DE DENTRO DA GENTE.
TEM A CASA ONDE MORAM AS PALAVRAS E AS HISTÓRIAS.
TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA.
TEM OS COM-CASA E OS SEM-CASA, OS COM-TERRA E OS SEM-TERRA...
TEM GENTE QUE NÃO TEM CASA E MORA NA RUA.
AÍ, A RUA FICA SENDO A SUA CASA.
TUDO ISSO SEM CONTAR AS CASAS DOS BICHOS: DO JOÃO-DE-BARRO, DO CARAMUJO, O CASULO DA BORBOLETA, O BURACO DA MINHOCA, DO TATU E TANTOS OUTROS!
E A SUA CASA COMO É?
   
Ref.: RAMOS, Anna Cláudia; RAMOS, Ana Raquel. Casa. 6.ed. São Paulo: Formato, 2000
http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/

Atividade dirigida
Atividade em folha de levar o caracol no labirinto de letras, seguindo as letras A-E-I-O-U. As letras obedientes da história “O Reino do Alfabeto”.

http://sabidinhosdaioio.blogspot.com.br/2011/09/

Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula.

Leitura por prazer –
Livro O mágico de Oz – clássicos divertidos – Nana Toledo

Atividade psicomotora:


Pano encantado – Lu Chamusca e crianças
https://www.youtube.com/watch?v=H7IUS4BkOYI


O PANO ENCANTADO”(Lu Chamusca)
Era uma vez um pedaço
De pano, de pano, de pano
Um pano feliz encantado
Que fazia o que eu ia mandando (Bis)
 ORDEM 1:
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um BARCO bem bonito
Você pode fazer
Um barco, um barco
Você pode fazer
Um barco, um barco
pra remar eu quero ver
 ORDEM 2
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma PONTE bem comprida
Você pode fazer
Uma ponte, uma ponte (bis)
Pra passar eu quero ver
 ORDEM 3
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma CASA cheia de gente
Você pode fazer
Uma casa, uma casa
Cheia de gente eu quero ver
 ORDEM 4
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma FLOR que abre e fecha
Você pode fazer
Uma flor que abre
Que fecha eu quero ver (bis)
 ORDEM 5
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um CAVALO bem grandão
Você pode fazer
Toc, toc um cavalo
Bem grandão eu quero ver (bis)
  ORDEM 6
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se um TRIO ELÉTRICO
Você sabe fazer
Um trio, um trio
Pra dançar eu quero ver (bis)
 ORDEM 7
Seu pano encantado
Agora eu quero ver
Se uma CAMA bem gostosa
Você sabe fazer
Uma cama, uma cama
Pra dormir eu quero ver
Uma cama bem gostosa
Você sabe fazer
Era uma vez um pedaço...



Jogos de mesa –
Cai não cai
Obs: Enviar a sacola literária.

SEXTA-FEIRA 02/06/2017
Acolhida
Ao chegar as crianças serão acolhidas no pátio com música e oração. . Em seguida ao chegar na sala, organizar as carteiras,  escrever a rotina do dia no quadro, perguntando a sequência da nossa rotina, fazer alongamentos e cantar a música com gestos:
A casa dos três porquinhos

Atividade de rotina

Roda de conversa


        Ler o texto: Casinha de Bichos, em seguida falar sobre o habitat dos animais, deixar que as crianças falem sobre o que já conhecem. Depois questionarei onde moram os três porquinhos da história e os porcos que vivem em fazendas e nas florestas.

CASINHAS DE BICHOS
VEJAM SÓ COMO OS BICHOS/ VÃO ENSINANDO A GENTE:
PRA TER CASA BONITA,/ BASTA QUE SE INVENTE!

CADA UM DÁ UM JEITINHO/ DE TER SUA MORADA.
CADA UM TEM UMA IDEIA/ MAIS OU MENOS BOLADA.

REPARE SÓ COMO FAZ/ O ESPERTO PASSARINHO,
QUE CATA PALHA POR PALHA/ PARA FAZER O SEU NINHO.

A ARANHA NÃO SE ACANHA./COM SEU NOVELO DE LINHA,
TRANÇA ONDE QUER SUA TEIA,/ ESCOLHE QUEM QUER POR VIZINHA.

O MACACO, MALANDRINHO,/ NÃO QUER SABER DE TRABALHO.
ESCOLHE UMA BOA ÁRVORE/ E LOGO SE AJEITA NUM GALHO.

O GRILO MORA NA FOLHA/ E EU PENSO CÁ COMIGO:
DEVE SER O ÚNICO BICHO/ QUE COME O PRÓPRIO ABRIGO.

LEVANDO MASSA NO BICO,/TRABALHANDO O DIA INTEIRO,
JOÃO-DE-BARRO FAZ CASA/ COMO SE FOSSE PEDREIRO.

O CARACOL TEVE SORTE./ NÃO GASTOU TEMPO E DINHEIRO.
NASCEU COM A CASA NAS COSTAS/ E MORA NO MUNDO INTEIRO.

O CASTOR É ENGENHEIRO./ FAZ BARRAGEM, FAZ REPRESA.
SUA CASA TEM PISCINA./ NÃO É MESMO UMA BELEZA?

CASA É TAMBÉM PROTEÇÃO./ O TATU, QUE NÃO É BOBOCA,
SE VÊ INIMIGO POR PERTO,/ JÁ VAI CORRENDO PRA TOCA.

PRA FAZER A SUA CASA,/ A FORMIGA CAVA FUNDO.
FAZ TÚNEL PRA TODO LADO,/ PRA QUE MORE TODO MUNDO.

A CASA DO MARIMBONDO/ FICA NO ALTO, PENDURADA.
SE ALGUÉM CHEGAR BEM PERTO,/ CUIDADO, LÁ VEM FERROADA!

O SAPO CAVA UM BURACO/ E UMA CANTORIA ENTOA:
VAI CHAMANDO A NAMORADA/ PRA MORAR NA SUA LAGOA!

E ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA,/ MORAR BEM É UM DESEJO:
O PEIXE DISPUTA A TOCA/ COM O POLVO E O CARANGUEJO.

HÁ CASAS DE TODO TIPO./ HÁ CASAS DE TODO JEITO.
PRA QUEM TEM O SEU CANTINHO/ NÃO HÁ LUGAR MAIS PERFEITO.

MAS A CASA DA ABELHA/ NINGUÉM CONSEGUE IGUALAR.
COM TANTO MEL E DOÇURA,/ É UM LAR, DOCE LAR!

Atividade dirigida
Faremos um cartaz com diferentes casas pois disponibilizarei diferentes materiais para que possam construí-las da maneira que acharem melhor.



Lanche/recreio – lanche da escola no pátio e o lanche de casa na sala de aula. Faremos ainda um piquenique com os lanches trazidos de casa. (combinado para toda sexta-feira)

Leitura por prazer – Os três porquinhos

Brincadeira dirigida de psicomotricidade com todos da Educação Infantil
·         Coelhinho na toca;
·         Vamos passear na floresta;
·         Música a casa do Zé;
·         Passar pelo túnel.

Jogos de mesa - Brinquedos de casa.

Levar para casa o balde de brinquedos